Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.860 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.249 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.281 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.629 tópicos neste fórum
-
Bom dia galera, peguei esse equipamento que ligava, o led do caps look acende quando pressionado, abre brilho da tela mas não apresentava imagem, nem com outra tela, nem com monitor externo. realizei a gravação de bios e a troca do ci achando que era bios e como me indicaram a fazer mas não funcionou. então realizai um procedimento ( aqui chamo de reflow, outros chamam de reball) de aquecimento na placa de maneira cuidadosa e ao montar o notebook funcionou corretamente. deixo essa dica ai pra vcs. à quem ajudou dá um joinha!
-
-
- 11 respostas
- 924 visualizações
-
-
Bom dia Estou com a placa A14CTOX RE V:2.0 que está com as tensões na primaria OK Bios OK Já regarvada Bobinas mas não da vídeo , alguem poderia me ajudar ou pegou algum problema parecido?
-
- 5 respostas
- 575 visualizações
-
-
Estou com sérias dificuldades para encontrar o problema da placa. Tensão na bobina L15 apresenta 0,92v e a placa não liga. Consumo no JACK 0,010mA Consegui medir as tensões no U15 resumidamente: 1=18,64v 2=5,4v 3=3,1v 4=4,2v 5=0.9 6=3,3 Já no U35 resumidamente: 1=0v 2=5v 3=0,8v 4=1,98v 5=0v 6=5v 7=5v 8=0v
-
Colegas, Este notebook chegou aqui piscando 8 vezes o led de carga da bateria ao conectar a fonte, mas não acende o led da fonte conectado. Primeiro testei várias fontes da HP e em notebook tipo DV4 , G42 etc acende o led da fonte ao conectar o carregador. Abrir para fazer os testes e notei que o 19 v morria no primeiro Mosfet de entrada Q6010. Testei para curto e tudo ok. Então resolvi retirar a Bios de 16 pinos ( Winbond 25Q128BV) e colocar uma de 4 pinos gravada com arquivo baixado aqui no fórum e deu certo, a placa liberou tensão 3,3 v e 5 v e nos pinos da bios também. Mas o led da fonte conectado continua apagado e a pl…
-
-
- 8 respostas
- 2,7k visualizações
-
-
-
boa tarde estou com esse notebook na bancada, que liga e não sobe o vídeo, já regravei a bios ,fiz ME E NADA, tem tensão primaria de 3,3v e 5v nas bobinas, mais identifiquei que nas bobinas do vcore não tem tensão, alguém pode me dar uma luz desde já agradeço.
-
- 7 respostas
- 474 visualizações
-
-
Bom dia meus amigos, sou novo por aqui, então se houver algo errado por favor me corrijam Vendo diversos modelos de placas mãe no mercado livre, e essa realmente está me dando dor de cabeça Sem o dissipador e cooler não ocorre problema algum, porém ao instalar dissipador e cooler, funciona alguns minutos, e o notebook "desarma", ficando com a tela completamente chuviscada e colorida, alguém já pegou este problema? Como disse antes, tenho umas 8 placas deste modelo com este mesmo problema, exatamente o mesmo. Desde já agradeço pela atenção dos amigos
-
-
- 19 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
oi galera estou com esse note e nao liga e nem acende o led mais tem tençao nas fontes de 3 e 5v e na bios tambem alguem pode me ajuda ai nao tenho o arquivo pra fazer o teste de grava a bios pq nao tenho joia amigos ja gravei a bios e funcionou mais esta pedindo o seril e preciso desse éditor mais nao tenho creditos HPDMI - HP G42 - BIOS - EDITOR ajuda ai
-
- 6 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
boa tarde amigos estou esse note que tem todas as voltagem porem nao da video processador e um i3 inside fiz regravaçao de bios com 3 arquivos daqui mais nao deu video processador esquenta testei memoria tb e ficou na mesma alguem ja pegou esse defeito
-
-
- 3 respostas
- 1,2k visualizações
-
-
estou com um Notebook E1-571 e o hd dele não inicia, já testei em outras maquinas e o mesmo funciona, e a bios do notebook não tem opção de Lagacy e UEFI, alguém poderia me Ajudar
-
- 2 respostas
- 382 visualizações
-
-
Olá, caros colegas... Chegou este note com esta placa bastante complicada, com curto bem no jack e bem feio buraco, depois de analisar tudo so os capacitores estourados mesmo ainda acusava curto retirei tudo da linha ate o Q32 ainda com curto, bem havia grudado por baixo da layer com a camada ground nao visivel eu removi e separei saiu o curto e voltaram as voltagens normais 19v 3v e 5v mas no power nao chega tensão e nao da continuidade e nao tem sinal desta trilha rompida e tem voltagem de 9v na r191 da linha mas quando eu puxo essa linha no botao power com jump por baixo da placa a tensao cai no power para 0,39v .... Alguem me ajuda?? Trem feio!!!
