Imagens recentes do fórum
-
20260623-103017-424.jpg
20260623-103017-424.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivod9d090fdb5abbdab183a76fb606ea063 Data do anexo23/06/2026 Publicado porIdalio Manuel -
20260623_094556.jpg
20260623_094556.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivo11d3c66dc926688d880f3246440b23c0 Data do anexo23/06/2026 Publicado porpaulo cesar bevolo -
IMG-20260602-WA0104.jpg
IMG-20260602-WA0104.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivo3933caf9213b141e42f935af8ed14dc6 Data do anexo23/06/2026 Publicado porriclira -
tastast.png
tastast.png
Visualizações0 Tamanho do arquivoc64f210612e24ba931ac6f05d5e2e02c Data do anexo23/06/2026 Publicado porMarceloRibeiro94 -
20260622-224156-980.jpg
20260622-224156-980.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivo96d0f46e9fd9fe3fb55db2a6cdbcc75f Data do anexo23/06/2026 Publicado porIdalio Manuel -
WT751002.jpg
WT751002.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivo7667bc029287409902df56c9beb5be74 Data do anexo23/06/2026 Publicado porIdalio Manuel -
WhatsApp Image 2026-06-22 at 19.09.39.jpeg
WhatsApp Image 2026-06-22 at 19.09.39.jpeg
Visualizações0 Tamanho do arquivoeb6f5301a7f5c78841c18a1bc89f8299 Data do anexo22/06/2026 Publicado porMarcos Adriano da Silva -
20260622-190149-600.jpg
20260622-190149-600.jpg
Visualizações0 Tamanho do arquivo96db8b9d771352c6e9aa19bd5f01a876 Data do anexo22/06/2026 Publicado porIdalio Manuel -
Captura de tela 2026-06-22 174339.png
Captura de tela 2026-06-22 174339.png
Visualizações0 Tamanho do arquivo8f9560119ffcb87b3868c28175dce1d8 Data do anexo22/06/2026 Publicado porNino Henrique -
vostro 15 3511.jpeg
vostro 15 3511.jpeg
Visualizações0 Tamanho do arquivo4b7beddd9306d86ada4395d0929a2bd9 Data do anexo22/06/2026 Publicado porDK support -
WhatsApp Image 2026-06-22 at 15.02.37.jpeg
WhatsApp Image 2026-06-22 at 15.02.37.jpeg
Visualizações0 Tamanho do arquivoa22a16495480a04d002f005f9817c9a4 Data do anexo22/06/2026 Publicado porpaulopercio -
Screenshot_20260622_073727_Gmail.jpg
Screenshot_20260622_073727_Gmail.jpg
Visualizações1 Tamanho do arquivo950b3a5054281c45d15a9aea000165f7 Data do anexo22/06/2026 Publicado porEliezer Lauretto Correa
Todas Atividades
Atualizada automaticamente
- Recentes
-
AMD FSR 4.1 Chega Mais Cedo para GPUs RX 7000 e NVIDIA 'Blackwell-Next' Já Aparece no Kernel Linux!
E aí, turma da bancada! O trem tá acelerado no mundo das GPUs, sô! A AMD resolveu fazer uma surpresinha boa e liberou o FidelityFX Super Resolution (FSR) 4.1 para as placas da série Radeon RX 7000 antes do previsto, e ainda com um empurrãozinho do pessoal do Linux. Enquanto isso, a NVIDIA já tá lá na frente, preparando o terreno para a próxima geração de arquiteturas, com o codinome 'Blackwell-Next' dando as caras nos patches do kernel Linux 7.2. É muita novidade pra gente ficar de olho! Acelerando o jogo: a AMD trouxe o FSR 4.1 para as RX 7000 antes da hora, e a NVIDIA já está de olho no futuro com o 'Blackwell-Next' no Linux, mostrando que a briga por desempenho e otimização não para, principalmente para quem usa Linux e está sempre na vanguarda. FSR 4.1 na Linha RX 7000: Um Presente Antecipado A AMD surpreendeu a galera ao lançar o driver Adrenalin Edition 26.6.2, que traz o suporte ao FSR 4.1 para todas as GPUs de desktop da série Radeon RX 7000. A previsão inicial era só para julho, mas parece que uma ajudinha do Proton Experimental da Valve acelerou o processo. O fato é que um arquivo DLL assinado pela AMD para a versão INT8 do upscaler acabou vazando através do Proton, e a AMD resolveu antecipar o lançamento oficial do driver. Isso é uma ótima notícia para quem tem uma placa RDNA 3, como a RX 7900 XTX, RX 7900 XT, RX 7800 XT, RX 7700 XT, RX 7600 e outras. O FSR 4.1 é uma evolução significativa em relação ao FSR 3.1, que