Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 32.855 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.199 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.272 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.041 posts
  1. bom dia pessoal, estou aqui com esse notebook, a placa mãe não liga nada, tenho 3.3v no pl216, 5.0v no pl217, tenho tensao na bios u3, pinos 1,3,7,8 3.3v nos pinos 2 e 6 3.0v e nos pinos 4 e 5 tenho 0.02v o estranho e que so tenho 0.450v no botao liga desliga, no inicio ache que o defeito poderia estar no ku1 (npce885laodx) e fiz a troca do ci sem sucesso, alguém dos amigos aqui pego já esse defeito? fico grato a os colegas que puderem me ajúda.

• Joinha
    • 39 respostas
    • 2,1k visualizações
  2. esta placa entrou não ligando aqui a partir da leitura do esquema elétrico fui analisar o PU7 e no pino 6 tinha 19v e essa voltagem vem do pino que representa o botão power no sio verifiquei que o sio estava mal soldado. refiz a solda do sio e voltou a ter 3v no pino 6 do pu7 que é o p2808 o note voltou a ligar normalmente, mas sempre que aparecia o logo da positivo se desligava verifiquei um aquecimento no sio Troquei ele e resolveu! note ligando normalmente nessas placas o maior vilão é sempre o p2808, mas não foi o caso dessa. por isso uma analise mais detalhada sempre pode ajudar.

3. Started by mariscoo,

pessoal essa placa acende o led branco e quando aperto o star a placa vai pra 1.2 de consumo e ja desliga as vezes quando aperto o power button ela pisca um led laranja ja troquei bios main e ec e nada pd15 tenho 19v de um lado e 14 do outros pr 77 14v pino 8 da bios do ec tenho 3.3v pl5 ta zerada

• 7 respostas
    • 713 visualizações
  4. Esse Note chegou aqui com o seguinte defeito, as vezes Liga, outras vezes não Liga. Quando ele não liga ao Apertar o Power pisca a luz de carga da bateria. notei tbm que sempre que joga calor no chip da placa gráfico da placa ela liga. o que posso fazer nessa situação ?

• Joinha
    • 6 respostas
    • 409 visualizações
  5. Bom dia, Chegou este notebook para fazer a formatação, foi feito todo o serviço o cliente levou e passou dois dias voltou alegando que não estava carregando a bateria, fiz os testes e realmente não tava carregando, como já peguei uns casos antes referente encomendei uma bateria nova e pra minha surpresa o defeito continua, troquei a versão do windows e não resolveu, baixei a bios do site da acer e aproveitei a bateria nova para atualizar e não resolveu, levei o azar de o defeito apresentar depois que foi formatado, gostaria da ajuda do pessoal para resolver este defeito, ate então não fiz nenhum teste na placa para analisarmos juntos este defeito.

• Joinha
    • 22 respostas
    • 3,3k visualizações
  6. Started by edson,

Amigos. Estou com esse note na bancada que não liga. Tem um CI que está pegando fogo (foto abaixo), mas não encontrei referência sobre ele. Nele está escrito: AWV5TF. Alguém sabe que CI é esse ou se posso substituí-lo por um equivalente? Desde já agradeço. Edson

• Joinha
    • 10 respostas
    • 2,6k visualizações
  7. Boa tarde amigos Estou com esse equipamento. foi formatado e agora não quer ler Pen drive ou hd externo. Fica reconhecendo e saindo o tempo todo. Tentei vários pen drives e os mesmo funcionam em outras maquinas, já instalei os drives, tentei outro sistema operacional tentei em modo de segurança e nada. acontece em todas as usb's. gostaria de saber se algum amigo já passou por isso. e detalhe o boot o pendrive funciona tranquilamente e outra bootei um sistema pelo hirens boot e a mesma coisa fica entrando e saindo o tempo todo.

• 20 respostas
    • 1,7k visualizações
  8. Chegou este notebook sem vídeo, ficava branca a tela toda e apresentando vídeo somente na saída CRT. Fiz o jumper do U4901 agora apresenta vídeo no LCD somente em vermelho. Ele veio de outra assistência. Notei pelo esquema que falta o capacitor EC1701. Alguém pode me dar uma dica?

