Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.981 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.414 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.292 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.705 tópicos neste fórum
-
Olá, galera, gostaria se puderem me ajudar o que pode estar acontecendo com esse circuito. Apos problema que vi e vejo nestes modelos que vem com esta bateria que usa 3 modelos de bateria de tables juntas numa pcb que uma delas com tempo incha de chegar ao ponto de romper tampa com carcaça, apos isso eu substitui a bateria por uma nova que as outras estao normais ou ate mesmo substitui as tres e ate a pcb e nao acontece nada, a bateria simplesmente aparece conectada carregando mas nao sai do 0% blz, so que no carregador conectado as voltagens estao normais, o que eu acho estranho que desconecto e por exemplo a voltagem que tem na bateria nao retorna para placa na pcb…
-
-
Galera, peguei um notebook HP DV4 de placa LA-4101P. Com a placa em bancada, quando plugado o carregador ele acendia o led do power, apertando o botao power ele ligava (nao dava video), ligava todos os leds e em 1 minuto deligava e religava novamente, fazendo um loop. Também ocorria de ligar, manter ligado e o caps lock ficava piscando. Procurei no forum todo e ninguem tinha passado por isso, entao resolvi compartilhar como resolvi. Como resolver? Regrave a bios com esse arquivo: https://eletronicabr.com/files/file/11770-bios_hp-_dv4-1241br_la4101p_3731-eletronicabrcomrar e pronto, o video volta…
-
- 1 resposta
- 1,5k visualizações
-
-
Estou precisando substituir a placa de um notebook aqui e só encontro a placa para bateria de 3 e 4 células e o Notebook está com bateria de duas células, para funcionar com a de duas células é só trocar a bios do ec?
-
-
- 9 respostas
- 521 visualizações
-
-
-
Estou com esse notebook que apenas pisca o led azul, dá um pulso no cooler, mas não liga. Na fonte apresenta oscilação entre 0.01 a 0.18. Encontrei 5v no L1001, e 3,3 no L1002. O que pode ser?
-
-
- 8 respostas
- 778 visualizações
-
-
Olá amigos Agradeço desde já sua atenção Esto com essa placa que liga a não sobe vídeo esto com todas as tensões nas bobinas e o consumo na fonte esta dando 0;90A processador aquecendo bios já foi regravada
-
-
- 28 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
Bom dia chegou esse notebook Asus Z450L com esse problema liga aparece video no monitor externo e na tela do notebook aparece a imagem bem fraquinha quase não da pra ver, só percebi porque liguei ele em lugar escuro vcs ja pegam esse defeito nessa placa?
-
-
- 9 respostas
- 3,6k visualizações
-
-
Notebook esta em bancada ligando, funcionando todos os comandos por trás porém não gera imagem na tela, Exemplo, ao ligar se eu apertar F2, ele vai para a Bios, seguido de F10 e enter ele reinicia, isto quer dizer q as funções dele estão operando. Já realizei troca da tela, troca do cabo flat e o resultado foi o mesmo, com o hd do cliente ele até entra no windows, já que o mesmo apresenta o audio da inicialização. Pessoal, o esquema que eu baixei é esse: Alguém sabe de alguma dica para resolver este problema?
-
-
- 6 respostas
- 540 visualizações
-
-
Olá boa noite, estou com uma placa em minha bancada e já fiz a troca do q38 , q39 como me falaram para fazer, mas do mesmo modo continua a luz vermelha a acender e não liga, alguém poderia estar me ajudando ?
-
- 25 respostas
- 4,3k visualizações
-
-
Bom dia! Estou com esse note na bancada, ele está completamente morto. Baixei o schematic dele e segui a linha da entrada até chegar em um mosfet de canal P, o tp0610k (pq1 na serigrafia), com o multímetro analógico fiz aquele teste do chaveamento(ponteira preta no source, vermelha no dreno > toca a ponteira no gate e volta para o dreno) deveria ter algumas respostas no multímetro, mas não acontece nada. Se esse componente estiver ruim, provavelmente não encontrarei aqui no estado, minha duvida é esse teste é confiável para saber se o componente está danificado
-
-
- 24 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
Bom dia, O modelo do note estava apagado. A tensão de saida no dreno do segundo mos-fet de entrada estava medindo 13V e a placa não ligava pelo carregador. Troquei os dois mos-fets de entrada mas o defeito persistiu. A tensão ACON responável por chavear o PQ55 estava em 0,280V, portanto esse mos-fet não saturava e o divisor resistivo responsável pela tensão de gate dos mos-fets de entrada estava em 19,5V. Depois de analizar todos os transistores envolvidos resolvi retirar o capacitor PC202 e medi sua resistência. Ele estava dando uma resistência de fuga de 2MOhms. Troquei o capacitor, a tensão ACON foi para 3,3V e o defeito foi resolvido.