-
- 5 respostas
- 615 visualizações
-
-
olá amigos!!!!!! estou com essa placa na bancada que não liga, fiz uma analise e identifiquei tensão de 3,3v e 5v , tem tensão 3,3v na bios, tem tensão de 3,3v no conector da bateria, fiz os testes do botão power deu ok, mais ela não liga. obs: as tensões estão presentes mais quando eu aperto o botão power elas somem . alguém pode me ajudar com esse pepino desde já agradeço.
-
-
- 45 respostas
- 1,9k visualizações
-
-
Olá a todos!!! Chegou esse notebook para mim com o sintoma de não ligar. Verificando as tensões 19v, 3v e 5v presente na placa. BIOS tb com tensões nos pinos 1,2,3,5,6,7,8 com 3.3v. Não encontrei nenhum curto na placa. Efetuei a gravação da BIOS com um arquivo encontrado em outro site, porém ele dá erro no final. Efetua a gravação mais quando faz a verificação da erro "chip de memória principal com o conteúdo está em desacordo" porém na descrição do site o arquivo é o mesmo da placa em questão. Efetuei a troca do CI da BIOS tb e nada. Alguém tem alguma alguma ideia do que possa ser?
-
- 2 respostas
- 383 visualizações
-
-
-
boa noite a todos!!! estou com esse notebook na bancada, que liga e desliga de pois de 5 segundos. Tensões presentes: 19v - ok 3v 5v - ok depois de analisar, percebi que o tps51225 esquenta de pois de 5 a 10 segundos, isso sem pressionar o botão de start. analisei os terminais do Vreg3 e Vreg5 para ver se tem curto e não tem. alguns dos amigo poderia me auxiliar nessa analise?
-
-
- 15 respostas
- 2,5k visualizações
-
-
Colegas, Este notebook estava desligando sempre. A primeira observação que não tinha tempo determinado, podia desligar logo ao dar tela, como as vezes carregava até o sistema operacional e ficava algum tempo ligado. Descartei aquecimento do processador, cooler, etc. Pensei eu atualizar a bios pelo windows, mas fiquei com receio devido a este desligamento aleatório. O botão de ligar é direto no teclado então resolvi desligar o teclado e partir direto com jumper com a pinça e problema resolvido. Não desligou mais. Atualizei a bios e outra vez testei o teclado dele e problema continuou. Teclado com def…
-
- 0 respostas
- 825 visualizações
-
-
Boa tarde meus amigos. Estou com essa placa na bancada que ta dando um pouco de trabalho. Ela nao liga, não tenho sinal no B+ na bobina PL701. Suspeitei do U701 então troquei ele pois tinha um consumo no PC 717 e no PC707. Esse consumo sumiu, agr tenho 19V no PR702 e na PL702, mas a partir daí o 19V some. Já troquei os Mosfet PQ703 e PQ705, Mas ali só fica 5V, mesmo retirando os mosfet, no pino 19 (PHASE) tem 5v direto do chip. O q pode estar acontecendo, coloquei um CI errado nesse circuito? Retirei de um a placa mae acer LA-7912P do PU4, não tem o mesmo nome mas os pinos são identicos. Alguém pode me ajudar?