• 3 respostas
    • 1,7k visualizações
  9. Started by schao.gs,

Olá, Deu entrada hoje esse Notebook Acer com o defeito relatado, ele liga, fica poucos segundos ligado e desliga. Pesquisei a respeito e encontrei centenas de relatos de defeitos semelhantes nesse modelo de notebook, muitos provavelmente seria o Processador com defeito, nesses casos relataram que o Processador aquecia muito apenas com o Carregador conectado. Não é o caso desse notebook. Vamos lá: > Processador não aquece; > PL402 3,33v; > PL403 5,07v; > PL501 0V; > PL302 3,1v; > PL602 1,0v; > PL803 0v; > PL805 0v; > Alimentação da BIOS: 1,8v; …

• 16 respostas
    • 3,2k visualizações
  10. Olá estou com esse notebook que só liga depois de pressionar o botão power repetidamente umas 5 vezes ou mais, ja fiz o teste do botão e esta ok, não encontrei referencias sobre este problema. Samsung np300e426B

• 4 respostas
    • 567 visualizações
  11. Started by Felipe nunes,

Olá possuo várias placas para reparo da Lenovo M91 que ligam mas não dão imagem, com multímetro notei que não chega a tensão de 3V (segundo o próprio schematics da placa) no pino 9 de enable do NCP6151, já trocamos o CI e alguns Mosfets conectados a ele, mesmo assim não houve nenhum resultado, Não tem tensão vcore, alguém pode me ajudar? Tudo leva a crer que é um defeito de série.

• 1 resposta
    • 661 visualizações
  12. terceiro que entra sem som, Ressolda do CI ( Realtek Alc 3236) que fica na placa filha. Também ressoldei o conector tanto na placa mãe quanto na filha. Se valeu manda um salve ai..

• 1 resposta
    • 1,8k visualizações
  13. Started by DEULER,

Boa tarde pessoal. estou com um notebook da dell que esta ligando normalmente. tudo joia... mas sem carregar a bateria. cliente achou que era a bateria e comprou uma original da Dell e ficou na mesma. Tira o carregador e ele desliga. Bom ... abri o notebook e reparei q o transistor estava queimado. pensei... blza... resolvido. mas n... troquei ele por um igual e nao mudou nada... fiz umas mediçoes no conector da bateria e nos pq108 pq110 estou postando as imagens.... agradeço aos colegas isso com o carregador conectado sem ligar o not... minha duvida é se essa bateria esta em curto. ou …

• Joinha
    • 14 respostas
    • 2,8k visualizações
  14. Started by Shadow2012,

Amigos, Peguei esse caso que foi novo pra mim. Placa não ligava. Medi as tensões primárias (3,3V e 5VALW) e percebi que após alguns segundos elas sumiam. Juntamente com elas o nível pulsado do pino 1 da BIOS EC também sumia e permanecia nele uma tensão constante de 3,3V. Regravei as duas BIOS, sem sucesso. Troquei o chip de BIOS EC, sem sucesso. Percebi que o sinal de tensão de habilitação (EN_3V_5V) das tensões primárias no pino 18 do PWM (TPS51123) que gera essas tensões sumia. Troquei esse PWM, sem sucesso. Parti para troca do I/O de onde vem o sinal EN_3V_5V. As tensões primárias não desaparaceram mais, porém a placa não ligava e o led do Jack permanecia p…

• 0 respostas
    • 352 visualizações
  15. Este tópico foi movido para » Casos Resolvidos: Notebooks

16. O equipamento deu entrada para formatação e ao conectar fonte universal de teste na bancada o equipamento não ligou mais. No local marcado na foto tinha um componente de 6 terminais que retirei pois aquecia, não sei qual componente era pois não encontrei datasheet dele, o pior que ao remove-lo o componente caiu e perdeu no laboratório.este componente é o 4N3N e preciso de um substituto. quem tiver uma placa destas e puder testar estes terminais e postar aqui ficaria agradecido. Aguardo, qualquer ajuda será bem-vinda, segue foto da placa em questão e não encontrei esquema dela. @Técnico Cooperador

• Legal
      • Joinha
    • 18 respostas
    • 3,2k visualizações
  17. não instala windows sempre mostra este mensagem de erro. ja tentar 3 hds diferentes ja fiz duas instalação por pendrive 1 instalação por DVD, e nada alguem ja passou por isso

• Joinha
    • 10 respostas
    • 731 visualizações
  18. Bom dia pessoal, chegou esse notebook positivo que não liga, verificando os 5vA na bobina L2 encontrei 0v, medindo o oz815 encontrei as seguintes tensões. Uma coisa que achei estranho foi o oz8602 pino 12 ta com 1,4v. Aguardando a ajuda dos colegas.

• 28 respostas
    • 2,5k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.