-
- 1 resposta
- 679 visualizações
-
-
Pessoal, boa noite, estou com a placa descrita a cima na bancada do qual apenas não funciona o HDMI, ja fiz ressolda nos terminas do conector, tem alimentação de 5v. Quando plugo o cabo na saída HDMi, o monitor muda de "sem conexão" para "sinal", ou seja, está detectando a porta, mas não passa imagem, alguma sugestão do que pode ser ou por onde tentar achar o defeito?
-
-
- 13 respostas
- 1,4k visualizações
-
-
ola amigos tenho este toshiba que nao liga nem apresenta consumo . se conectar uma bateria com carga ele liga . se poderem dar umas dicas agradeço .
-
-
- 2 respostas
- 454 visualizações
-
-
-
estou com este note onde o mesmo nao liga, nao acende nenhum led...substituí os aon 7200 e 7414 e nao resolveu, notei que os mesmos estavam fritando ao energizar a placa...retirei-os e fui injetando tensão baixa, onde acusou consumo e quem aqueceu foi o pch...algum colega já pegou algo parecido?
-
- 4 respostas
- 405 visualizações
-
-
-
Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite!! Bom pessoal meu problema é o seguinte, tô com um notebook samsung RV420, ele não estava carregando nem dava sinal de vida, comecei seguindo a trilha do conector de carga até chegar ao MOSFET AON-7200, que estava em curto, fiz a substituição por um que está em perfeito estado retirado de uma sucata e o notebook ligou... Mas o teclado não pegou nenhuma tecla, ai fui lá tentar com um teclado usb e também não pegou em nenhuma das portas, então resolvi medir as voltagens das portas usb, e para minha surpresa estão apresentando uma tensão de 3V na linha de DATA+, com isso nenhum dispositivo plugado no usb funciona, alguém…
-
-
- 28 respostas
- 2,2k visualizações
-
-
Alguem consegue a bios desse equipamento? HP ENVY x360 - m6-ar004dx BIOS Brownie_mb_2n 15255-2n
-
-
- 3 respostas
- 347 visualizações
-
-
Boa tarde a todos. Estou com essa placa que estava com o P2808 queimado, substitui pelo esquema de burlar esse componente ( achei aqui no forum msm ), porém a placa não está ligando pelo power sw. Se estiver sem bateria e plugar o carregador ela liga, se estiver sem carregador e plugar a bateria ela liga. Já medi as tensões no esquema alternativo e bate com a imagem que tenho. Usei 01 BC 327, 01 resistor de 10k e 02 diodos 1n4148. Abraços a todos e obrigado.
-
- 2 respostas
- 620 visualizações
-
-
Tenho essa placa mae na bancada, pois o mesmo está piscando no fundo, já testei os 5v, 19vts da tela está normalmente, estou com duvida que seja o shipset.. quem puder me dar uma força na mesma...
-
- 1 resposta
- 367 visualizações
-
-
estou com essa placa ma bancada que liga e não sobe video, fiz os jumpers no u18 e u19 e nd, regravei bios troquei memoria e nada, peguei o esquema e não tenho o vin lcd, nem as tensoes necessarias para da video, se alguem puder ajudar desde já agradeço OBS: pelo esquema a tensão deveria passa pelo Q40 e chega ate a B12, porém a tensão só vai até o S e o G, no dreno não tem nd, ja ate removi a bobina pensando q ela poderia ser o problema mas nd, se alguem puder ajudar eu agradeço
-
-
- 16 respostas
- 958 visualizações
-
-
Fala galera, - Estou com essa MB na bancada, liga não da video e nem gira o cooler, oque eu fiz ate agora, regravei as Bios, verifiquei alimentação SIO, PL6 com 3.3V e PL7 com 5V, troquei o SIO por desencargo, já peguei uma MB dessa mesmo problema era só SIO, PU10 trocado mesmo que as tensões aparentavam tudo certo. V-core 1.1V, tensão da memoria 1.5V, alguma dica nesse caso?
-
-
- 9 respostas
- 577 visualizações
-
-
Olá caros técnicos e entusiastas da informática. Tenho hoje uma dica que poderá auxiliar alguns de vocês, e talvez já tenham até se deparado com esse problema e resolvido. Estava com um notebook Asus X550 no laboratório, que apresentava imagem escura e após ligar, não desligava mais via Botão Liga Desliga. Após várias buscas frustradas pelo esquema da placa, resolvi fazer análise sem o esquema. Todas as tensões normais e nada da tela funcionar. Removi a placa com conector da fonte e Botão Liga Desliga, para fazer uma análise mais aprofundada. Notei que em certos momentos a tela apresentava imagem normal instantaneamente, dando a…
-
-
- 4 respostas
- 556 visualizações
-
-