Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.224 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.561 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.333 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.777 tópicos neste fórum
-
Olá, me chamo Junior, estou precisando do esquema elétrico da placa mãe Ms-16r11.0, modelo Msi gf63 8rd. Estou precisando do esquema para poder fazer as medidas de tensão da referida placa. Notebook não da mais nem sinal de vida. Desde já agradeço quem puder ajudar.
-
- 0 respostas
- 287 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Salve pessoal. Chegou esse notebook para mim com problema de não ligar. Tenho 3.3v na bios mas não tenho 5v e 3v bobidas. Bios regravada Não achei o esquema elétrico dessa placa para saber sobre a sequência de start Estou usando o boadview e já medi algumas tensões no PWM 5v e 3v. Queria saber se pra ligar tem que ter os 3 ou 5 v
-
-
- 7 respostas
- 503 visualizações
- 5 seguidores
-
-
-
Ola fiz alguns teste na placa, porém não tive sucesso. Acho q ela entrou em proteção e eu queria testar resetando a Bios. Alguém tem a Bios deste modelo?
-
- 9 respostas
- 1,1k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Ola galera estou com esse notebook que chegou aqui, liga gera imagem e funciona tudo normal, mais ele corta e nao tem um tempo certo, as vezes só pisca o led e nao dispara, as vezes fica um dia ligado normal tenho todas as tensões ja fiz clean na bios analisei as fontes primarias de 3 e 5v quando ele nao dispara para ver se tem alguma fulga nao localizei, o i/o zera normal ao apertar o power que é no teclado, ja deixei sem teclado tmb visto que esse modelo o power é no teclado mesmo assim ele continua intermitente. uma coisa que percebi que quando ele nao liga mesmo tendo as tensoes primarias é que se vc aguardar uns minutos ele volta a ligar normal mais depois de um temp…
-
-
- 8 respostas
- 761 visualizações
- 5 seguidores
-
-
Boa tarde. Estou com um macbook pro (a1278). que liga e inicia o sistema, porém é necessário pressionar o botão power até dar tela. fiz umas analises na placa e no sistema do aparelho e verifiquei que o sensor de temperatura mostra que o slot de memória dele está em 80º graus e vendo que a pch está esquentando. não estou achando ninguém com um problema similar. rodei o programa de diagnostico da apple (ASD) e o mesmo verificou esses erros existentes (fotos no anexo). alguem já pegou esse defeito ou ja viu algo parecido?
-
- 1 resposta
- 353 visualizações
- 3 seguidores
-
-
amigos estou com este aparelho acer Aspire A515-52 placa EH5AW LA-G521P que não liga, inicialmente verifiquei voltagens nas bobinas e só tem 5v0 mas vendo posts aqui no fórum os 3v3 só aparecem depois que starta a placa, verifiquei também voltagem nos pinos do botão power no conector do teclado e não esta presente os 3v3 no pino 1 tendo apenas 0,3v nos pinos 1 e 2 pode ter queimado o sio?
-
-
- 4 respostas
- 438 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Bom dia! Estou com dificuldades para entender esta placa. Ela não tem indicação nenhuma dos componentes, e o esquema elétrico dela não está disponível. Aconteceu que o cliente foi instalar um SSD, escorregou a chave e arrancou 6 componentes: Alguém poderia me ajudar a identificar quais são esses componentes pra estar realizando as soldagens?! Obrigado desde já!
-
-
- 11 respostas
- 10,5k visualizações
-
-
Aciono o power acende uma luz branca por 2 segundos e apaga, coloquei o gravador de bios e vi que a bios esta limpa
-
- 2 respostas
- 522 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Olá, estou com esse notebook já alguns dias, configuração dele é: i7 6500u, placa de video 930m-4g, porem não consegui indentificar a raiz do problema, o notebook apresenta lentidão, não é hd e nem memoria, até na entrada da bios para carregar ele fica lento... possiveis diagnostico que fiz... Troca de HD para SSD, Memorias.. e testei placa de video achando que era... e não apresentou nem um problema... teste em furmark 3d e benchmark, aida 64... em todos os testes a temperatura e o comportamento da placa foi normal.... já atualizei a bios, também não deu em nada... se alguem poder da uma luz agradeço.
