Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.994 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.414 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.293 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.706 tópicos neste fórum
-
Boa tarde amigos. Estou com uma placa de um HP Pavilhon G4 na bancada, que não liga. PU3 – Trocado VIN – 19V ENO – 1,65V (pelo divisor de tensão deveria ter 6V) mas o resistores estão perfeitos BOOT1/BOOT2 – 5V VEREG3 – 3.3V VEREG5 – 5V REF – 2V TONSEL – 5V ENTRIP1 – 1V ENTRIP2 – 1V PU9 Tensões: Pinos 2 e 6 – 19V Pinos 9/10/11 – 3.3V Pino 1 – 19V Pino 12/15 – 5.7V Bios U11 – Já gravada. Pinos 4/7/8 -3V Sio U5 Recebendo alimentação nos pinos de 3V Pino 19 vai a 0V quando aperta o Power As tensões nas PL 20 e Pl 21pelo que verifiquei só…
-
-
- 90 respostas
- 5,1k visualizações
-
-
Ola, estou com um hp dv4 1313dx, não da vídeo, testesi outro arquivo bios mas nada mudou conferi as tençoes da lvds, so falta as de lcdvdd que no ci q45a so tem tensão no pino 2 .2,66v
-
- 8 respostas
- 554 visualizações
-
-
Olá! Estou com um notebook STI 1412 que demorava a ligar e quando ligava não dava vídeo. Regravei o BIOS continua demorando a ligar quando acionou o botão power, minha dúvida é: por que isso acontece?
-
-
- 27 respostas
- 1,6k visualizações
-
-
Boa Tarde. Eu tenho um lenovo x220 que infelizmente teve algumas trilhas rompidas no flat cable do teclado. Eu gostria muito de repara este teclado, infelizmente eu não tenho a habilidade necessária para isso jã que o gap entre as trilhas é muito grande para repar apenas com o ferro de solda. Alguem de Porto Alegre se habilita a realizar o reparo?
-
- 1 resposta
- 331 visualizações
-
-
Estou fazendo análise nessa placa e não tenho as tensões de 3.3 e 5V nas bobinas. Eu estou com algumas dúvidas quanto ao funcionamento desse PWM. Vi no datasheet que ele deve funcionar com o ENC. Mas e o PGOOD? Eu fechei curto entre o ENC e VREG3/VREG5 conforme o fabricante diz dar start ao PWM (é uma pratica ruim fazer esse tipo de teste?) e nada de tensões nas bobinas Então queria ajuda quanto a estas tensões da placa, quais realmente deveria ter para funcionar? Se for tanto PGOOD quanto ENC que devem estar presente o que aconselham testar primeiro? Pode ser algum mosfet de alta/baixa com problema? tenho uma resistência muito baixa em um deles (não é curto)
-
- 5 respostas
- 1,7k visualizações
-
-
Olá, amigos da eletrônica! Meu problema é com um notebook Acer Aspire 4720Z, modelo Z01 placa mãe DA0z01MB6F1 REV:F e placa de alimentação DA0z01PB6F0 REV:F. O notebook de repente parou de ligar. Quando conecto a fonte o LED dela fica piscando e o notebook não da sinal de vida. Desmontei o note e estou com a placa mãe e a plaquina de alimentação conectadas e notei que o PQ20 está esquentando bastante (não sei se é normal). Seguindo a recomendação do @tecgess em um outro tópico, com a placa de alimentação desconectada da placa mãe e conectada a fonte, medi tensão no conector seguindo o esquema elétrico da placa mãe e não tenho tensão nos pinos 24, 2…
-
- 6 respostas
- 2,2k visualizações
-
-
Olá, bom dia a todos.. Estou há alguns dias tentando colocar a plaquinha de wifi pra funcionar, já testei umas 15 placas diferentes e com todas acontecem o mesmo problema. Lista o bluetooth normal no gerenciador, inclusive instala.. Porém o wifi fica com um ponto de exclamação indicando um erro ao tentar inicializar o mesmo. (Erro 10) Isso começou a acontecer quando por acidente tentei colocar uma placa msata no slot mpciex. Depois disso, não consegui mais fazer nenhuma placa funcionar corretamente ali. Alguém tem alguma sugestão ou ideia? Obrigado desde já.
-
- 5 respostas
- 593 visualizações
-
-
Estou com essa placa em bancada onde o cliente informa que cortou o flat da tela com o note ligado, já efetuei a troca do flat e não dá video, e note samsung geralmente só dá video no externo depois de entrar no windows, portanto gostaria que se possível alguém poderia me informar quais tensões eu teria que ter no lvds
-
-
- 11 respostas
- 578 visualizações
-
-
boa noite. sou novo aqui. Tenho um cce info core I3 que esta reiniciando. quando funciono em modo de segurança ele funciona normal. quando coloco em cima de um ventilador ele funciona uma hora mas depois reinicia. levei em um tecnico ele falou que era problema no chip set. outro falou que era problema no componente responsavel por controlar a temperatura. possivelmente algum curto esta superaquecendo esse componente e ele desliga o note. alguem pode me dar uma ajuda a resolver.
