Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

Amigo Gilsonam, realmente o preço é bem convidativo mas existe o detalhe do frete, sendo assim fica 242,49 + 44,90 = 287,39 em um scope de somente 20 Mhz e de marca pouco conhecida.

Por esse preço eu prefiro pegar um RIGOL DS1052E de 50 MHz (100 MHz) na DX por 345,60 com frete grátis que é bem mais completo e de marca mais confiável. Uma observação, ele anuncia que é de 50 MHz mas sabemos que dá para hackear facilmente para medir 100MHz e por isso coloquei entre parênteses.

Segue o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava olhando e estou quase vendendo o meu DSO2150 USB (

) que atende bem porém achei os controles pelo computador um tanto chato por ter que depender do mouse para tudo e pedindo um DSO5102P () por causa do vídeo postado pelo Paulo sobre o DS1052E, achei os controles muito legais.

Esse Hantek tem uma tela enorme de 800 X 480 e dá para ver uma onda bem grande.

Link para o comentário

Pessoal, hoje chegou meu osciloscópio Attent 1102c de 100mhz, alguem ai tem experiencia com osciloscopio digital para teste de sinal de bios, video e etc.

ou sabe de um bom curso?

puixando o assunto inicial.

Fallk, tem tido sucesso com o oscilo, atendeu as expectativas e usabilidade?

Link para o comentário

vou aproveitar o tópico para aconselhar alguns bons modelos na relação qualidade/preço, mas sem insistir muito nas suas características.

- rigol 1052e - é um modelo de 50mhz com alguns anos, mas continua a ser uma das referências. dá para hackar para 100mhz e fica igual ao 1102e, mas acho que depende da versão do firmware. não estou muito actualizado acerca deste assunto, mas sei que há colegas que têm este modelo e talvez possam informar melhor.

- siglent 1102cnl/cml - modelos de 100mhz da marca própria de um dos maiores fabricantes mundiais de osciloscópios, que fabrica muitos modelos para várias marcas. a diferença entre os dois modelos é apenas a memória mas, se possível, aconselho a compra do 1102cml. posso falar por experiência própria porque tenho um e é sem dúvida um excelente osciloscópio pelo preço.

- hantek série 5000 - são modelos que atraíram muito a atenção porque são baratos (especialmente os modelos P, com menos memória) e podem ser hackados para 200mhz (até mais um pouco). a sua qualidade de contrução não é das melhores, mas, por exemplo, o modelo 5072P de 70mhz custa 200€ e permite aumentar a sua memória para 40k e a sua largura de banda para 200mhz facilmente porque o SO dos hantek é linux.

comprei um pelo ebay para hacká-lo, mas infelizmente nunca o recebi e foi-me devolvido o dinheiro. foi a única compra em centenas em que me aconteceu essa situação. porém, continuo a considerar comprar outro porque a ideia não me sai da cabeça :)

decidi escrever isto em seguida porque acho que pode ajudar especialmente os menos experientes.

para escolhermos um osciloscópio claro que temos de ter em consideração a qualidade de construção, a tela, o menu, etc, etc, mas há principalmente 3 características principais a ter em conta:

largura de banda: pelo menos 50mhz, mas quanto mais melhor (nós lidamos com frequências elevadíssimas);

taxa de amostragem: nada menos do que 1gsa/s. por exemplo, um osciloscópio de 100mhz com 1gsa/s muitas vezes consegue trigar sinais que em alguns casos podem ser de cerca de 400mhz. evidentemente que o sinal sofre atenuação e a sua amplitude pode ser mal representada, mas ele vai encontrá-lo e ficamos a saber que está presente.

memória: para a reparação, pelo menos 40kpts, mas 1mpts seria o aconselhável.

• Joinha 1
Link para o comentário

System Eletronica Perciva, Desculpa pela demora na resposta, servico nao ta dando prazo.

Sobre o osciloscopio, acho que e uma ferramenta necessaria se souber usar, eu ainda estou aprendendo a usar o meu, mas tenho solucionado problemas com ele, sinal de bios, sinal de video no primeiro resistor da memoria, mas a ferramenta tem recurso demais, entao precisa de tempo para estudar e conseguir verificar tudo com ela.

estou estudando na medida do possivel, e acho que se comprar como eu comprei com um preço bom, compensa ter uma no laboratorio, o meu nao saio mais de 780,00 reais. comprei na china e nao tributou.

Pessoal, hoje chegou meu osciloscópio Attent 1102c de 100mhz, alguem ai tem experiencia com osciloscopio digital para teste de sinal de bios, video e etc.

ou sabe de um bom curso?

puixando o assunto inicial.

Fallk, tem tido sucesso com o oscilo, atendeu as expectativas e usabilidade?

