Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.156 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.531 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.303 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.769 tópicos neste fórum
-
boa noite pessoal , estou com este aparelho sem 3 e 5v, verificado curto na linha de 3 e 5v estaá 60ohms, efetuei a troca do pwm primário sem sucesso continuo sem os 3 e 5v, alguém sabe se há algo a fazer sem condenar está placa
-
- 5 respostas
- 453 visualizações
-
-
-
-
Olá a todos. Peço desculpas incialmente pois esse post. Era para estar na ABA BIOS. Mas não consigo acessar a página relaciona. Estou com equipamento do cliente modelo VAIO FE14 ( VJFE42F11X) (NS 89369249L). O mesmo liga, mas com pouco tem ele desliga. Já tivemos esse mesmo problema na loja. E apesar de sermos representantes da Positivo não conseguimos o arquivo da BIOS desse modelo. Feito uma pesquisa no Google chegamos a este fórum. Ao tentar realizar o download foi solicitado cadastro, depois aprovação e agora essa solicitação de um post. Logo gostaria que fosse disponibilizado essa versão de BIOS para que possamos realizar o teste no equipamento. Desde já agrade…
-
-
- 2 respostas
- 742 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Olá a todos, Algum colega poderia disponibilizar o arquivo da bios da máquina: VAIO FE14 (Core i5 CometLake - VJFE42F11X) - EM IW522 V2.0 Desde já agradeço
-
- 4 respostas
- 645 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Estou com esse notebook que não inicia o windows 10. Fica tentando iniciar e reparar e finaliza com tela azul abaixo. Já fiz o teste com 2 ssd M2 com windows e com SSD normal no conector sata. Fiz a instação do linux em outro SSD, sobe normal o linux. Regravei a bios com um arquivo aqui do fórum em outro chip....porém o defeito permanece. Tentei também várias alteração no setup da máquina (fast boot, segurit boot ), mas sem sucesso.
-
-
- 15 respostas
- 1,8k visualizações
- 6 seguidores
-
-
Estou com esse notebook sem funcionar teclado e mouse, ja formatei com todas versões de windows e linux e não funciona, teclado ja testado e funcionando, ja atualizei bios, e por ultimo fizemos um teste trocando a firmeware do super IO de outro modelo porque não achamos a dessa placa vjfe41f11x, ai o teclado funciona mais o mouse não e a bateria não carrega. então gostaria de pedir ajuda aos amigos se tiverem alguma placa dessa e puderem disponibilizar a firmeware do super IO para poder regravar. Desde já agradeço.
-
- 6 respostas
- 815 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Boa tarde amigos, estou com uma VAIO FE14 VJFE41F11X-B1121H (ainda estou aprendendo, mexendo como hobby). Ele liga, mas não da video na tela do note e tambem no hdmi. -- Testei as tensões primarias, 3,3V, 5,0V (marcado de verde) -- Tensões secundarias 1,2v e 0,8-0,9v (marcado de vermelho --ao ligar a maquina) **acredito que estejam corretas -- Essa bobina (ou PL como vi alguns se referindo em videos) (marcada de laranja) não apresenta tensão nenhuma. acredito que ela seja relacionada ao video -- Essa marcada de rosa tem 13v se não me engano (devia ter anotado kkk) *-: Ao ligar a maquina, ela liga normalmente, pisca o led do nvme, liga o hd, aquece o processador e o nvm…
-
-
- 1 resposta
- 46 visualizações
- 1 seguidor
-
-
Bom dia Senhores. Estou com um VAIO FE14 VJFE41F11X-B0441H, e este notebook está dando muito trabalho para fazer com que suba vídeo. As vezes tenhos que desligar ligar umas 15x para dar vídeo, e quando liga não apresenta nem um tipo de erro, e quando reinicio também demora para dar vídeo. Sistema operacinal é Windows 10 Pro. Quando desligo a bateria e espero uns 10 minutos e ligo novamente, o vídeo as vezes aparece mais rápido. Não foi feito nem um tipo de reparo por mim como troca ou remoção de nem um tipo de componente, além do mais sei só o básico de eletrônica, já a parte de informática meu conhecimento é bastante maior. Principalmente…
-
-
- 2 respostas
- 3,7k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Quando eu estou usando apresenta listras na horizontal e piscadas de tela. As vezes superaquece e começa a piscar muito. Já resetei a Bios, formatei e instalei drivers através do driver booster e não resolve. Pelo o que eu vi no reclame aqui isso é um defeito de fabrica desse modelo. Alguém sabe como corrigir ?? Não encontrei o esquema da placa
-
- 1 resposta
- 549 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa tarde amigos Estou com esse note na bancada aparentemente sem nenhum curto nas pls. Todas as tensões subindo certinho, cooler girando, led verde acendendo, bateria carregando.... Gostaria de ajuda pra poder baixar o arquivo de bios dele aqui do site e regravar pois imagino que seja apenas esse o problema. Ou se algum colega tiver alguma outra ideia do que mais posso verificar, estou aberto a todo conhecimento possível. Grato desde já!!