-
-
- 27 respostas
- 1k visualizações
-
-
-
-
-
Pessoal é o seguinte esse vaio está sem vídeo porém, tem processamento durante alguns segundos talvez um minuto até que desliga, não tem vídeo no display e nem no externo. No display sequer chega acender, total ausência de sinal. Observações: chegou com o diodo KD2 rompido, o IO tinha sinais como se tivesse com alguns terminais carbonizados mas honestamente não posso afirmar se era carbonização ou alguma impureza que deixou os terminais bem escuros, o dissipador sobre a PCH estava com o elastômero todo quebrado como se alguém tivesse juntado os pedaços e colocado lá e misturado a pasta branca. Uma nhaca que provavelmente não ajudou em nada pois não tinha conta…
-
-
- 17 respostas
- 988 visualizações
-
-
Olá pessoal gostaria de pedir uma ajuda a vocês por favor, peguei um netbook Samsung n150 plus para arrumar o teclado que ficava disparando, foi feito a troca e quando fui ligar ele não ligava mais, limpei a memória e tirei a bateria para resetar a placa mas nada (ele entrou ligado mas agora n liga mais ;-;) tô desesperado pra arrumar isso se alguém puder ajudar eu agradeço muito obg
-
- 2 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
-
Bom amigos mais uma missão onde eu necessito de ajuda de vocês, esse note entrou aqui com o defeito de não apresentar áudio, fui ver no systray tem um auto-falante com o x vermelho. não detecta drive. Troquei o CI de audio dele que é um ACL3225-cg por um ACL283-CG, eu vi aqui no fórum alguém comentando que era compatível e que apenas o fone de ouvido não funcionava. porem mesmo assim nada. vou necessitar sua ajuda @wjinformatica
-
- 11 respostas
- 548 visualizações
-
-
-
Boa tarde pessoal, estou com esse notebook que não sai som no headphone e também nos alto falantes. Testes realizados no JSPK, não encontrei curto nem tensão chegando, fui direto no ci de áudio UA1 e vi que em alguns terminais ao invés de 3.3v tenho 2.5v. 1.2v oscilando, como se houvesse uma fuga de tensão, como não encontrei o boardview para uma analise mais profunda, troquei o ci de áudio e a placa ficou na mesma alguém aqui do grupo saberia me dizer se essa placa possui boardview? Obrigado desde já!
-
-
- 23 respostas
- 2k visualizações
-
-
Boa noite amigos. Preciso da ajuda dos senhores. Estou com a placa acima citada que não está ligando. Encontrei o PU3 com problema. Pois bem. no esquema tem lá onde fica o PU3 , no desenho dele anotado assim : RT8223 Na mesma página (que é a 31), em baixo, tem assim : RT8206B Até aí tudo bem. Mas acontece que entre eles existe uma diferença. Não sei se estou errado. Essa a minha dúvida. Qual dos dois usar. Segue imagens par que os senhores compreendam melhor para que possam me orientar. Desde já agradeço imensamente a todos. Conto muito com a ajuda dos senhores pois preciso comprar o componente. Um abrço todos.
-
-
- 33 respostas
- 5k visualizações
-
-
-
Olá pessoal, tô com um samsung na bancada há mais de uma semana que tá me fazendo perder os cabelos, é o seguinte: a placa liga, acende a tela mas não mostra imagem alguma, como se a bios não iniciasse, fica só aquela tela preta, acesa mas sem imagem, procurei aqui no fórum alguma solução mas não consegui. Já verifiquei toda a placa, tensões de memória, LVDS, Vcore, bobinas, capacitores, o processador esquenta normalmente, tudo certo. Já regravei Bios também, mas não obtive sucesso, inclusive gravei em outro CI igual por via das dúvidas. Passei a estação de ar por toda a placa pro caso de ser alguma solda fria, mas também não deu certo. Troquei de…
-
-
essa placa esta com consumo qndo ligada a fonte simetrica, nao tem consumo se ligada a placa do jack separado da placa mae, agora qndo liga a placa do jack na placa mae da consumo, e esquenta 1 fet que e o pq20, o modelo da placa mae e da0z01mb6f1 e da placa do jack e da0z01pb6f0.
-
-
gente estou com um ACER ASPIRE M5-581T - chegou aqui ligando e desligando, ligava ate a tela da Acer e se apagava, regravei as duas bios e já consegui acessar o boot, só que ai agora ele só inicia o windows se dar o boot pelo botão F12 e selecionar o HD ai ele funciona, alguma ideia do que pode ser!