-
-
- 12 respostas
- 1,4k visualizações
-
-
Essa placa ligas as vezes sim, as vezes não. Mas depois que liga, ela passa um certo tempo funcionando e trava quando esquenta, depois para religar só depois de um certo tempo,(mais de uma hora). Já troquei memoria, fonte, etc, Mas não vejo nenhum curto na placa, apenas noto que o processador esquenta bastante. Se alguém poder e ajudar, não tenho tanta prática em placa de note.
-
- 1 resposta
- 405 visualizações
-
-
Saudações pessoal. Gostaria da ajuda de vocês com esse Mac. A principio ele entrou na assistência sem ligar. Logo de inicio percebi que o CI de Áudio (cirrus 4208-crz) está em curto, esquentando bastante. Removi ele para continuar com a analise. Achando que era só isso, hahahaha. Não era! A placa apresenta as tensões PP3V42_G3H, SMC_ONOFF_L (Power), P3V3S5_EN, PP3V3_S5 Alguém poderia me ajudar nessa placa?
-
-
- 36 respostas
- 2,7k visualizações
-
-
Bom dia amigos, chegou este notebook onde o mesmo estava com curto na placa mãe com um componente derretido o mosfet Q0906 (AO4435L), ao retirar o componente ainda permaneceu curto.....onde encontrei o curto em um capacitor C1342, foi trocado capacitor e o curto sumiu, agora o notebook liga e funciona normalmente... mas a bateria só carrega se a fonte estiver com 20V, com a voltagem de 18.5v que é original não carrega o led do jack fica branco e no windows indica "conectada mas sem carregar"... ao aumentar a voltagem para 20v o led fica laranja e no sistema mostra carregando..... Já testei com outra bateria OBS: qdo troquei o mosfet Q0906 (AO4435L) não encontrei…
-
- 9 respostas
- 851 visualizações
-
-
Bom dia galera. Estava com esse notebook em bancada que quando conectava o carregador o Led do carregador desliga, e com a fonte assimetrica apresenta consumo. quando coloquei a assimetrica, uns mosfet esquentou, removi eles e injetei tensão, foi quando vi um capacitor esquentando. removi ele e coloquei outro. recoloquei os mosfet e tudo funcionou. segue imagem do capacitor. se ajudar dá um joinha!
-
-
- 7 respostas
- 1k visualizações
-
-
Boa tarde amigos do fórum, Estou com essa máquina que as vezes apresenta vídeo e as vezes não. Após algum tempo testando, ví que a base onde o dissipador vai parafusado no processador, possui um furo a mais e que na tampa superior há uma marcação "l2x1.5L", indicando o tamanho do parafuso. Estranhei e por curiosidade resolvi tirar a peça e para minha infeliz surpresa ali está o "talho" nas trilhas abaixo do processador. Dá pra refazer essas trilhas. Entretanto, antes de iniciar o serviço gostaria de ver se (com muita sorte) alguém que esteja com uma placa dessa possa postar uma foto dessa parte da placa pra servir de gabarito. Vou anexar fotos da arte que fizeram. D…
-
- 4 respostas
- 626 visualizações
-
-
Galera meu notebook parou de carregar , só que de tanto soldar o pino a trilha acabou se rompendo e agora ela só da curto , existe alguma forma de refazer essa trilha ? Obs : Sou novato aqui , espero ter a compreensão de vcs .
-
-
- 16 respostas
- 737 visualizações
-
-
Dell Vostro P34G Esta com o o mosfet PQ4 em curto, mas não encontro outro igual para substituir e ele é de canal N, alguém pode me dizer se tem algum compatível?
-
-
- 32 respostas
- 1,6k visualizações
-
-
Bom dia amigos, estou com esta placa na bancada. A maquina ao ser conectada na assimétrica fica dando pulsos, como se quisesse ligar, apresenta um curto e desarma tentando ligar novamente. Nesses pulsos, no pico ela atinge em media 0,115A, desarma e volta novamente e fica nesse loop. Para adiantar, nesses loops as bios não são alimentadas e não aparece 5v e 3v nas bobinas.
-
- 9 respostas
- 926 visualizações
-