Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Emachines D442-V081 - DA0ZQAMB6C0 - REV: C - Liga por tres segundos e desliga

Avalie este tópico:

citrini

Posts em destaque

Caros,

Sou um curioso e aficionado por tecnologia, e atualmente, presto assistência sem fins lucrativos à uma ONG, que tem por objetivo a re-inserção do lixo eletrônico, seja através da reconstituição ou da reciclagem, de forma a atender a parcela menos favorecida de nossa sociedade, permitindo sua inclusão digital.

Ao receber este notebook (Emachines D442-V081- DA0ZQAMB6C0 - REV: C), fui informado que, após uma tormenta, o mesmo não ligou mais;

Como não possuo formação nesta área (sou Técnico Mecânico, com graduação em Processos Gerenciais), tenho buscado conhecimento em todas as fontes possíveis, e encontrei nas postagens deste site, as informações técnicas de que tanto necessito!

Em uma primeira análise, constatei que, seja somente com a bateria, somente com o adaptador ou com ambos, ao premir a tecla power, acendem os leds de força e carga, e o cooler funciona por aproximadamente tres segundos, desligando-se em seguida, mas os leds permanecem acesos;

Na inspeção visual após a desmontagem, não notei qualquer sinal de superaquecimento ou outra anormalidade (somente a elevação de temperatura do processador e das fontes norte e sul, após o desligamento do cooler);

Solicito seu auxílio para efetuar os teste necessários, afim de que possa oferecer um diagnóstico à continuidade para reparos ou a descaracterização para reciclagem (se possível, indicar esquema elétrico).

Desde já, grato pela oportunidade de participação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@citrini, amigo, de uma olhada no esquema...https://eletronicabr.com/files/file/4716-esquema_schematic_acer-_aspire_4552_emachines_d442_-_quanta_zqa_da0zqamb6c1_5687-eletronicabrcompdf

de uma olhada nas tensões do vcore, peguei um uma vez que estava com o mesmo sintoma, que nao tinha tensão no vcore, da uma conferida no ci PU8, ele deve ser alimentado com 19v, se não tiver 19v no pu8, pode ser isso o problema.

Link para o comentário

Estou com o mesmo problema que o seu vou acompanha seu tópico, caso eu consiga primeiro que você lhe passo a solução, no meu caso:

1. Ele chegou pra mim ligando e sem dar imagem, regravei a BIOS e fiz um ME nos chipset voltou funcionar normal, 2 semanas depois ele voltou com este problema de apertat o btpower ele acendo por 3 segundos e desliga.

Link para o comentário

Caros,

Sou um curioso e aficionado por tecnologia, e atualmente, presto assistência sem fins lucrativos à uma ONG, que tem por objetivo a re-inserção do lixo eletrônico, seja através da reconstituição ou da reciclagem, de forma a atender a parcela menos favorecida de nossa sociedade, permitindo sua inclusão digital.

Ao receber este notebook (Emachines D442-V081- DA0ZQAMB6C0 - REV: C), fui informado que, após uma tormenta, o mesmo não ligou mais;

Como não possuo formação nesta área (sou Técnico Mecânico, com graduação em Processos Gerenciais), tenho buscado conhecimento em todas as fontes possíveis, e encontrei nas postagens deste site, as informações técnicas de que tanto necessito!

Em uma primeira análise, constatei que, seja somente com a bateria, somente com o adaptador ou com ambos, ao premir a tecla power, acendem os leds de força e carga, e o cooler funciona por aproximadamente tres segundos, desligando-se em seguida, mas os leds permanecem acesos;

Na inspeção visual após a desmontagem, não notei qualquer sinal de superaquecimento ou outra anormalidade (somente a elevação de temperatura do processador e das fontes norte e sul, após o desligamento do cooler);

Solicito seu auxílio para efetuar os teste necessários, afim de que possa oferecer um diagnóstico à continuidade para reparos ou a descaracterização para reciclagem (se possível, indicar esquema elétrico).

Desde já, grato pela oportunidade de participação!

Amigo resolvi o meu o que fiz eu ressoldei o super I/O voltou a liga normal e dar video

Link para o comentário

Caro NMercker,

Ao tentar efetuar o teste, notei que o led de carga do adaptador AC apagou, só tornando a acender, se removido o plug da placa e desconectada/ reconectada a flecha da tomada;

Também constatei que, anteriormente à este teste, a placa iniciava e desligava após 3 segundos, e agora, nem mesmo isso!

Imagino ter encostado em dois terminais do CI ao mesmo tempo, no momento do teste de tensão...

Se constatado que inexista a tensão de 19V nos terminais deste CI, qual seria o próximo passo?

PS: ao conectar o adaptador AC, algum componente está estalando na placa, mas não consegui identificar...

Grato pela atenção, conto com a compreensão e auxílio dos colegas!

Link para o comentário

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
se vc tiver uma Fonte Assimétrica vai ficar bem mais fácil ok, mas antes de mexer muito eu faria uma ressolda no EC e CI de charger e a regravação da Rom Bios como o colega ai já recomendou, mas antes de regravar tem q salvar o arquivo original dela ok se tudo isso não resolver ai vamos para os casos específicos.

Link para o comentário

@citrini, amigo, caso não tenha fonte assimétrica pode fazer essa engenhoca ai, criada pelo colega edsonninja,

eu tenho uma em casa pra quebra galho, é ótima. Aqui na loja tenho fonte assimétrica.

se tem algum componente estalando, deve ter curto, chega mata tensão da fonte?

