Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.188 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.538 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.309 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. Olá pessoa, Me chamo Cristiano e estou iniciando no Eletrônica BR. Um cliente, cliente conseguiu arrancar a guia de uma porta USB. devido a exposição, tempos depois o pino de 5v causou um curto, impedindo de ligar. Estou em busca do esquema elétrico do Tinkpad L440, afim de isolar o curto e automaticamente postar como a solução ocorreu. Desde Já Agradeço a todos

• 2 respostas
    • 264 visualizações
  2. Cliente trouxe esse aparelho relatando ter caído água dentro... Perguntei se ele tinha tentado ligar, ele disse que não, apenas secou com secador... Então... ao abri-lo percebi já oxidação em alguns setores, consegui remover as oxidações e também lavei a placa com Álcool Isopropílico em abundância! Esperei secar, ao plugar no conector percebi um consumo de 150mA, era problema no SIO. Substituí e a placa ligou , porém não tenho tensão no vcore do processador, e a placa desliga após 3 segundos... Obs: Todos os mosfet estão ok! A placa ao liga mostra 500ma de consumo ( Sem HD e LCD ) E só o chipset esquenta! Alguém dá uma dica?

• 3 respostas
    • 333 visualizações
  3. Bom dia à todos do fórum! Estou com este note na bancada há um tempo, já testei os fets ao redor do circuito da bateria e nada! O problema é o seguinte: ele sempre identifica a bateria como 100% carregada, não importa qual delas esteja instalada, mas não carrega ou mantem funcionamento na bateria. Nota-se que, ao conectar a bateria, o mesmo começa a carregá-la (o que pode ser comprovado por multímetro, medindo a tensão das células, porém logo para de carregar, o led da bateria volta a ficar azul, e é identificado como carga completa. Alguém dos amigos já passou por isso? Já li à respeito de pessoas terem este problema e resolverem com um jumper, mas não sei como dev…

• Joinha
    • 7 respostas
    • 557 visualizações
  4. Galera, boa noite, eu gostaria de saber se vcs já passaram por isso. já é o segundo que pego esses tempos ( um outro era DELL) em que não tinha tensão GFX_CORE ( que vai pro grafico integrado acredito eu ). Eu só gostaria de saber se nesses casos o culpado é o processador msm. Pq ja´regravei as duas bios, já tentei injetar tensão no gate do FET (2.23v) que é a mesma do gate de cima do CPU_CORE, já tentei injetar até 1,12V direto na bobina ( PL204 ) só que a tensão morre, mas piior que não acusa curto, então gostaria de saber a opinião de vcs, por favor. Detalhes: no PQ 203 ( circulado em verde) tenho tensão de 5V no dreno, mas o Gate esta zerado, mas a tensão de CPU_CORE…

• Joinha
    • 8 respostas
    • 623 visualizações
  5. Notebook CCE Win Wm545b MBA 14hv0x Defeito: Nao Liga em curto Solução: Troca capacitor ceramico C 307, segue fotos para melhor compreensão Se a dica foi util nao esqueceçam do joinha

• 9 respostas
    • 4,7k visualizações
  6. Criado por akalicos,

boa tarte !!! esse notebook chegou pra min sem ligar. o cliente informou que já tinha levado ele para uma outra assistência e que le informaram que não tinha jeito. depois de uma analise visual na placa, percebi que está faltando dois componentes. 1 pwm 1 mosfet alguém sabe dizer quais são a referencias dos componentes ?

• 7 respostas
    • 1,5k visualizações
  7. Tensões primária estão normais, tensão normal na BIOS porem, sem pulsos nos pinos 1,2 e 3. Regravei a BIOS mas o sintoma persiste. A tela parece que liga sem backlight, mas olhando bem, não ha nenhuma informação no fundo, então acredito não ser problema de backlight, sem video externo. Alguma dica dos amigos?

• Joinha
    • 16 respostas
    • 2,3k visualizações
  8. Criado por Mariana Escher,

Chegou pra mim um Hp Folio 13-2000 com a tela quebrada, o Part Number ta tela é F2133WH4, porém não consigo encontrar a mesma tela para substituição... Tentei com uma 13,3 mas a imagem fica bem no fundo... Alguém tem alguma diga de adaptação?

• Joinha
    • 4 respostas
    • 629 visualizações
  9. Amigos, esse Dell chegou sem carregar bateria, o PQ3801 (FDV301N-NL-GP) estava danificado, fiz a substituição dele por esse DMN5L06K-7-GP (retirado de uma sucata de outro Dell), porém ainda não resolveu o problema. Vi em outro post que o @Gilson Macedo explicou que o pino 5 do PQ3803 tem que ter 0V, no meu caso apresenta 3V, achei que fosse defeito no componente, mas não é. Segui até o I/O e no pino 99 tem 2,7V. Alguém me presta uma ajuda nessa situação? Agradecendo desde já. Obs: a fonte e a bateria estão boas, testadas em outro equipamento e carregam normal. Link do esquema:

• 18 respostas
    • 1,6k visualizações
  10. Ola, precisei regravar a BIOS de um macbook pro A1278 e agora preciso voltar o serial original dele, alguem sabe como alterar esta informação na bios ?

