Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 32.981 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.414 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.292 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.041 posts
  1. Olá, galera, gostaria se puderem me ajudar o que pode estar acontecendo com esse circuito. Apos problema que vi e vejo nestes modelos que vem com esta bateria que usa 3 modelos de bateria de tables juntas numa pcb que uma delas com tempo incha de chegar ao ponto de romper tampa com carcaça, apos isso eu substitui a bateria por uma nova que as outras estao normais ou ate mesmo substitui as tres e ate a pcb e nao acontece nada, a bateria simplesmente aparece conectada carregando mas nao sai do 0% blz, so que no carregador conectado as voltagens estao normais, o que eu acho estranho que desconecto e por exemplo a voltagem que tem na bateria nao retorna para placa na pcb…

• 10 respostas
    • 1,5k visualizações
  2. Galera, peguei um notebook HP DV4 de placa LA-4101P. Com a placa em bancada, quando plugado o carregador ele acendia o led do power, apertando o botao power ele ligava (nao dava video), ligava todos os leds e em 1 minuto deligava e religava novamente, fazendo um loop. Também ocorria de ligar, manter ligado e o caps lock ficava piscando. Procurei no forum todo e ninguem tinha passado por isso, entao resolvi compartilhar como resolvi. Como resolver? Regrave a bios com esse arquivo: https://eletronicabr.com/files/file/11770-bios_hp-_dv4-1241br_la4101p_3731-eletronicabrcomrar e pronto, o video volta…

• 1 resposta
    • 1,5k visualizações
  3. Estou precisando substituir a placa de um notebook aqui e só encontro a placa para bateria de 3 e 4 células e o Notebook está com bateria de duas células, para funcionar com a de duas células é só trocar a bios do ec?

• Joinha
    • 9 respostas
    • 521 visualizações
  4. Estou com esse notebook que apenas pisca o led azul, dá um pulso no cooler, mas não liga. Na fonte apresenta oscilação entre 0.01 a 0.18. Encontrei 5v no L1001, e 3,3 no L1002. O que pode ser?

• Joinha
    • 8 respostas
    • 778 visualizações
  5. Olá amigos Agradeço desde já sua atenção Esto com essa placa que liga a não sobe vídeo esto com todas as tensões nas bobinas e o consumo na fonte esta dando 0;90A processador aquecendo bios já foi regravada

• Joinha
    • 28 respostas
    • 1,3k visualizações
  6. Bom dia chegou esse notebook Asus Z450L com esse problema liga aparece video no monitor externo e na tela do notebook aparece a imagem bem fraquinha quase não da pra ver, só percebi porque liguei ele em lugar escuro vcs ja pegam esse defeito nessa placa?

• Joinha
    • 9 respostas
    • 3,6k visualizações
  7. Notebook esta em bancada ligando, funcionando todos os comandos por trás porém não gera imagem na tela, Exemplo, ao ligar se eu apertar F2, ele vai para a Bios, seguido de F10 e enter ele reinicia, isto quer dizer q as funções dele estão operando. Já realizei troca da tela, troca do cabo flat e o resultado foi o mesmo, com o hd do cliente ele até entra no windows, já que o mesmo apresenta o audio da inicialização. Pessoal, o esquema que eu baixei é esse: Alguém sabe de alguma dica para resolver este problema?

• Joinha
    • 6 respostas
    • 540 visualizações
  8. Olá boa noite, estou com uma placa em minha bancada e já fiz a troca do q38 , q39 como me falaram para fazer, mas do mesmo modo continua a luz vermelha a acender e não liga, alguém poderia estar me ajudando ?

• 25 respostas
    • 4,3k visualizações
  9. Bom dia! Estou com esse note na bancada, ele está completamente morto. Baixei o schematic dele e segui a linha da entrada até chegar em um mosfet de canal P, o tp0610k (pq1 na serigrafia), com o multímetro analógico fiz aquele teste do chaveamento(ponteira preta no source, vermelha no dreno > toca a ponteira no gate e volta para o dreno) deveria ter algumas respostas no multímetro, mas não acontece nada. Se esse componente estiver ruim, provavelmente não encontrarei aqui no estado, minha duvida é esse teste é confiável para saber se o componente está danificado

• Joinha
    • 24 respostas
    • 1,1k visualizações
  10. Criado por Shadow2012,

Bom dia, O modelo do note estava apagado. A tensão de saida no dreno do segundo mos-fet de entrada estava medindo 13V e a placa não ligava pelo carregador. Troquei os dois mos-fets de entrada mas o defeito persistiu. A tensão ACON responável por chavear o PQ55 estava em 0,280V, portanto esse mos-fet não saturava e o divisor resistivo responsável pela tensão de gate dos mos-fets de entrada estava em 19,5V. Depois de analizar todos os transistores envolvidos resolvi retirar o capacitor PC202 e medi sua resistência. Ele estava dando uma resistência de fuga de 2MOhms. Troquei o capacitor, a tensão ACON foi para 3,3V e o defeito foi resolvido.

