Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.855 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.199 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.272 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.626 tópicos neste fórum
-
bom dia pessoal, estou aqui com esse notebook, a placa mãe não liga nada, tenho 3.3v no pl216, 5.0v no pl217, tenho tensao na bios u3, pinos 1,3,7,8 3.3v nos pinos 2 e 6 3.0v e nos pinos 4 e 5 tenho 0.02v o estranho e que so tenho 0.450v no botao liga desliga, no inicio ache que o defeito poderia estar no ku1 (npce885laodx) e fiz a troca do ci sem sucesso, alguém dos amigos aqui pego já esse defeito? fico grato a os colegas que puderem me ajúda.
-
-
- 39 respostas
- 2,1k visualizações
-
-
esta placa entrou não ligando aqui a partir da leitura do esquema elétrico fui analisar o PU7 e no pino 6 tinha 19v e essa voltagem vem do pino que representa o botão power no sio verifiquei que o sio estava mal soldado. refiz a solda do sio e voltou a ter 3v no pino 6 do pu7 que é o p2808 o note voltou a ligar normalmente, mas sempre que aparecia o logo da positivo se desligava verifiquei um aquecimento no sio Troquei ele e resolveu! note ligando normalmente nessas placas o maior vilão é sempre o p2808, mas não foi o caso dessa. por isso uma analise mais detalhada sempre pode ajudar.
-
- 0 respostas
- 838 visualizações
-
-
pessoal essa placa acende o led branco e quando aperto o star a placa vai pra 1.2 de consumo e ja desliga as vezes quando aperto o power button ela pisca um led laranja ja troquei bios main e ec e nada pd15 tenho 19v de um lado e 14 do outros pr 77 14v pino 8 da bios do ec tenho 3.3v pl5 ta zerada
-
- 7 respostas
- 713 visualizações
-
-
Esse Note chegou aqui com o seguinte defeito, as vezes Liga, outras vezes não Liga. Quando ele não liga ao Apertar o Power pisca a luz de carga da bateria. notei tbm que sempre que joga calor no chip da placa gráfico da placa ela liga. o que posso fazer nessa situação ?
-
-
- 6 respostas
- 409 visualizações
-
-
Bom dia, Chegou este notebook para fazer a formatação, foi feito todo o serviço o cliente levou e passou dois dias voltou alegando que não estava carregando a bateria, fiz os testes e realmente não tava carregando, como já peguei uns casos antes referente encomendei uma bateria nova e pra minha surpresa o defeito continua, troquei a versão do windows e não resolveu, baixei a bios do site da acer e aproveitei a bateria nova para atualizar e não resolveu, levei o azar de o defeito apresentar depois que foi formatado, gostaria da ajuda do pessoal para resolver este defeito, ate então não fiz nenhum teste na placa para analisarmos juntos este defeito.
-
-
- 22 respostas
- 3,3k visualizações
-
-
-
-
Amigos. Estou com esse note na bancada que não liga. Tem um CI que está pegando fogo (foto abaixo), mas não encontrei referência sobre ele. Nele está escrito: AWV5TF. Alguém sabe que CI é esse ou se posso substituí-lo por um equivalente? Desde já agradeço. Edson
-
-
- 10 respostas
- 2,6k visualizações
-
-
Boa tarde amigos Estou com esse equipamento. foi formatado e agora não quer ler Pen drive ou hd externo. Fica reconhecendo e saindo o tempo todo. Tentei vários pen drives e os mesmo funcionam em outras maquinas, já instalei os drives, tentei outro sistema operacional tentei em modo de segurança e nada. acontece em todas as usb's. gostaria de saber se algum amigo já passou por isso. e detalhe o boot o pendrive funciona tranquilamente e outra bootei um sistema pelo hirens boot e a mesma coisa fica entrando e saindo o tempo todo.
-
- 20 respostas
- 1,7k visualizações
-
-
-
Chegou este notebook sem vídeo, ficava branca a tela toda e apresentando vídeo somente na saída CRT. Fiz o jumper do U4901 agora apresenta vídeo no LCD somente em vermelho. Ele veio de outra assistência. Notei pelo esquema que falta o capacitor EC1701. Alguém pode me dar uma dica?
