Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.188 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.538 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.309 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.772 tópicos neste fórum
-
Olá pessoa, Me chamo Cristiano e estou iniciando no Eletrônica BR. Um cliente, cliente conseguiu arrancar a guia de uma porta USB. devido a exposição, tempos depois o pino de 5v causou um curto, impedindo de ligar. Estou em busca do esquema elétrico do Tinkpad L440, afim de isolar o curto e automaticamente postar como a solução ocorreu. Desde Já Agradeço a todos
-
- 2 respostas
- 264 visualizações
-
-
Cliente trouxe esse aparelho relatando ter caído água dentro... Perguntei se ele tinha tentado ligar, ele disse que não, apenas secou com secador... Então... ao abri-lo percebi já oxidação em alguns setores, consegui remover as oxidações e também lavei a placa com Álcool Isopropílico em abundância! Esperei secar, ao plugar no conector percebi um consumo de 150mA, era problema no SIO. Substituí e a placa ligou , porém não tenho tensão no vcore do processador, e a placa desliga após 3 segundos... Obs: Todos os mosfet estão ok! A placa ao liga mostra 500ma de consumo ( Sem HD e LCD ) E só o chipset esquenta! Alguém dá uma dica?
-
- 3 respostas
- 333 visualizações
-
-
Bom dia à todos do fórum! Estou com este note na bancada há um tempo, já testei os fets ao redor do circuito da bateria e nada! O problema é o seguinte: ele sempre identifica a bateria como 100% carregada, não importa qual delas esteja instalada, mas não carrega ou mantem funcionamento na bateria. Nota-se que, ao conectar a bateria, o mesmo começa a carregá-la (o que pode ser comprovado por multímetro, medindo a tensão das células, porém logo para de carregar, o led da bateria volta a ficar azul, e é identificado como carga completa. Alguém dos amigos já passou por isso? Já li à respeito de pessoas terem este problema e resolverem com um jumper, mas não sei como dev…
-
-
- 7 respostas
- 557 visualizações
-
-
Galera, boa noite, eu gostaria de saber se vcs já passaram por isso. já é o segundo que pego esses tempos ( um outro era DELL) em que não tinha tensão GFX_CORE ( que vai pro grafico integrado acredito eu ). Eu só gostaria de saber se nesses casos o culpado é o processador msm. Pq ja´regravei as duas bios, já tentei injetar tensão no gate do FET (2.23v) que é a mesma do gate de cima do CPU_CORE, já tentei injetar até 1,12V direto na bobina ( PL204 ) só que a tensão morre, mas piior que não acusa curto, então gostaria de saber a opinião de vcs, por favor. Detalhes: no PQ 203 ( circulado em verde) tenho tensão de 5V no dreno, mas o Gate esta zerado, mas a tensão de CPU_CORE…
-
-
- 8 respostas
- 623 visualizações
-
-
-
Notebook CCE Win Wm545b MBA 14hv0x Defeito: Nao Liga em curto Solução: Troca capacitor ceramico C 307, segue fotos para melhor compreensão Se a dica foi util nao esqueceçam do joinha
-
- 9 respostas
- 4,7k visualizações
-
-
boa tarte !!! esse notebook chegou pra min sem ligar. o cliente informou que já tinha levado ele para uma outra assistência e que le informaram que não tinha jeito. depois de uma analise visual na placa, percebi que está faltando dois componentes. 1 pwm 1 mosfet alguém sabe dizer quais são a referencias dos componentes ?
-
- 7 respostas
- 1,5k visualizações
-
-
-
Tensões primária estão normais, tensão normal na BIOS porem, sem pulsos nos pinos 1,2 e 3. Regravei a BIOS mas o sintoma persiste. A tela parece que liga sem backlight, mas olhando bem, não ha nenhuma informação no fundo, então acredito não ser problema de backlight, sem video externo. Alguma dica dos amigos?
-
-
- 16 respostas
- 2,3k visualizações
-
-
-
Chegou pra mim um Hp Folio 13-2000 com a tela quebrada, o Part Number ta tela é F2133WH4, porém não consigo encontrar a mesma tela para substituição... Tentei com uma 13,3 mas a imagem fica bem no fundo... Alguém tem alguma diga de adaptação?
-
-
- 4 respostas
- 629 visualizações
-
-
Amigos, esse Dell chegou sem carregar bateria, o PQ3801 (FDV301N-NL-GP) estava danificado, fiz a substituição dele por esse DMN5L06K-7-GP (retirado de uma sucata de outro Dell), porém ainda não resolveu o problema. Vi em outro post que o @Gilson Macedo explicou que o pino 5 do PQ3803 tem que ter 0V, no meu caso apresenta 3V, achei que fosse defeito no componente, mas não é. Segui até o I/O e no pino 99 tem 2,7V. Alguém me presta uma ajuda nessa situação? Agradecendo desde já. Obs: a fonte e a bateria estão boas, testadas em outro equipamento e carregam normal. Link do esquema:
-
- 18 respostas
- 1,6k visualizações
-
-
Ola, precisei regravar a BIOS de um macbook pro A1278 e agora preciso voltar o serial original dele, alguem sabe como alterar esta informação na bios ?