• 1 resposta
    • 455 visualizações
  11. Estou com um positivo stilo xri2950 placa 71r-h14bt4-tl50 o cliente deixou cair suco nele e não liga mais, fiz uma limpesa na placa por completo e ainda assim não está ligando qualquer ajuda será bem vinda, não possuo o esquema se alguem achar agradeço

• Joinha
    • 19 respostas
    • 3,4k visualizações
  12. Bom Dia meus amigos! Estou com esse not na bancada e não consegui descobrir aonde esta o problema, o cliente falou que colocou p carregar e deu estralo e nao ligou mais, abrir ele passei a chave nas bobinas e coloquei a bateria ligou,mas com carregador não ligou, agora naõ liga de jeito nenhum, não tem tensão de 5v e nem 3v , quando aperto o botão ele zera a tensão no botão, só acende o led e apaga, alguem ja pegou caso assim, poderia me dar um dica por onde começar.

• Legal
      • Joinha
    • 23 respostas
    • 1,4k visualizações
  13. Criado por STEPHEN DANIEL,

Apos. Abrir e desmontalo ,foi montado e nao ligou mais

• 1 resposta
    • 387 visualizações
  14. Bom dia, Estou com esse equipamento que ele nao liga, analisando a placa notei que a tensão de 5V (L11, C443, C460...) está presente na placa, mas a tensão de 3.3V nao esta presente na placa, analisando o esquema nao consegui identificar qual componente e responsavel por injetar esta tensao, seria o Q22? Ela ja foi mexida, pois esta sem o U19.

• 13 respostas
    • 1,1k visualizações
  15. Olá, pessoal. Minha primeira postagem no fórum, se houver algum equívoco por favor me avisem. Minha questão: instalei um caddy no meu Vaio SVS13, após remontar o notebook tive que trocar um dos flat cables que ligam a MB ao teclado (são dois, troquei o mais curto deles). Após essa troca o notebook inicializa normal, reconhece o segundo HDD porém o touchpad, fingerprint, áudio e rede não são reconhecidos, na verdade o sistema informa que sequer estão instalados. Aqui a dúvida, será problema novamente no flat cable ou há alguma outra configuração (na BIOS não há nenhuma opção exceto enable/disable) necessária? Obrigado, Att, Marco.

• Joinha
    • 33 respostas
    • 2,2k visualizações
  16. Pessoal, Boa tarde ! Estou com essa placa, o notebook parou de funcionar do nada e não ligou mais. não liga nenhum LED e quando plugo a fonte na placa o LED da fonte começa a piscar. ou Seja tem algum componente em curto. Alguém já pegou essa placa com esse defeito ? preciso de ajuda. desde já agradeço.

• 4 respostas
    • 415 visualizações
  17. Boa tarde galera, estou com um dell 7520 / vbw00 la-9981p que tem um mosfet em curto quando bota a fonte esquenta o PQ103, consegui um mosfet compatível substituto, mas o defeito persistiu. Injetando tensão com a fonte assimétrica no source percebi que consome amperagem, mas não localizei mais nenhum outro componente esquentando. Alguem saberia o que eu posso testar e até quantos volts posso injetar?

18. Fala Galera, To com essa MB na bancada e o seguinte, ele entrou não ligando nada, ai troquei o super I/O ai voltou a funcionar, mas porem ligava somente com a bateria conectada e então podia conectar o carregador, se o carregador estivesse conectado ele não ligava, fazendo alguns testes, a situação mudou agora ele não liga nem com a bateria, e não temos 5v nem 3v nem na PL6 nem na 7, único ponto que temos 3v e no pino 11 do PU4, verifiquei todos os mosfes PQ19, PQ18, PQ16 e PQ17 Estão OKS chega pela PL5 19V em seus drenos, verifiquei todos os pontos de 3V e 5V e nada, só não consegui achar quem e o camarada que gera os 5V pra placa, ou se deveria ser esses mo…

• Joinha
    • 53 respostas
    • 2,4k visualizações
  19. Caros colegas, estou com esse note na bancada e o mesmo esta estranho. Do nada ele parou de ligar e passou somente a ligar somente com a bateria e carregador desconectado. Bateria carrega normalmente com o carregador. Se conectar apenas carregador sem bateria, liga normalmente. Se conectar a bateria ele entra num "modo de espera" acendendo os leds e se colocar o carregador nesse momento ele vai ligar 1x, porém ao desligar não ligará mais até que um dos dois seja desconectado (carregador ou bateria); Logo concluo que seja o comutador da bateria. Porém ao pesquisar a placa mãe aqui, não achei esquema para essa mb... Logo pergunto, como eu poderia identificar…

• 29 respostas
    • 1,8k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.