era baseado em shader. Agora, a versão 4.1 utiliza um modelo de machine learning (ML) que roda nos aceleradores de matriz INT8 dedicados das placas RDNA 3. Isso permite uma reconstrução de detalhes mais fina e uma redução de serrilhados mais precisa. A AMD demonstrou ganhos de desempenho impressionantes, com um aumento de quase 50% nos FPS em jogos rodando em 4K, além de uma melhora visível na nitidez da imagem. O Que Muda para os Usuários? Desempenho Aprimorado: O FSR 4.1 oferece um ganho substancial de FPS, especialmente em resoluções mais altas. Qualidade de Imagem Superior: A tecnologia ML garante detalhes mais nítidos e menos serrilhados. Disponibilidade Antecipada: Usuários da série RX 7000 podem aproveitar a novidade já, bastando atualizar o driver Adrenalin. Linux na Frente: Gamers de Linux com RDNA 3 já tinham acesso experimental via Proton, o que mostra a importância da comunidade open-source. É importante notar que, embora o FSR 4.1 esteja disponível para as RX 7000, a geração de quadros (frame generation) ainda permanece na versão FSR 3.1 para essas placas. Além disso, a AMD está trabalhando em modelos mais leves do FSR 4.1 para dispositivos APU RDNA 3, como o Steam Deck e o ROG Ally X, o que é bão demais! NVIDIA e o Futuro 'Blackwell-Next' no Linux Enquanto a AMD agita o presente, a NVIDIA já está com um olho lá na frente, preparando o terreno para suas próximas arquiteturas de GPU. Foi avistada uma referência a 'Blackwell-Next' nos patches do kernel Linux 7.2. Embora a NVIDIA já tenha revelado roteiros com arquiteturas como Rubin e Feynman, essa menção a 'Blackwell-Next' sugere que a empresa está avançando rapidamente no desenvolvimento. Essas atualizações no kernel Linux são cruciais para garantir que os sistemas operacionais de código aberto estejam prontos para as novas tecnologias assim que elas forem lançadas. A inclusão de suporte para CXL DVSEC-based readiness polling para 'Blackwell-Next' no driver nvgrace-gpu vfio-pci variante indica que a NVIDIA está investindo pesado na integração de suas futuras GPUs com o ecossistema Linux. Ainda que o foco principal dessas arquiteturas de ponta seja o mercado de IA e HPC (High-Performance Computing), com produtos como os servidores Dell PowerEdge XE8812 baseados na arquitetura Nvidia Vera Rubin NVL4, essa movimentação no kernel Linux é um bom sinal para a comunidade de hardware em geral. Afinal, as inovações que nascem nesse segmento de alta performance costumam, com o tempo, chegar aos produtos para consumidores finais. Impacto para a Comunidade EletrônicaBR Pra nós, técnicos e entusiastas, essas notícias significam muito. A evolução das tecnologias de upscaling como o FSR 4.1 da AMD mostra o quão rápido o hardware e o software estão se integrando para entregar mais desempenho e qualidade. O fato de o Linux estar na vanguarda, com implementações experimentais antes mesmo dos lançamentos oficiais, é um lembrete da importância de dominar sistemas operacionais e drivers, além do hardware em si. E a NVIDIA já preparando o terreno no kernel Linux para suas próximas arquiteturas, mesmo que sejam focadas em HPC, nos dá uma prévia do que esperar em termos de complexidade e integração. É um campo fértil para quem gosta de fuçar, otimizar e extrair o máximo das máquinas. Quem aí já tá pensando em testar o FSR 4.1 na sua RX 7000 ou curioso pra ver o que o 'Blackwell-Next' vai trazer? Compartilhem suas opiniões e experiências aí nos comentários, sô! Fonte: https://wccftech.com/amd-reportedly-enables-fsr-4-on-rdna-3-gpus-through-valve-proton-experimental/
-
FM TECNOLOGIA / PORTO VELHO / RO / BRASIL
seja bem vindo! Segue alguns links que podem ajudar: Manual do Usuário Dúvidas frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? Conheça agora os segredos!!! Só não use Caps Lock nas mensagens!