Link para o comentário

se for a placa q estou pesando dah pra resolver com esse jumper

nos explique o q vc fez aqui ficou vago por favor??

Link para o comentário

@FLAVIOTECH, confesso que tambem fiquei curioso, hehehe.

, explique melhor ai colega.

Link para o comentário

Peguei essa dica no forum mas procurei e não achei ela para postar o link

como podem ver tem um marca d'agua na imagem de um outro colega q postou.

eu soh não tenho certeza se esse esquema eh para -DA0ZQAMB6C0 ou dazqsamb6e1

pois os modelos da placas são parecidas. sei q já usei a dica mais X e funcionou aqui com um defeito de ligar alguns segundos e desligar.

Agora da explicação real do motivo do jumper não lembro mais, soh sei acer ou emachines de 14 com essa placa verde e esse sintoma procuro a imagem salva aqui e faço o jumper e deu. fecho a maquina e entrego.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Caro Antonio,

Como comentei anteriormente, "imagino" (por desconhecer o esquema eletrico desta placa) estar testando os componentes corretos mas, nestes testes, deparei-me com outro inconveniente (talvez causado por esta ação!); Antes, o aparelho ligava (sem vídeo) e desligava após 3 ~ 5 segundos, mas agora, ao conectar o adaptador AC, ocorre um estalo em algum componente da placa (que ainda não consegui identificar - nem mesmo apresentam alterações de temperatura) e o led do adaptador se apaga, cessando o fornecimento de energia; Se desconectado, apresenta 19V em seu conector.

Revendo as postagens dos demais colegas, percebo o quão ignorante na área ainda sou...

Muitos dos componentes, sequer consigo encontrar!

Perdoe estar tomando o tempo de vcs, mas prometo que irei procurar um curso que me dote dos conhecimentos mínimos necessários para apresentar informações mais concisas!

Enquanto isso, conto com a compreensão e boa vontade de todos, afim de poder auxiliar meus colegas aqui da ONG CEADI!

Link para o comentário

• Moderador Global

@citrini, parabéns pela iniciativa na ONG.    Pelo seu relato, você tem um curto na linha principal, e como já percebeu, um mínimo de conhecimento técnico é requerido para que uma boa análise seja feita, além de ferramentas adequadas.    Uma fonte assimétrica lhe ajudaria muito para chegar no componente que está provocando esse problema.      Sugiro que se aprofunde na leitura das dicas e tutoriais disponíveis no fórum.

Seja bem vindo!!

Link para o comentário

Caro Tecgess,

Fiz o teste básico sem a pilha do CMOS, mas nada ocorreu. A opção de regravação da BIOS não me é possível no momento (não dispomos de equipamento para isso, aqui na ONG...), mas se realmente necessário, terei de encontrar alguém capacitado à fazê-lo, aqui na cidade...

Grato pela sugestão!

Link para o comentário

Caro Flaviotech,

A confecção da fonte assimétrica (sugerida pelo colega NMerker) me é de grande valia, pois não dispomos de recursos próprios para a aquisição destes, haja visto trabalharmos em uma ONG e, em sua maioria, somos voluntários;

Quanto aos testes sugeridos, solicito encarecidamente que me auxilie a localizar / como testar tais componentes, pois ainda não possuo todo o conhecimento exigido (mas pretendo chegar lá, e serei muito grato se me auxiliarem nesta empreitada!)

Desde já, grato pela compreensão!

Link para o comentário

Caro NMerker,

A sugestão da fonte assimétrica é bem vinda, e nos será muito valiosa (grato pela colaboração!); Quanto ao fato de matar a tensão da fonte, este fato se confirmou, o que me convence de que , realmente, há componente em curto-circuito!

Continuarei observando suas postagens e contando com seu auxilio, pois ainda tenho muito que aprender...

Link para o comentário

• Moderador Global

@citrini, monte a fonte sugerida e assim que estiver pronta, retorne ao tópico para que possamos prosseguir com esse procedimento.  No fórum existem alguns tópicos relacionados ao uso dela, utilize o mecanismo de busca para saber mais, abaixo deixo um link sobre isso:

Link para o comentário

• 5 meses depois...

, Baixei o esquema da placa, porém nao consegui identificar quais pinos deveriam ter os 19V na pu8.

poderia me ajudar com essa questão?

Link para o comentário

• Moderador Global

, nusss, preciso me inteirar do tópico..  kkkk    Faz tanto tempo!!    Mais a noite, qdo chegar em casa, vejo isso e respondo.

Abraços

Link para o comentário

• Moderador Global

, como assim?    Vc tá respondendo num tópico de outro ou é a mesma pessoa?

Link para o comentário

, Opa, é que estou com um equipamento com os mesmo defeito e estou efetuando os testes que já comentaram.

Uma outra pessoa falou que precisava ter 19 v em determinados pinos do pu8.

Link para o comentário

• Moderador Global

, faça isso não, o tópico do colega vai ficar todo bagunçado, apesar de estar abandonado.  Nem sempre o mesmo defeito tem as mesmas causas.    Crie um novo tópico, descreva o defeito e os procedimentos já realizados.    Irei lá tentar ajudar.

Link para o comentário

• Moderador Global

DUVIDA.png

Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...