-
- 1 resposta
- 455 visualizações
-
-
-
Estou com um positivo stilo xri2950 placa 71r-h14bt4-tl50 o cliente deixou cair suco nele e não liga mais, fiz uma limpesa na placa por completo e ainda assim não está ligando qualquer ajuda será bem vinda, não possuo o esquema se alguem achar agradeço
-
-
- 19 respostas
- 3,4k visualizações
-
-
Bom Dia meus amigos! Estou com esse not na bancada e não consegui descobrir aonde esta o problema, o cliente falou que colocou p carregar e deu estralo e nao ligou mais, abrir ele passei a chave nas bobinas e coloquei a bateria ligou,mas com carregador não ligou, agora naõ liga de jeito nenhum, não tem tensão de 5v e nem 3v , quando aperto o botão ele zera a tensão no botão, só acende o led e apaga, alguem ja pegou caso assim, poderia me dar um dica por onde começar.
-
Apos. Abrir e desmontalo ,foi montado e nao ligou mais
-
- 1 resposta
- 387 visualizações
-
-
Bom dia, Estou com esse equipamento que ele nao liga, analisando a placa notei que a tensão de 5V (L11, C443, C460...) está presente na placa, mas a tensão de 3.3V nao esta presente na placa, analisando o esquema nao consegui identificar qual componente e responsavel por injetar esta tensao, seria o Q22? Ela ja foi mexida, pois esta sem o U19.
-
Olá, pessoal. Minha primeira postagem no fórum, se houver algum equívoco por favor me avisem. Minha questão: instalei um caddy no meu Vaio SVS13, após remontar o notebook tive que trocar um dos flat cables que ligam a MB ao teclado (são dois, troquei o mais curto deles). Após essa troca o notebook inicializa normal, reconhece o segundo HDD porém o touchpad, fingerprint, áudio e rede não são reconhecidos, na verdade o sistema informa que sequer estão instalados. Aqui a dúvida, será problema novamente no flat cable ou há alguma outra configuração (na BIOS não há nenhuma opção exceto enable/disable) necessária? Obrigado, Att, Marco.
-
-
- 33 respostas
- 2,2k visualizações
-
-
-
Pessoal, Boa tarde ! Estou com essa placa, o notebook parou de funcionar do nada e não ligou mais. não liga nenhum LED e quando plugo a fonte na placa o LED da fonte começa a piscar. ou Seja tem algum componente em curto. Alguém já pegou essa placa com esse defeito ? preciso de ajuda. desde já agradeço.
-
-
Boa tarde galera, estou com um dell 7520 / vbw00 la-9981p que tem um mosfet em curto quando bota a fonte esquenta o PQ103, consegui um mosfet compatível substituto, mas o defeito persistiu. Injetando tensão com a fonte assimétrica no source percebi que consome amperagem, mas não localizei mais nenhum outro componente esquentando. Alguem saberia o que eu posso testar e até quantos volts posso injetar?
-
- 4 respostas
- 498 visualizações
-
-
Fala Galera, To com essa MB na bancada e o seguinte, ele entrou não ligando nada, ai troquei o super I/O ai voltou a funcionar, mas porem ligava somente com a bateria conectada e então podia conectar o carregador, se o carregador estivesse conectado ele não ligava, fazendo alguns testes, a situação mudou agora ele não liga nem com a bateria, e não temos 5v nem 3v nem na PL6 nem na 7, único ponto que temos 3v e no pino 11 do PU4, verifiquei todos os mosfes PQ19, PQ18, PQ16 e PQ17 Estão OKS chega pela PL5 19V em seus drenos, verifiquei todos os pontos de 3V e 5V e nada, só não consegui achar quem e o camarada que gera os 5V pra placa, ou se deveria ser esses mo…
-
Caros colegas, estou com esse note na bancada e o mesmo esta estranho. Do nada ele parou de ligar e passou somente a ligar somente com a bateria e carregador desconectado. Bateria carrega normalmente com o carregador. Se conectar apenas carregador sem bateria, liga normalmente. Se conectar a bateria ele entra num "modo de espera" acendendo os leds e se colocar o carregador nesse momento ele vai ligar 1x, porém ao desligar não ligará mais até que um dos dois seja desconectado (carregador ou bateria); Logo concluo que seja o comutador da bateria. Porém ao pesquisar a placa mãe aqui, não achei esquema para essa mb... Logo pergunto, como eu poderia identificar…