-
-
- 10 respostas
- 743 visualizações
- 5 seguidores
-
-
Esse notebook chegou aqui na assistencia sem ligar, desmontei e verifiquei que a bateria estava estufada, coloquei outra bateria e mesmo assim não ligou. Desmontei, conectei na fonte de bancada e liguei a placa, a mesma ligou com um consumo de 0,8A. Chequei todas as bobinas, a unica que não encontrei tensão foi a PL906 +VCC_GT o que é normal, essa tensão quando o computador está no windows. Regravei a BIOS e a placa ligou. Montei o note entreguei pro cliente. No dia seguinte ele me trouxe devolta, o note não ligava, dessa vez o sintoma era diferente, a placa quando pressionava POWER ficava com consumo de 0,01A por alguns instantes e desligava. Tentei regravar a BIOS e a E…
-
-
- 8 respostas
- 762 visualizações
- 6 seguidores
-
-
Olá pessoal, desde já agradeço a todos que poderem mim ajudar a resolver esse problema, vi alguns tópicos mas não consegui resolver por isso decidi abrir um. Pois bem, não tenho ás tensões primárias +3VALWP e +5VALWP, já troquei o PWM TPS51125 mas permanece do mesmo jeito, só aparecem se eu remover o PQ305 e PQ306 Tensões Esquema:
-
-
- 11 respostas
- 525 visualizações
- 2 seguidores
-
-
tenho esse sony que estava parado, fui mexer nele e reparei que esta sem o U46 baixei a bios dele e veio duas bios a U12 e a U46,no esquema fala que é um NC_74AHC1G08GW mais ele tem 5 pernas e parece que tem aver com algo da bateria da data e wireless preciso de uma ajuda pra identificar ele e ver qual eu posso ta colocando no lugar, a maquina esta ligando + sem imagen
-
- 8 respostas
- 820 visualizações
- 3 seguidores
-
-
bom dia amigos chegou esse acer aqui nao liga pelo botao power testes feitos com um teclado novo que o cliente comprou ficou na mesma dando reset ele liga e funciona normal tentei liga fechando curto nos terminais do teclado tb nao ligou
-
-
- 10 respostas
- 2,2k visualizações
- 7 seguidores
-
-
Prezados, essa maquina chegou sem ligar. Notei que os 19v chegava no PQ10 e nos pinos 1,2,3 e 4 do PQ11, mas não havia nos pinos 8,7,6 e 5 e com isso não alimentava a PR57. Fiz um jumper no PQ11 a nível de teste e a maquina ligou, porém ao substituir ele o problema continua, já fiz duas substituições do PQ11 e o problema continua. Alguma diretriz que eu possa seguir? Agradeço desde já as ajudas prestadas.
-
-
- 25 respostas
- 1,3k visualizações
- 6 seguidores
-
-
necessito do esquema e boardviwer, HP 15-dy0013dx da00p5mb6d0 REV:D agradeço!!! não acendia nenhum led, fiz medições e não estava se fazendo presente os 19v após os mosfet de entrada, consegui o datasheet do chager (bq728h não o dele em especifico mas deu certo hehe) e vi que uma tensão de 5v do regulador interno dele não estava presente(tinha por volta de 1.5v) injetei os 5v e passou aligar (heheheh não tinha curto ou ruma resistência muito baixa) agora equipamento está se reiniciando, aparece as tensões 3v,5v, 1v (próximo ao processador/pch essa fonte está) agora está dificil prosseguir no escuro sem esquema e o boardviwer(placa não tem caligrafia alguma). …
-
-
- 1 resposta
- 273 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Olá amigos, estou com esse notebook na bancada, a princípio seria apenas um upgrade para ssd m.2. No entanto, ao colocar o m.2 o notebook parou de dar imagem. Consumo na fonte de bancada 0.780A, ao fazer os testes padrões (reset da placa, remover baterias, memória, etc). Percebi que o PU9800 começou a esquentar muito, ele fica próximo as entradas do m.2 e wifi. Analizei as bobinas e os capacitores próximos e não encontrei nenhum curto. O código do PU9800 é lv5116a, medindo a PL 9800 não apresenta curto em nenhum dos dois lados. Será que trocando apenas o LV5116A a placa volta a vida? Ou tem grandes chances de ter danificado o cpu dele? É soldado esse modelo e agora depo…
-
- 2 respostas
