Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 5421 - DNE40-CR-MB PWB:5J8Y4 -- PCH superaquecendo e SEM imagem

Avalie este tópico:

adiniz

Posts em destaque

Estou com esse note na bancada e seu histórico é de uso em cima da cama, sofá e por aí vai, só local proibido. Chegou sem dar imagem, porém ligou uma vez e chegou até a rodar no windows.

Agora ao conectar o dc/jack ele liga direto, ou seja, sem eu apertar o power, e com corrente variando entre 50mA a 76mA na fonte assimétrica e o PCH está fervendo. Estou pensando em ir direto p/ reball. O q acham?

Obrigado

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passei por uma situação semelhante onde a mobo ligava sozinha... Detectei que era devido um curto circuito. Provavelmente algumas das esferas de contato desta bga derreteram e podem estar encostando. Porém pode estar aquecendo devido ao componente estar chegando ao fim da vida útil, ou por problemas em algum outro componente como um mosfet por exemplo.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo calma não vai para Reballing agora viu. Veja se a tensão da pilha de 3V da cmos tá com qual tensão? A tensão +RTC dessa placa faz de uma das alimentação do PCH e do EC(I/O) viu muito esta placa é complicadinha se você mexer em pontos errado vai piorar o estado de defeito dela viu. Este circuito +RTC desse modelo costuma ter muito problema analisa com paciência e conhecimento não sai trocando tudo agora é analise o segredo. Baixe o esquema dela e conheça como ela funciona viu. Estamos aqui para ajudar ok!
  • Joinha 1
Link para o comentário

coincidência ou não, eu consertei um desse hj com este mesmo problema, verifiquei a bios com osciloscopio e estava tudo certo, dai resolvi fazer um ME antes de regravar a BIOS e voltou ao normal, entreguei para o cliente e avisei que se voltar teria que fazer reball, de 20 maquinas que eu faço reflow volta apenas 1

Link para o comentário

, Caro boa noite. Se o PCH está esquentando ao ponto de queimar o dedo, pode trocar que está com problema.

• Joinha 2
Link para o comentário

regrava primeiro com essa bios amigo,

, e posta resultado

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

É, bem q vcs avisaram...

Comprei um BGA novo já c as esferas e coloquei na estação. BGA soldado hora de ligar o note... e nada de imagem :( Regravei a bios com a indicação do colega

regrava primeiro com essa bios amigo,

, e posta resultado

mas na foi o suficiente.

Agora ao plugar a fonte ele liga sem eu apertar o power, mas com algumas diferenças de antes. Agora ele está consumindo até 0.20A e qdo pressiono botão p desligar o led de energia pisca a cada toque no botão e não desliga nunca, e n sobe imagem.

Socorooo rsrsrs

Link para o comentário

coincidência ou não, eu consertei um desse hj com este mesmo problema, verifiquei a bios com osciloscopio e estava tudo certo, dai resolvi fazer um ME antes de regravar a BIOS e voltou ao normal, entreguei para o cliente e avisei que se voltar teria que fazer reball, de 20 maquinas que eu faço reflow volta apenas 1

Amigo fez ME onde ??

Link para o comentário

~

PCH aquecendo demais pode indicar curto, e não solda fria, e neste caso fazer ME não vai adiantar em nada, pois o ME não resolver curto. Agora se há solda fria em um pad ou em alguns pads, então neste caso eu indico ME. Mas indicar ME para um possível curto nem pensar nessa hipótese.

Link para o comentário

Este notebook apresenta uma resistência extremamente pequena na linha de alimentação do processador. Poucos Ohms, bem perto de zero. No esquema fala isso e já passei por isso também de achar que era curto mas no fim das contas o notebook ligou normal depois de consertado. Dell dá muito este problema .

Link para o comentário

, amigo, eu já fiz a troca do PCH e nada. O curto q estou me referindo agora é na linha do vcc_core.

, amigo, até entendo, mas todos os capacitores em curto? N estou nem falando de continuidade entre o GND e os capacitores, mas curto msm nos terminais dos capacitores, sendo q já testei alguns deles no capacimetro e estão ok.

Link para o comentário

Curto no Vcore deve ser bem analisado, pois essa linha tem resistência muito baixa e pode confundir o técnico. Faça o teste em escala de 2k.
Link para o comentário

, , Então amigos, realmente existe um curto no vcore. Tanto pelo multímetro (hikary) qto pela fonte, apresenta curto. Removi os 3 capacitores em destaca na imagem, mas o curto continua. Já to perdido de tanto ler o esquema. O problema está do "pino" 2 da PL4301 p/ lá...

ESQUEMA

dell.jpg.42e85f045261b72ce80c6185af1caa52.jpg

Link para o comentário

Estes capacitores que ficam em cima do processador são desacopladores e por isso tem que ficar o mais perto do processador possível. Todos aparecem estar em curto porque todos estão conectados em paralelo. Mas por via o dúvidas teste pra tirar dúvida. Eu tenho um Dell com esta placa que está ligando e nos eletrolíticos smd que ficam perto do processador está medindo 5 ohms num core e 7ohms no outro.

Link para o comentário

, Medindo em escala de resistência, achei 2 e 3 ohms na maioria dos capacitores em cima do processador e dois deles com 12 ohms. No eletrolítico PT4403, achei 2 ohms. E ainda na escala de resistência, medindo do terra da placa ao "pino" 2 da PL4301, está com 3 ohms, mas ao injetar 1V com 300 mA, a tensão cai p 2 e amperagem cola nos 300 mA.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...