-
nagkiller começou a seguir: FM TECNOLOGIA / PORTO VELHO / RO / BRASIL
-
portogunx alterou sua foto pessoal
-
Luiz RJ começou a seguir: Bios LG 22V30R testada download.
-
Luiz RJ começou a seguir: Bios LG 22V30R testada download.
-
Bios LG 22V30R testada download.
- 0 downloads
Bios LG 22V30R testada download".Free -
Bios LG 22V30R testada download.
Bios LG 22V30R testada download. Bios LG 22V30R testada download". Informações do Arquivo Uploader Luiz RJ Enviado 23/06/2026 Categoria LG Visualizar Arquivo
-
FM TECNOLOGIA / PORTO VELHO / RO / BRASIL
Apresentação ainda não aprovada. Olá, FM TECNOLOGIA. Para manter a organização da bancada da comunidade, a apresentação não deve ser escrita em caixa alta. Por favor, responda neste próprio tópico usando letras maiúsculas e minúsculas normalmente. Utilize o formato abaixo para atualizar sua apresentação: Título: Seu Nome / Cidade / Estado ou Nome / País Descrição: Qual seu nível técnico? (Amador, Estudante, Técnico, Engenheiro ou Empresário) Quais habilidades em eletrônica ou informática você tem ou pretende adquirir? Em quais áreas ou equipamentos você tem mais foco? (notebooks, impressoras, etc.) Qual é seu principal objetivo ao entrar na comunidade? Conte um pouco sobre você (experiência, cidade, profissão, curiosidades). Com essas informações a sua chegada ficará bem organizada e a Maya Volt poderá reavaliar a apresentação. — Maya Volt Moderadora da Comunidade
-
FM TECNOLOGIA / PORTO VELHO / RO / BRASIL
Iniciante, quase nenhuma habilidade no momento com eletronica, mas quero entrar no forum para ajudar os estudos sobre o temos, gostaria de trabalhar com impressoras e notebooks, a comunidade parece ótima para quem estar iniciando e gosto de trocar informações. Tenho 27 anos e trabalho com TI, mas ainda não com eletronica
-
FM TECNOLOGIA começou a seguir: FM TECNOLOGIA / PORTO VELHO / RO / BRASIL
-
Acer Aspire 3 A315-56-58RL - Board FH5LI LA-J801P Rev 1.0 - No battery charge
@gajobar , bom dia. Alguns modelos desse notebook possuem uma microchave perto do slot de memória que costumam dar problema, pesquise no esquema por SWG2 e verifique se está chaveando, geralmente a tampinha que cobre o slot de memória é a responsável por aciona-la. Se essa chave não for acionada, a bateria não carrega mesmo. Caso esteja em ordem siga o sinal BI_GATE, também verifique se a pilha 2032 está boa. Outra coisa que pode fazer é tentar a regravação da main bios, não esqueça de fazer o backup antes do arquivo original.
-
-
HuntKey HK300-43P - Não liga (proteção ativa no WT751002)
Vamos lá... A fonte estava morta mais não estava esquentando nada só tinha o SB. No WT751002 estava com 5V na proteção. Eu fui investigar e encontrei o Q4 estourado. Troquei e percebi que ele esquentava. Eu não tinha percebido o R41. Falha minha. Eu acredito que trocando R41 e Q4 vai ficar com uma parte circuito OK.
-
Luiz Turan se registrou na comunidade
-
Lenovo placa NM-D521 não liga
Olá, estou com um NB semelhante, porém o meu não libera os 3.3. Também fiz o SIO, reballing, mas gostaria de regravá-lo assim que achar um arquivo. Mantenho informado, mas, no seu caso, você consegue regravar a EC do SIO. Provavelmente volte, pois ele que libera as tensões de 3 e 5.
-
Eduardo Uber se registrou na comunidade
-
Fabio Porto/Magé /RJ/ Brasil
Apresentação aprovada. Olá, Fabio. Seja bem‑vindo à bancada da comunidade Eletrônica BR! Sua experiência com equipamentos de informática e o interesse em aprender mais sobre esquemas e reparos já dão um bom ponto de partida. Continue participando dos fóruns, abrindo tópicos com dúvidas específicas e compartilhando o que for útil. Quando precisar de arquivos técnicos, lembre‑se de que o acesso depende de Créditos EBR ou assinatura VIP, conforme o seu nível. Manual do Usuário Dúvidas Frequentes Sistema de Créditos do EBR Preciso de um arquivo e não tenho créditos Como fazer downloads no fórum? — Maya Volt Moderadora da Comunidade
-
HuntKey HK300-43P - Não liga (proteção ativa no WT751002)
Não entendi... você não postou fotos e disse que Q4 e R41 estavam queimados/esquentando muito/torrados/estourados? Se a resposta for sim, então tem ai componentes danificados causando a queima do restante do circuito e deveria ser investigado! A tensão provavelmente está muito alta no primário, causando a queima desses componentes. Flw...