Link para o comentário

Pessoal, comprei meu Rigol 1102E 100Mhz na getrotech, segue o link,

por R$ 1.740,00 com garantia de 3 anos aqui no Brasil. O aparelho é excelente, vale cada centavo pago, pois se for utilizado corretamente com o esquema com formas de onda e frequência, resolve qualquer bronca. Em relação a fazer um hacker no modelo 1052E 50Mhz, não aconselho, pois os novos já estão com  o firmware atualizados, o que impede ser feito o hacker. No site da getrotech, tem uma área com videos ensinando os princípios e utilização do osciloscópio, segue o link, é só clicar na primeira opção que vai para os videos. O videos foram feitos por profissional da Fluke e são de grande valia para o aprendizado.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Eu uso o frequencimetro do multimetro Vichi VC-99 que diz ser até 60Mhz, mas para MHz ele é meio impreciso,  para 32khz funciona perfeito...  esse seu aí em cima é até 10Mhz, certo?

estou pensando em comprar o vichi vc 99, sera que ele é suficiente para medir as frequencias do gerador de clock, cristais, etc ou é melhor pegar um frequencimetro de bancada mesmo?
Link para o comentário

Estava procurando um frequencimetro, e me deparei com este abaixo

me parece que ele não serve para cirstais de placa, pois DC é só ate 100hz

alguem indica um bom ou somete osciloscopio para medir com precisão a frequencia?

Ola amigo, tambem estava de olho em um desses, e tb estou com a mesma duvida.  No anuncio do mesmo diz que ele tem Acoplamento DC ate 100Hz  e AC ate 50MHz (canal A)  e Acoplamento de 50MHz ate 2.4 GHz somente AC (canal B), sera que ele vai servir para medir as frequencias dos osciladores da placa dos notes? Por favor me tirem essa duvida. OBG
Link para o comentário

Estava procurando um frequencimetro, e me deparei com este abaixo

me parece que ele não serve para cirstais de placa, pois DC é só ate 100hz

alguem indica um bom ou somete osciloscopio para medir com precisão a frequencia?

Ola amigo, tambem estava de olho em um desses, e tb estou com a mesma duvida.  No anuncio do mesmo diz que ele tem Acoplamento DC ate 100Hz  e AC ate 50MHz (canal A)  e Acoplamento de 50MHz ate 2.4 GHz somente AC (canal B), sera que ele vai servir para medir as frequencias dos osciladores da placa dos notes? Por favor me tirem essa duvida. OBG

sim. é um excelente frequencímetro de bancada.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Pessoal

alguem conhece esse osciloscopio ? ou possui ele ? gostaria de saber se é bom

Link para o comentário

Amigo, se você está precisando da ferramenta e a grana está curta então ele vai te servir porém se puder investir um pouco mais seria interessante olhar um com ao menos 60 MHz porque ele vai ter uma faixa de trabalho maior e você poderá usar em outras coisas depois. Outro detalhe é que não é bom trabalhar muito próximo do limite do equipamento para evitar distorções.

Também seria interessante um que tivesse pelo menos 100 ou 150 Mas/s (mega samples por segundo ou milhões de amostras por segundo) para aumentar a fidelidade da leitura mas o ideal mesmo seria com 1 GSa/s ou mais porém você não vai conseguir isso em um USB. Com 48 Mas/s, se você trabalhar no limite dele de um sinal de 20 MHz, ele vai te mostrar dois pontos apenas para cada variação de sinal ou pulso do que você for medir e isso pode mascarar sinais transformando praticamente ondas complexas em ondas quadradas ou em senoides perfeitas.

Daí entra o que te falei de evitar trabalhar no limite do equipamento para evitar distorções...

Esse de 20 MHz já não vai conseguir visualizar os cristais da placa de rede que trabalham a 25 MHz.

Tive um DSO2150 USB e deixei um pouco da experiência que tive com ele acima. É bem fácil de usar e muito útil porém não é tão prático com usar os botões diretamente como em um de mesa, mesmo assim se a grana estiver curta, vale a pena ter um desses que é melhor que não ter.

Link para o comentário

Amigo, se você está precisando da ferramenta e a grana está curta então ele vai te servir porém se puder investir um pouco mais seria interessante olhar um com ao menos 60 MHz porque ele vai ter uma faixa de trabalho maior e você poderá usar em outras coisas depois. Outro detalhe é que não é bom trabalhar muito próximo do limite do equipamento para evitar distorções.

Também seria interessante um que tivesse pelo menos 100 ou 150 Mas/s (mega samples por segundo ou milhões de amostras por segundo) para aumentar a fidelidade da leitura mas o ideal mesmo seria com 1 GSa/s ou mais porém você não vai conseguir isso em um USB. Com 48 Mas/s, se você trabalhar no limite dele de um sinal de 20 MHz, ele vai te mostrar dois pontos apenas para cada variação de sinal ou pulso do que você for medir e isso pode mascarar sinais transformando praticamente ondas complexas em ondas quadradas ou em senoides perfeitas.

