Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42 AMD DA0X2MB6F0 REV:F Mosfet de Alta do VGA core entrando em curto

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos do eletrônicabr, estou com esta placa em minha bancada e ao conectar a fonte de alimentação identifiquei que não tinha os 19V após um mosfet de entrada. Analisando o esquema, identifiquei que o mosfet de alta PQ63 estava em curto, testei o mosfet de baixa PQ61 e ele está bom. Ao remover o mosfet de alta o curto da linha de 19V saiu e o led branco do DC Jack acendeu, tenho 5V e 3.3V presentes agora na placa. Ao trocar o mosfet por um bom (com a mesma referência AON 7410) e energizar a placa, o curto voltou para essa linha de 19V e o novo mosfet entrou em curto. Testei o PWM do vga core se possuía algum pino em curto mas está tudo correto. Testei o mosfet de baixa de novo e ele está bom, então peguei outro mosfet de alta na minha sucata e substitui pelo o que foi danificado. Limitei a corrente da minha fonte de bancada pra 1A e comecei em 1V, cheguei até os 19V e a placa não entrou em curto mais nessa linha, o LED branco do DC jack continuou presente, pensei "aparentemente foi solucionado",  mas removi a fonte pra virar a placa e tentar ligar, e quando coloquei a fonte de novo o curto voltou, e de novo o mosfet de alta foi danificado...

A PL13 tem 12ohms, quando injeto 1.8V nela ela consome mais de 3A, é normal? Devo desconfiar do PWM?

Editado: por Wallace Servato Bertolaccini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wallace Servato Bertolaccini disse:

Olá amigos do eletrônicabr, estou com esta placa em minha bancada e ao conectar a fonte de alimentação identifiquei que não tinha os 19V após um mosfet de entrada. Analisando o esquema, identifiquei que o mosfet de alta PQ63 estava em curto, testei o mosfet de baixa PQ61 e ele está bom. Ao remover o mosfet de alta o curto da linha de 19V saiu e o led branco do DC Jack acendeu, tenho 5V e 3.3V presentes agora na placa. Ao trocar o mosfet por um bom (com a mesma referência AON 7410) e energizar a placa, o curto voltou para essa linha de 19V e o novo mosfet entrou em curto. Testei o PWM do vga core se possuía algum pino em curto mas está tudo correto. Testei o mosfet de baixa de novo e ele está bom, então peguei outro mosfet de alta na minha sucata e substitui pelo o que foi danificado. Limitei a corrente da minha fonte de bancada pra 1A e comecei em 1V, cheguei até os 19V e a placa não entrou em curto mais nessa linha, o LED branco do DC jack continuou presente, pensei "aparentemente foi solucionado",  mas removi a fonte pra virar a placa e tentar ligar, e quando coloquei a fonte de novo o curto voltou, e de novo o mosfet de alta foi danificado...

A PL13 tem 12ohms, quando injeto 1.8V nela ela consome mais de 3A, é normal? Devo desconfiar do PWM?

Não é normal ter todo esse consumo não, ainda mais em uma placa com apenas tensões always, se fosse voçê removeria os 2 mosfet dessa linha, confere também se o gate deles não está em curto, se tiver provavelmente o ci gerador de pwm está com problema.

Por via das dúvidas se voçê tiver outro eu trocaria ele também.

Editado: por michel2m2
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel2m2 Amigo retirei o pu7, e troquei o mosfet novamente (PQ63). Vi que não estava mais em curto, como eu ainda tenho mais desse mosfet resolvi soldar o pwm novamente para ver se o mosfet entraria em curto. Ele não entrou em curto e a placa está ligando, porém não estou obtendo o +VGACORE. A placa tem 3 e 5v. Estou colocando a tensão de cada pino do PWM para saber a opinião se o pwm está queimado ou pode ser outra coisa, na minha visão o problema é ele ( so que estarei que estar pedindo um novo pois não tenho). Tensão dos pinos

1 - 0
2 - 5v
3 - 0
4 - 3.3
5 - 0 
6 - 0
7 - 0
8 - 0
9 - 5.05
10 -  0
11 - 0
12 - 0.5
13 - 5
14 - 0    
15 - 3    
16- 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um problema de bga (u24b). Sendo o DMN601K um mosfet NPN ele precisa de nível lógico alto para conduzir, e portanto, você teria 3v nos pinos 7 e 14 do pu7. GFX_CORE_CNTRL0 e GFX_CORE_CNTRL1 são liberados pelo u24. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Você tem um problema de bga (u24b). Sendo o DMN601K um mosfet NPN ele precisa de nível lógico alto para conduzir, e portanto, você teria 3v nos pinos 7 e 14 do pu7. GFX_CORE_CNTRL0 e GFX_CORE_CNTRL1 são liberados pelo u24. 

Portanto se o u24 está liberando este sinal para chavear os mosfets significa que o u24 está com problema? O normal é ele não chavear os mosfets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Wallace Servato Bertolaccini disse:

Portanto se o u24 está liberando este sinal para chavear os mosfets significa que o u24 está com problema? O normal é ele não chavear os mosfets?

Se eu remover os dois mosfets, liberando assim os 3v pro pwm, geraria o VGA_Core?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2022 às 11:01, Wallace Servato Bertolaccini disse:

Se eu remover os dois mosfets, liberando assim os 3v pro pwm, geraria o VGA_Core?

Não irá adiantar, experimenta fazer um ME nele, aquece a região dele por baixo por uns 15s a 350C° a uma distância de 4cm mais ou menos com vazão do ar no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...