- 1,2k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Galera estou com esse notebook na bancada, tenho todas as tenções da linha 19v, mas não encontro o 3 e 5v, estou com dificuldade para achar o responsável por esse circuito, ja troquei o componente, TPS 5116 (PU12) Mas sem sucesso, pensando que era ele, se puderem me ajudar ficarei grato
-
-
- 13 respostas
- 1,3k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa noite amigos, Estou com um notebook Lenovo s145-- 15ikb modelo name: 81xm não liga ja comprei o chip bios gravado no ml e até funcionou por 20 minutos e logo parou quando retirei o chip e coloquei na gravadora percebi que ele esta vazio sem programa. alguém pode me ajudar nesta questão estou completamente perdido com ele. agradeço antecipadamente pela ajuda
-
- 10 respostas
- 1,2k visualizações
- 4 seguidores
-
-
* Olá pessoal, estou com esse equipamento que chegou pra mim com o defeito de não estar ligando. Após a abertura do mesmo foi constatado que os "dois " SIO MEC 5085 estavam queimados ( com furo devido a algum curto ). * Após a remoção dos mesmos e constatado que não havia mais nenhum curto na placa, efetuei a compra dos MEC 5085 no Aliexpress. * Após a chegada dos componentes e efetuado a substituição dos mesmos, a placa não starta. * Tensões da placa: +3.3V_ALW2 ( LDO ) / +3.3V_ALWP / +5V_ALW2 ( LDO ) / +5V_ALWP * Bateria 3V --- OK * ACAV_IN --- 3.3v --- OK * Botão do power com 3V e zera ao pressionar * A bios está com 0V no…
-
-
- 30 respostas
- 1,9k visualizações
- 6 seguidores
-
-
Boa tarde a todos! Estou com a placa LA-B843P na bancada: Não liga Sem as tensões nas bobinas PL4501 e PL4502 RETIRAR CMOS: Mesmo sintoma. Sem 3,3V e 5V, não liga. FONTE BANCADA 19V: sem consumo. PL4501 0V PL4502 0V Conector de bateria BATT1 sem bateria: pinos 2 com 2,69V Não encontrei curto nos capacotores e mosfet PU4504, PU4505, PU4502, PU4501. Injetando tensão em PL4502 com 3v consumo de 0,40a. Injetando tensão em PL4501 até 5v não teve consumo. PRW1 -POWERBTN - SEM CURTO - tensões: 1 - 0v 2 - 3,19v (sinal lógico zera ao pressionar ) 3 - 0v 4 - GND BIOS - SEM CURTO 1 - …
-
-
- 6 respostas
- 941 visualizações
- 4 seguidores
-
-
ola amigos estou com esta placa que o problema para se resolver que não carrega, tenho uma bateria de 11.1v boa, testei no outro RF411 funciona e carrega normalmente. tenho outra bateria 11.1v viciada coloco na placa fica ok mais quando coloco a boa entra em curto o mosfet Q502 frita a fiz a substituiçao e continua o problema ja injetei tensão no conector da bateria e o consumo de 0,009mah ja troquei U510 ( ISL6255 ) desde ja obrigado a todo toda ajuda é bem-vinda
-
- 0 respostas
- 545 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Estou com um Notebook da ASUS modelo X509JA-BR423T que não carrega a bateria. Ao abrir me deparei com o conector da bateria na placa solto e com trilhas rompidas. Conforme a foto. Alguém tem o diagrama da placa desse modelo ou já viu algo assim e conseguiu consertar? Pensei em rafazer a trilha, mas notei uma conexão diferente na parte de baixo do conector e preciso saber exatamente como ligar.
-
- 1 resposta
- 359 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Ele demora a dar vídeo e não funciona as portas USB, fiz o clear me na BIOS porém ele não liga mais quando faço isso, quando volto pra versão normal ele liga, porém as USB não funcionam alguma dica ?
-
- 3 respostas
- 364 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Tenho esse note que não está ligando, tenho 3v no botão power, quando pressionado cai a 0, mas não acontece nada, nenhum consumo na fonte. Analisando, cheguei nas PL3501 (3v) e PL3502 (5v) que apresentam tensões de 2,7v e 4,6v respectivamente. O PWM que gera essas tenões é um LV5083, não tem mosfet ali. As tensões LDO estão normais, acredito que terei que substitui-lo mas gostaria de uma segunda opinião, segue o circuito: Alguém com mais experiência poderia dizer se há possibilidades de algum dos componentes nesse circuito possa estar causando essa alteração? Ia encomendar mas o valor do CI é bem alto. Obrigado
-
-
- 11 respostas
- 2,8k visualizações
- 6 seguidores
-