-
- 3 respostas
- 1,7k visualizações
-
-
Olá, Deu entrada hoje esse Notebook Acer com o defeito relatado, ele liga, fica poucos segundos ligado e desliga. Pesquisei a respeito e encontrei centenas de relatos de defeitos semelhantes nesse modelo de notebook, muitos provavelmente seria o Processador com defeito, nesses casos relataram que o Processador aquecia muito apenas com o Carregador conectado. Não é o caso desse notebook. Vamos lá: > Processador não aquece; > PL402 3,33v; > PL403 5,07v; > PL501 0V; > PL302 3,1v; > PL602 1,0v; > PL803 0v; > PL805 0v; > Alimentação da BIOS: 1,8v; …
-
- 16 respostas
- 3,2k visualizações
-
-
-
-
Olá estou com esse notebook que só liga depois de pressionar o botão power repetidamente umas 5 vezes ou mais, ja fiz o teste do botão e esta ok, não encontrei referencias sobre este problema. Samsung np300e426B
-
- 4 respostas
- 567 visualizações
-
-
-
Olá possuo várias placas para reparo da Lenovo M91 que ligam mas não dão imagem, com multímetro notei que não chega a tensão de 3V (segundo o próprio schematics da placa) no pino 9 de enable do NCP6151, já trocamos o CI e alguns Mosfets conectados a ele, mesmo assim não houve nenhum resultado, Não tem tensão vcore, alguém pode me ajudar? Tudo leva a crer que é um defeito de série.
-
- 1 resposta
- 661 visualizações
-
-
terceiro que entra sem som, Ressolda do CI ( Realtek Alc 3236) que fica na placa filha. Também ressoldei o conector tanto na placa mãe quanto na filha. Se valeu manda um salve ai..
-
- 1 resposta
- 1,8k visualizações
-
-
Boa tarde pessoal. estou com um notebook da dell que esta ligando normalmente. tudo joia... mas sem carregar a bateria. cliente achou que era a bateria e comprou uma original da Dell e ficou na mesma. Tira o carregador e ele desliga. Bom ... abri o notebook e reparei q o transistor estava queimado. pensei... blza... resolvido. mas n... troquei ele por um igual e nao mudou nada... fiz umas mediçoes no conector da bateria e nos pq108 pq110 estou postando as imagens.... agradeço aos colegas isso com o carregador conectado sem ligar o not... minha duvida é se essa bateria esta em curto. ou …
-
-
- 14 respostas
- 2,8k visualizações
-
-
-
Amigos, Peguei esse caso que foi novo pra mim. Placa não ligava. Medi as tensões primárias (3,3V e 5VALW) e percebi que após alguns segundos elas sumiam. Juntamente com elas o nível pulsado do pino 1 da BIOS EC também sumia e permanecia nele uma tensão constante de 3,3V. Regravei as duas BIOS, sem sucesso. Troquei o chip de BIOS EC, sem sucesso. Percebi que o sinal de tensão de habilitação (EN_3V_5V) das tensões primárias no pino 18 do PWM (TPS51123) que gera essas tensões sumia. Troquei esse PWM, sem sucesso. Parti para troca do I/O de onde vem o sinal EN_3V_5V. As tensões primárias não desaparaceram mais, porém a placa não ligava e o led do Jack permanecia p…
-
- 0 respostas
- 352 visualizações
-
-
-
O equipamento deu entrada para formatação e ao conectar fonte universal de teste na bancada o equipamento não ligou mais. No local marcado na foto tinha um componente de 6 terminais que retirei pois aquecia, não sei qual componente era pois não encontrei datasheet dele, o pior que ao remove-lo o componente caiu e perdeu no laboratório.este componente é o 4N3N e preciso de um substituto. quem tiver uma placa destas e puder testar estes terminais e postar aqui ficaria agradecido. Aguardo, qualquer ajuda será bem-vinda, segue foto da placa em questão e não encontrei esquema dela. @Técnico Cooperador
-
-
- 18 respostas
- 3,2k visualizações
-
-
não instala windows sempre mostra este mensagem de erro. ja tentar 3 hds diferentes ja fiz duas instalação por pendrive 1 instalação por DVD, e nada alguem ja passou por isso
-
-
- 10 respostas
- 731 visualizações
-
-
Bom dia pessoal, chegou esse notebook positivo que não liga, verificando os 5vA na bobina L2 encontrei 0v, medindo o oz815 encontrei as seguintes tensões. Uma coisa que achei estranho foi o oz8602 pino 12 ta com 1,4v. Aguardando a ajuda dos colegas.
-
- 28 respostas
- 2,5k visualizações
-