Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.956 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.365 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.289 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.681 tópicos neste fórum
-
-
-
-
-
-
-
Fala pessoal, espero que estejam bem, pessoal me encontro com uma dor de cabeça legal agr, estou com um macbook a1706 que esta em modo de proteção, ele nao liga de maneira alguma, ja fiz todas as medições e tudo normal, nao existe nenhum curto na placa nem oxidação, ja fiz alguns processos e ele fica do mesmo jeito que entro aqui na assistência sem sinal de ligar somente as ventoinhas ligam e ficam muito rápidas, alguém ja passou por isso ou sabe como posso resolver, essa é a primeira vez que me aparece algo assim, grato desde ja
-
- 5 respostas
- 90 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Bom dia amigos. Estou com essa maquina na bancada. Ela ligava normalmente, depois se desligou e nao liga mais. Acende led de conexão do carregador, acende led de carregamento de bateria. Tirei todas as oxidações que tinha e nao há curto na placa. A Bios a alimentação esta em 0,03v ao invés de 1.8v, o botão power tem 3v e vai a 0 ao pressionar o botão power. Não consegui encontrar na placa o PU1801 para aferir ele.
-
-
- 10 respostas
- 122 visualizações
- 5 seguidores
-
-
Notebook entrou na bancada com defeito de não ligar abri ele e o conector do PB estava fora do encaixe, coloquei-o e liguei na minha fonte de bancada, ao conectar na fonte ele ligou e não saiu nenhuma imagem e apresentou um consumo de 0.68a 680mA tinha colocado a fonte para não passar de 1A, desconfiei que poderia ser a fonte travando o start da placa aí aumentei a corrente para 3.4 assim como é a fonte do equipamento, liguei não aumentou o consumo, em algumas hipóteses ele chegou a bater 0.740A, desconfiei da BIOS retirei a eeprom baixei um arquivo do site do fabricante mas não consegui extrair o BIN, então baixei daqui do site mesmo, regravei algumas vezes e nada, compr…
-
- 4 respostas
- 73 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa noite! Notebook em bancada sem ligar. Identifiquei que o mosfet de entrada (lado esquerdo da foto) não está passando os 19v do dreno para o source. Consumo na fonte zerado, chego nos 19v sem consumo.
-
-
- 10 respostas
- 1k visualizações
- 7 seguidores
-
-
Estou com um Notebook ACER ASPIRE A315-23 / DA0Z8EMB8C0 Rev C. O problema é que a placa não liga está sem tensão em tudo. Já fiz teste no DC JACK fora da placa e passa tensão de 19v da fonte, mas quando eu coloco ele devolta na placa e plugo a fonte ele meio que desarma a fonte ficando com 0v na saida do dc jack. Quando o notebook chegou aqui ele não ligava, mas tinha tensão de 19v no primeiro mosfet no canto superior esquerdo, depois de um tempo a placa morreu completamente nao apresentando nenhuma tensão. Dado isso, para testar se o problema era o DC jack resolvir tirar ele da placa e o mesmo esta okay pasando 19v no seu pino. Estou suspeitando q…
-
-
- 8 respostas
- 1,2k visualizações
- 2 seguidores
-
-
boa tarde amigos tecnicos. estou com este notebook que preciso regravar a bios dele. tenho gravador EPZ2010, e a Bios é XMC QH128AHIG de 16MB quando eu coloco para detectar a bios aparece M25P64 mostrando que ela é 8MB no caso são duas situações tenho outro chip XMC QU64AHIG de 8MB quando coloca para detectar mostra M25P32 de 4MB ou seja ela detecta outro nome e metade dos megabits ja procurei no banco de dados não tem essa Marcas XMC. desde ja obrigado a todos
-
-
- 9 respostas
- 132 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Boa tarde galera. Estou com um notebook Samsung RV411 placa Jinmao-l rev 1.2 que não dá video na tela LED dele (defeito na placa mãe) pois já fiz a substituição do cabo flat e da tela e não apresenta imagem mesmo assim. Fiz o teste através do monitor externo tanto VGA quanto HDMI e nele apresenta video mas somente após iniciar o windows. Segui todos os videos de reparo que encontrei mas as tenções estão lá, até agora não achei nada anormal. Esta muito dificil de mexer pois a placa não tem nenhuma serigrafia e não encontro em lugar nenhum o boarview para ela.
-
-
- 5 respostas
- 86 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Olá pessoal, Sei que este fórum é voltado principalmente para profissionais e pessoas que já estão atuando diretamente na manutenção de hardware, então peço desculpas caso eu esteja fugindo um pouco do foco. Não sou um profissional da área de eletrônica ou manutenção de notebooks, sou apenas um usuário comum tentando resolver um problema. Recentemente levei meu notebook a uma assistência técnica por conta de um defeito. Após análise, o técnico me informou que o problema está na placa-mãe, mais especificamente na região do conector da tela. No entanto, ele comentou que não consegue identificar exatamente qual componente está com defeito porque não possui — e também não …
-
- 2 respostas
- 77 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Boa tarde, pessoal! Entrou esse Dell que derrubaram produto de limpeza, porém, a dúvida inicial é sobre essa área da placa. Parece que alguns componentes foram arrancados pela oxidação. Alguém teria alguma foto da mesma placa?