Daí entra o que te falei de evitar trabalhar no limite do equipamento para evitar distorções...

Esse de 20 MHz já não vai conseguir visualizar os cristais da placa de rede que trabalham a 25 MHz.

Tive um DSO2150 USB e deixei um pouco da experiência que tive com ele acima. É bem fácil de usar e muito útil porém não é tão prático com usar os botões diretamente como em um de mesa, mesmo assim se a grana estiver curta, vale a pena ter um desses que é melhor que não ter.

mtp obrigado pela explicaçao ajudou mto

e esse aqui deve ser ideal né ?

Link para o comentário

Comprei um DSO5102P a pouco tempo e gostei muito do aparelho pela tela com muita resolução que dá para ver muitas divisões e consequentemente um comprimento de onda bem grande. Também gostei muito de usar os botões rotativos que facilita muito na hora de você escolher o tempo e o numero de volts por divisão (na prática é a altura da onda) e esse DSO5102B ainda é melhor por ter mais memória de trabalho e isso vai influenciar que você poderá dar mais "zoom" em uma onda já adquirida e congelada.

Só pede para te enviar com um valor mais baixo, o que me salvou é que o meu foi declarado como 120 obamas e paguei imposto sobre esse valor. Se ele fosse enviado como o valor completo de 320 eu tava lascado.

Se couber no seu orçamento, vai fundo!

Link para o comentário

mtp obrigado pela explicaçao ajudou mto

e esse aqui deve ser ideal né ?

Amigo uma dica, quando escolher o frete escolha por EMS, fuja de DHL ou Fedex, esses com certeza vc pagará imposto de importação pq a própria transportadora faz o recolhimento, por EMS pode ser que passe batido pela Receita e não pague nada, o meu eu comprei na Dealextreme e escolhi o frete free que eles oferecem e passou batido pela receita, nem acreditei, o problema que obviamente demora mais. Mas se vc quiser mesmo que venha pela DHL, faz como o Cassio falou pergunta antes de fechar a compra se eles declaram mais barato, pq é certeza que vão te taxar.

Eu comprei um desse e apesar de ser 50Mhz me serve perfeitamente pra reparo em pl.mãe de notebook. Tem um excelente review em português dele aqui:

E uma vídeo aula sobre osciloscópio usando ele aqui:

Link para o comentário

ola pessoal

alguem conhece esse osciloscopio  ?

ele é bom para trabalhar com placa de notebook?

obrigado

Link para o comentário

ola pessoal

obrigado

Agilent é umas das melhores marcas de osciloscópio, esse modelo é um modelo de entrada mas pra trabalhar com manutenção tá de ótimo tamanho, e 50Mhz já é mais que suficiente pra se trabalhar com placas de notes.

Link para o comentário

ola pessoal

obrigado

Agilent é umas das melhores marcas de osciloscópio, esse modelo é um modelo de entrada mas pra trabalhar com manutenção tá de ótimo tamanho, e 50Mhz já é mais que suficiente pra se trabalhar com placas de notes.

obrigado amigo , eh que ja ouvi falar que para note teria que ser 100mhz mas ai eu pensei os cristais maiores de um aplaca de note geralmente são 25mhz

pretendo mexer com games ano que vem , sera que ele sera util com 50mhz tbm ?

Link para o comentário

Acredito que sim. Vi que ele tem uma taxa de amostragem de 1 Giga sample e isso é excelente mas também acredito que caso você precise de mais frequência que isso no futuro deve ter como hackear ele para até 200 MHz apesar de acreditar que não seja necessário mais que 50 MHz.

Link para o comentário

Acredito que sim. Vi que ele tem uma taxa de amostragem de 1 Giga sample e isso é excelente mas também acredito que caso você precise de mais frequência que isso no futuro deve ter como hackear ele para até 200 MHz apesar de acreditar que não seja necessário mais que 50 MHz.

obrigado pela informação , é que sou meio leigo em relacão aosciloscópio , não sei se é sorte mas resolvo quase todos os problemas sem ele pois mexo só com notebooks

e geralmente é BGA ou curto na placa . Li alguns artigos dizendo que é ilusão e tal mas tbm vejo mta gente dizendo que é indispensável! a opinião de voces é que esse osciloscópio então é uma boa compra ?

desde ja obrigado e vai um joinha pra voces que estão me ajudando 

Link para o comentário

toda a série 5000 de osciloscópios hantek pode ser hackeada para os modelos de 200mhz porque as motherboards são exactamente as mesmas.

a questão da ilusão já foi debatida e, na minha opinião, a utilidade das ferramentas está directamente ligada ao conhecimento do técnico. portanto, a utilidade do osciloscópio será proporcional ao conhecimento que o técnico tem de electrónica e do funcionamento do notebook.

esta minha dúvida não é crítica, a sério, mas gostava de perceber por que se está a gerar o mito dos 50mhz nos notebooks.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...