• 1 resposta
    • 679 visualizações
  11. Pessoal, boa noite, estou com a placa descrita a cima na bancada do qual apenas não funciona o HDMI, ja fiz ressolda nos terminas do conector, tem alimentação de 5v. Quando plugo o cabo na saída HDMi, o monitor muda de "sem conexão" para "sinal", ou seja, está detectando a porta, mas não passa imagem, alguma sugestão do que pode ser ou por onde tentar achar o defeito?

• Legal
    • 13 respostas
    • 1,4k visualizações
  12. ola amigos tenho este toshiba que nao liga nem apresenta consumo . se conectar uma bateria com carga ele liga . se poderem dar umas dicas agradeço .

• Joinha
    • 2 respostas
    • 454 visualizações
  13. estou com este note onde o mesmo nao liga, nao acende nenhum led...substituí os aon 7200 e 7414 e nao resolveu, notei que os mesmos estavam fritando ao energizar a placa...retirei-os e fui injetando tensão baixa, onde acusou consumo e quem aqueceu foi o pch...algum colega já pegou algo parecido?

• 4 respostas
    • 405 visualizações
  14. Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite!! Bom pessoal meu problema é o seguinte, tô com um notebook samsung RV420, ele não estava carregando nem dava sinal de vida, comecei seguindo a trilha do conector de carga até chegar ao MOSFET AON-7200, que estava em curto, fiz a substituição por um que está em perfeito estado retirado de uma sucata e o notebook ligou... Mas o teclado não pegou nenhuma tecla, ai fui lá tentar com um teclado usb e também não pegou em nenhuma das portas, então resolvi medir as voltagens das portas usb, e para minha surpresa estão apresentando uma tensão de 3V na linha de DATA+, com isso nenhum dispositivo plugado no usb funciona, alguém…

• Joinha
    • 28 respostas
    • 2,2k visualizações
  15. Alguem consegue a bios desse equipamento? HP ENVY x360 - m6-ar004dx BIOS Brownie_mb_2n 15255-2n

• Joinha
    • 3 respostas
    • 347 visualizações
  16. Boa tarde a todos. Estou com essa placa que estava com o P2808 queimado, substitui pelo esquema de burlar esse componente ( achei aqui no forum msm ), porém a placa não está ligando pelo power sw. Se estiver sem bateria e plugar o carregador ela liga, se estiver sem carregador e plugar a bateria ela liga. Já medi as tensões no esquema alternativo e bate com a imagem que tenho. Usei 01 BC 327, 01 resistor de 10k e 02 diodos 1n4148. Abraços a todos e obrigado.

• 2 respostas
    • 620 visualizações
  17. Criado por jacson784512,

Tenho essa placa mae na bancada, pois o mesmo está piscando no fundo, já testei os 5v, 19vts da tela está normalmente, estou com duvida que seja o shipset.. quem puder me dar uma força na mesma...

• 1 resposta
    • 367 visualizações
  18. estou com essa placa ma bancada que liga e não sobe video, fiz os jumpers no u18 e u19 e nd, regravei bios troquei memoria e nada, peguei o esquema e não tenho o vin lcd, nem as tensoes necessarias para da video, se alguem puder ajudar desde já agradeço OBS: pelo esquema a tensão deveria passa pelo Q40 e chega ate a B12, porém a tensão só vai até o S e o G, no dreno não tem nd, ja ate removi a bobina pensando q ela poderia ser o problema mas nd, se alguem puder ajudar eu agradeço

• Joinha
    • 16 respostas
    • 958 visualizações
  19. Fala galera, - Estou com essa MB na bancada, liga não da video e nem gira o cooler, oque eu fiz ate agora, regravei as Bios, verifiquei alimentação SIO, PL6 com 3.3V e PL7 com 5V, troquei o SIO por desencargo, já peguei uma MB dessa mesmo problema era só SIO, PU10 trocado mesmo que as tensões aparentavam tudo certo. V-core 1.1V, tensão da memoria 1.5V, alguma dica nesse caso?

20. Olá caros técnicos e entusiastas da informática. Tenho hoje uma dica que poderá auxiliar alguns de vocês, e talvez já tenham até se deparado com esse problema e resolvido. Estava com um notebook Asus X550 no laboratório, que apresentava imagem escura e após ligar, não desligava mais via Botão Liga Desliga. Após várias buscas frustradas pelo esquema da placa, resolvi fazer análise sem o esquema. Todas as tensões normais e nada da tela funcionar. Removi a placa com conector da fonte e Botão Liga Desliga, para fazer uma análise mais aprofundada. Notei que em certos momentos a tela apresentava imagem normal instantaneamente, dando a…

• Joinha
    • 4 respostas
    • 556 visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.