-
Fabio Porto/Magé /RJ/ Brasil
Olá Amigos da Eletrônica BR, Sou novato nesse lance de eletrônica, possuo um conhecimento básico até intermediário. Estou aqui para trocar informações. Atuo mais na parte de equipamentos de informática e meu objetivo aqui no fórum é aprender mais e compartilhar conhecimento. Atuo nessa área de informática a bastante tempo, porém sem um curso técnico, hoje em dia existe muitos cursinhos específicos e vamos cursando e aprendendo com eles, e aqui não é diferente, vim para aprender, somar e compartilhar conhecimento. E o que mais me chamou atenção aqui é saber que vocês disponibilizam de vários arquivos como BIOS, esquemas elétricos etc... Estou aprendendo a usar esses esquemas para identificar problemas em placas de notebooks, placa de vídeo, placa mãe etc... Bem é isso. Obrigado desde de já pela atenção de vocês.
-
Projeto Camaleoes alterou sua foto pessoal
-
Marcio_Fonseca alterou sua foto pessoal
-
gilvane nunes se registrou na comunidade
-
Qué onda este foro? Realmente es para ayudar o es puro verso??
Lamentablemente frustrado con este foro. Acaso es una red social para tener un montón de influencer y publicadores compulsivos para obtener créditos?? Es desastroso tener que lidiar con esto en vez de ser un foro que realmente ayuda a los técnicos y la comunidad. Cómo puede ser que tenga que juntar créditos para poder descargar un programa que ni se si me va a funcionar, pero debo hacerlo para poder reparar un trabajo que debo entregara un cliente y que esos créditos dependan de que posetee y alguien se digne a leerme??!!! Basta!!! Si hacen un foro para ayudar y colaborar, que así sea. NO una red social más que busque tráfico en la red y que se masivise por tener más y más integrantes Una pena y mucha bronca
-
Marcio_Fonseca se registrou na comunidade
-
portogunx se registrou na comunidade
-
HuntKey HK300-43P - Não liga (proteção ativa no WT751002)
Não está queimando eu consigo deixar ela ligado o Q41 devia estar esquentando por causa do R41.
-
HuntKey HK300-43P - Não liga (proteção ativa no WT751002)
-
Bose S1 Pro - placa T651000009390 v2.1 - não liga, bobina L11 não habilita 26V
o defeito estava nos resitor alterado e capacitor, mais a inda vou fazer mais teste pra ver se e so isso
-
Esquema do Nobreak SMS Sinus Double II DSP 3200VA (μSS3200 Di
Olá, Paulo Cesar. Fiz uma busca no acervo de downloads do fórum com os termos do seu pedido (SMS Sinus Double II DSP 3200VA, µSS3200 Di), mas infelizmente não encontrei uma correspondência confiável para o esquema elétrico, diagrama ou manual de serviço deste nobreak. Isso significa que o arquivo ainda não está disponível em nossa base de downloads. Próximos passos sugeridos Se você tiver o link externo de onde viu ou tentou baixar o esquema em outro site, poste aqui — isso pode ajudar a localizar o arquivo e enviá-lo ao acervo. Fotos da placa principal, placa de potência, fonte auxiliar e etiqueta com o modelo completo também são muito úteis para quem tiver o diagrama e puder contribuir. Informe também qual defeito específico está apresentando o nobreak — muitas vezes a comunidade já conhece a falha típica e pode orientar mesmo sem o esquema completo. Vou mencionar @Moderador para que a equipe possa verificar se alguém tem esse material ou se há a possibilidade de incluí-lo no acervo futuramente.
-
AQUISIÇÕES 2ºBPE se registrou na comunidade
-
Asus vivobook Go 15 placa E1404FA_MB Rev: 2.2 sem consumo e nâo liga ?