-
- 3 respostas
- 100 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Olá pessoal do fórum...entrou esse notebook sem ligar absolutamente nada e sem nenhum consumo de corrente, o aparelho já passou por outra assistência e claro já mexeram na BIOS, mas o pior não é isso, o pior é que arrancaram dois resistores que vão ligados nos terminais 3 e 6 da flash da BIOS conforme pode ser visto na foto abaixo. E como pra essa placa não existe o esquema elétrico peço encarecidamente que se algum técnico esta mexendo com essa placa na bancada se não pode por favor fazer a medição desses dois resistores e me passar o valor da resistência deles. Quem puder ajudar muito obrigado.
-
-
- 6 respostas
- 1,5k visualizações
- 4 seguidores
-
-
Notebook tem todas tensões nas bobinas, menos a tensao gerada na bobina que gera depois de dar video Bios ja mexida por outro tecnico, porem tem as tensões corretas (nao tenho creditos para baixar nova bios) Alguem que possa dar uma luz ?
-
-
- 3 respostas
- 599 visualizações
- 3 seguidores
-
-
boa tarde, estou com problema em um Vaio FE15 VJFE5211X-B0211H, como hibernar e nao dar mais video, ligar e nao dar video, e suspeito muito que seja a bios, tensoes estao todas ok, porem nao encontro a bendito arquivo na internet, desde ja conto com a ajuda de todos, obrigado!
-
-
- 4 respostas
- 608 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Colegas, Gostaria da ajuda de vocês para analisar o PWM de vcore desta placa. A placa liga sobe todas as tensões consumo 150 mA quando o normal seria 470 mA por isto não tem vcore e portanto não dar video e nem acende o led verde do conector do power-on. As tensões que faltam referem-se a etapa do vcore. Esta placa não tem esquema e nem boardview então baixei o datasheet pwm de vcore que pode ser RT3605BE ou VL3605BE Chequei as tensões principais de alimentação e enable do PWM e estão presentes. Os mosfet do vcore teste todos e tudo normal, sem curto e sem nada anormal. Pode ser algum sinal do Processador (PCH) f…
-
-
- 5 respostas
- 465 visualizações
- 4 seguidores
-
-
-
-
Bateria não carrega, comprei uma bateria nova achando que o problema iria resolver e continuou o mesmo defeito, fiz o procedimento de reset da bateria ele volta pra 100 % e vai descarregando e não carrega, meu notebook apresentou esse defeito com 6 meses de uso acionei a garantia e eles entraram remotamente e rodou um programa que resolveu o problema, conversei com eles agora de novo eles pediram para enviar o produto para analise pois não esta na garantia, eu também ja testei outra fonte de carregador e não carrega mesmo assim, já formatei varias vezes pro Windows 11 e agora voltei para o Windows 10 mas sem sucesso. Por favor me ajudem se alguém já pa…
-
-
- 8 respostas
- 2,2k visualizações
- 3 seguidores
-
-
ja tenho o notebook ha uns 2 anos, o primeiro problema foi com o teclado e um amigo meu trocou, mas a tampa do teclado nao fecha ate hoje tem um espaço (acho q tomei choque ate mas pode ser impressao), e depois de um tempo a bateria começou a zerar rapido, e colocava na tomada e descarregava, o note começou a desligar sozinho e ligava tendo 100% e depois caia a bateria. mandei pra assistencia tecnica e trocaram a bateria umas 3x ja e o mesmo problema continua, nao sei se é o hdd, memoria ram (apenas 8gb), a placa de video é integraga, intel core5 10ª geraçao. peguei o notebook hoje da assistencia e ele desligou e demorou pra ligar, eu uso ele para trabalho e nem sei como …
-
-
- 8 respostas
- 979 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
-
Notebook de cliente que me chamou e informou que havia caído no chão o equipamento e estava saindo a imagem inicial e não subia mais nada, verifiquei e o backlight sobe mas a logo da sony não sobe, analisei a placa e notei que bem perto do processador a bobina PL9 está esquentando muito poderia ser BGA do processador ou alguma coisa nessa linha dessa bobina alguém tem esse datasheet ou já pegou algum desse com esse mesmo defeito?
-
-
- 5 respostas
- 661 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Boa noite to com esse vaio modelo de placa m851 da foxconn mbx-218 rev:1 que ao ligar o nome vaio aparece no fundo da tela e some mais nada de acender a tela. as tensões 1,8/1,5/5v/3,3v/1,15v e as demais tudo ok. O que pode ocorrer? Não gravei bios pois preciso das duas bios e do esquema desta placa. Processador intel ps=SLB94/AC828M45. As bios é a U11 e a U46 preciso das duas e do esquema.
-
- 7 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
Ola povo primeiramente obrigado por me deixar fazer parte desse excelente fórum, fiz curso de soldas e manutenção de notebooks recentemente, e agora me deparei com esse note de um cliente modelo VPCB11QGX/B core i3 4gb de ram ddr3. O problema é quando tenta ligar ele, a tecla power acende e apaga, os leds tbem dos 3 cadeadinhos acendem e apagam, sacam quando o carro tenta liga no inverno?? Depois de algumas tentativas ele liga normalmente, dai depois de algum tempo posso desligar ele e ligar que liga normalmente. Depois que esfria ele ja começa com isso. Também testei sem bateria só com o cabo de força e o procedimento é o mesmo. Acontece que não sei por onde começa…
-
- 41 respostas
- 3,4k visualizações
-