-
- 4 respostas
- 153 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
-
Ola estou com um problema , Apos desativar video dedicado do notebook dell inspiron 5558 placa mae LA-b843p rev 1.0 (A00) parou de dar imagem , vi que para desativar prescisa apenas remover a bonina PL8201 E PL8202 , pesquisando mais afundo vi em alguns post que prescisa tbm regravar a bios , porem nao estou encontrando uma compativel , só acho com video dedicado ! alguem teria a bios sem video dedicado para processador INTEL i5 - 5200U ?
-
-
- 5 respostas
- 168 visualizações
- 5 seguidores
-
-
Boa noite galera. Estou com um problema nesse notebook Philco 14l Inicialmente o mosfet Sm 3317 ip56r estava oxidado e queimado. notebook iniciava, mas sem vídeo e o mosfet esquentava. troquei ele, porém, nada de vídeo. Foi outro que queimou, troquei também e mesmo assim nada de vídeo. Quando tentei ligar, ele estartou normal, luzes de leitura, porem, sem imagem. O LED da tela piscou, verifiquei e não tinha tensão indo para o conector da tela. troquei o transistor PNP MTP5103N3. e subiu tensão. Tento ligar novamente e sobe sem vídeo algum, testei no HDMI, VGA e nada de vídeo. Verifiquei memorias, tensão da bios, 3,3, 5, 12, charge, tudo nos conformes. Agora ele deu l…
-
-
- 3 respostas
- 106 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Pessoal bom dia. Essa Placa chegou aqui na bancada com um curto tremendo que chegou a fritar o CI Charger, encontrei o curto, troquei o componente e o CI e beleza, tensão 20V começou a chegar nos CI's Porém, não tem 3VALW e nem 5VALW, o sinal de habilitação EC_ON está zerado. verifiquei que o EC_RSMRST# não tem tensão, nem PM_SLP_S3# e PM_SLP_S4# Verifiquei as tensões de alimentação do Super IO, +3VLC_EC chegando corretamente 3V ao SIO, também tenho 3V no sinal WRST#. Será que SIO morreu? alguem ja pegou um caso parecido? segue esquema em anexo
-
- 3 respostas
- 62 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Estou com este notebook na bancada. Quando ele chegou, o cliente relatou que parou de dar vídeo após ativar a opção “Ultimate GPU” no software Armoury Crate. Percebi que o sistema operacional inicializava normalmente, porém sem vídeo tanto na tela do notebook quanto no HDMI. Após análises e várias regravações de BIOS, o vídeo voltou, mas apenas pela iGPU (onboard do processador) e ainda sem saída pelo HDMI. Notei que a GPU dedicada não aparece no Gerenciador de Dispositivos nem no HWInfo, apesar de ela estar aquecendo — porém, continua sem vídeo. Não ativei novamente a opção “Ultimate GPU” no Armoury Crate, pois provavelmente causará o mesmo problema. Ainda não realizei t…
-
- 7 respostas
- 129 visualizações
- 2 seguidores
-
-
tenho na bancada um LENOVO T14 que não liga. achei uma linha que entrou em curto danificando um resistor tdk no qual tô com bastante dificuldade em achar no esquema diz que pode fica sem, alguém já fez essa proeza de bypass? estou tentando encontrar um substituto equivalente ao modelo MPZ1608S300AT. alguma sugestao?
-
- 4 respostas
- 102 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Precisava muito desse arquivo para atualizar a bios do meu notebook, pois não se acha em lugar nenhum! Ta parecendo que ela ta limitada de fabrica em algumas funções até para atualizar sistemas OP , não sei qual é o proceimento para liberar o arquivo sendo que ta bloqueado!!!Obrigado Bios Samsung NP-RV411-AD1BR - BA41-01433A - BIOS Chip MX25L3206.
-
-
- 3 respostas
- 104 visualizações
- 4 seguidores
-
-
A placa apresenta todas as alimentações porém não apresenta sinal no pino 1 do circuito da bios. preciso do arquivo para regravação da bios SAMSUNG NP370E4K-KDBBR - BA41-02409A.
-
- 4 respostas
- 90 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Entrou esse notebook ACER não liga, não acende nenhum led passa voltagem de 19v teve oxidação nesse CI EM 5109-A Alguem sabe aonde eu encontro? alguma outra suspeita? (Sem ser no Aliexpress) mesmo depois de retirado não liga e não dá a voltagem 3 e 5v
-
-
- 3 respostas
- 186 visualizações
- 3 seguidores
-