Fala pessoal desde ja agradecendo a ajuda de cada um aqui , as medições no BQ24800 O vcc do Ci esta recebendo os 19V de alimentação ja ACDET esta com 0.200 mv , 3 e 5v não tem , acompanhando a trilha removi um dos contatos das bobinas de 3 e 5v da placa de um lado injetendo 3v 0.700A os mosfets de cada fonte estão fervendo . espero estar fazendo a medição correta dessa placa .Caso não esteja toda ajuda e explicação é bem vinda .
-
Esquema do Nobreak SMS Sinus Double II DSP 3200VA (μSS3200 Di
Olá, Paulo Cesar. Pesquisei no acervo de downloads do fórum, mas infelizmente não encontrei o esquema elétrico, service manual ou diagrama do Nobreak SMS Sinus Double II DSP 3200VA (μSS3200 Di) disponível para download. Como você está na área de pedidos de esquemas (Fontes e Nobreaks), vale lembrar que esta área é destinada a usuários com Créditos EBR ou assinatura VIP. Sua conta atualmente não possui créditos, e você pode obtê-los participando da comunidade — ao receber Joinhas de outros membros, você ganha 10 Créditos EBR por Joinha. Com 10 créditos, é possível adquirir a assinatura Download 1 (1 download diário por 1 semana) na página de assinaturas. Mais detalhes no tópico oficial: Sistema de Créditos do EletrônicaBR. Alternativa rápida: Se preferir acesso mais imediato, existe a opção de assinatura VIP. Mas, enquanto isso, você também pode postar seu pedido no fórum principal Fontes & No-Breaks, onde não há exigência de créditos para solicitar ajuda. Para tentarmos localizar o esquema, seria útil fornecer mais detalhes: fotos da placa de potência e da placa de controle (com os códigos de revisão/PCB), modelo exato do transformador, CI controlador (como TL494, KA7500, SG3525, etc.) e informações da fonte auxiliar (standby). Quanto mais dados, maior a chance de alguém reconhecer o circuito ou ter algo similar. Vou mencionar o @Moderador para que a equipe humana possa verificar se esse arquivo existe no acervo e, se possível, incluí-lo futuramente.
- Hoje
-
Esquema do Nobreak SMS Sinus Double II DSP 3200VA (μSS3200 Di
Olá pessoal, Estou realizando manutenção em um Nobreak SMS Sinus Double II DSP 3200VA (μSS3200 Di) e estou procurando o esquema elétrico / service manual / diagrama eletrônico deste equipamento. Se alguém tiver o esquema completo, diagrama da fonte auxiliar, placa de potência, placa de controle ou documentação técnica relacionada, ficarei muito grato pelo compartilhamento. Desde já agradeço pela ajuda.
-
antonioxx753835 se registrou na comunidade
-
Avell Storm GM5AD0O MB V1.0 / Esquema / Bateria não carrega
@Roberto275803 grande roberto
-
dragaocelta se registrou na comunidade
-
Katiane.infotech se registrou na comunidade
-
Dell Inspiron N4110 - DAV02AMB8F0 - Não liga após leitura de BIOS/EC com CH341A
primeiro, a leitura foi feita diretamente na placa ou removeu a bios ? a BIOS vim zerada assim pode ser algum mal encaixe ou acabou queimando a BIOS e nao corrompeu, eu começaria verificando as soldagens correta da EPROM/BIOS na programadora, me diga o modelo exato da BIOS, algumas EPROM trabalha na tensao de 1.8v e a CH341A sozinha trabalha com 3,3v normalmente teria que usar um adaptador pra converter pra 1.8v, isso pode queimar a bios.
-
Jose Herlandess se registrou na comunidade
-
Avell Storm GM5AD0O MB V1.0 / Esquema / Bateria não carrega
@paulopercio @DataBR Colega, Eu não sei se isto ajuda, mas eu já peguei uma infinidade de notebooks com problema de carregamento e mais de 90% o problema estava no gate dos mosfet de entrada de alimentação da fonte do notebook. Quando no gate deveria existir 25 v tinha somente 19 v. Sempre encontrei mosfet em curto ou com fuga entre o gate e source por isto a tensão de entrada ficava sempre no gate impedindo o chavamento 100% do mosfet. Se o defeito não estava nos mosfet de entrada então passava a analisar o PWM de carga e os resistores shunt Abs, Roberto
- Lenovo IdeaPad Gaming 3i 15IHU6 - LA-L161P - Não liga
-
Wesley Spindola / Taubate / SP
Obrigado