Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.221 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.561 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.333 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. Olá a todos.. Preciso de ajuda com esta placa, liga sem vídeo. Ela usa um I3-6100. Testei memoria, troquei chip e regravei Bios com 1 arquivo aqui do fórum e outro externo. Segui a sequencia de start e encontrei todos os sinais. Achei essa explicação do @LEONTEC: "os drives PU9001+PU9004 e PU9003 são iguais e é claro que todos trabalham da mesma forma. Pino 3 EN habilitação, pino 2 PWM desses drivers tem que ser aferidos com osciloscópio também para que você possa ver se esses pinos tem pulsos! Em caso de sobre tensão no pino vcc o driver desabilita as saídas. Pelo o que eu entendi, esses pinos tem que está sincronizados para que as…

2. amigos estou com este aparelho dell inspiron 15 placa 15341-1 vegas skl/kbl que não liga, inicialmente a placa estava oxidada e depois de limpa ela aparentemente inicia as fontes de 3v3v e de 5v0 normal com consumo de 80ma porem não liga o processador que o chip responsável e o ncp81208, na foto pode-se ver o chip um pouco oxidado com os componentes em sua volta bastante mais oxidados, depois de limpo e verificado constatou-se de que ele recebe alimentação e sinal de power on mas não liga o processador, as bobinas não apresentam curto-circuito e nos transistores chaveadores tem 19v normal. a pergunta e poderia ser ele mesmo o causante do defeito? eu poderia fazer mai…

3. Estava verificando a placa mas parece que o processador não liga, pode ser por falta de voltagem, chega o 3.3v, mas parece que o 1.8v não chega. O problema pode ser um regulador interno defeituoso ou algum tipo de chip que lida com essas tensões?

4. Boa noite a todos, sou novato aqui e também no mundo da manutenção de Notebooks, tenho um pedido, alguém poderia conseguir a foto dessa parte da placa BA41-02648A, infelizmente ouve uma oxidação e um ou dois componentes viraram pó (notebook já está a algum tempo parado) ai preciso conferir quais componentes foram para o saco.

5. Amigos, estou aqui com esse notebook que apresentou uma mensagem de no bootable device. Já foi formatado, não tem badblock, nem badcluster, apenas um delay. Já foi formatado pra ver se esse erro seria corrigido mas não adiantou, continua apresentando o mesmo erro. Alguém poderia me explicar o motivo por favor ou como pode ser resolvido. Essa tela aparece quando o notebook é ligado.

6. suspeitei de ser firmware tanto na memoria 2Mb de 1.8v como a memoria 256Kb de 3.3v . Tive que procurar esses arquivos em outro site visto que por aqui tá dificil ( ficam só pedindo $$$ além de a gente pagar e mesmo assim não disponibilizam ) Regravei as memorias . O laptop voltou a vida , para variar apareceu outro problema , umas linhas de pixel queimada . Se for devolver o notebook não ganho nada além de ter perdido tempo à toa ou procurar outro para colocar no lugar. Procurando nos meus materiais encontrei um com 30pinos no flat de 14" só que não deve ser slim de led e outro da Hp G42-212BR que é de 14" slim led só de 40 pinos .

7. Pessoal, boa tarde! Estou com essa placa na bancada com o seguinte defeito, liga e após 5 segundos desliga. Não chega nem a girar o cooler. Já regravei a bios, para teste mesmo, mas continuou na mesma. Com a placa energizada, porém, sem pressionar o Power, só tenho tensão na bobina PL401, o restante aparentemente estão zeradas. Já quando ligo a placa, encontro a tensão de 1.8V no jumper PJ705, após os 5 segundos a placa desarma, essa tensão permanece por mais alguns segundos e também some. Poderiam me ajudar na análise e resolução do problema?

8. FIZ A TROCA DO CI HRZ 739 POIS ESTAVA AQUECENDO MUITO A PLACA ESTAVA MORTA MAS AGORA SURGIU UMA TENÇAO DE 5V MAIS AINDA NAO LIGA

9. Salve pessoal! O notebook chegou sem ligar, coloquei a fonte de bancada e acusou um consumo alto. Ao desmontar encontrei o PWM PU8100 aquecendo, não removi pois não tenho outro, que pode ser ele ou não. Essa placa só a Boardview. Os amigos que puderem ajudar ficou grato.

10. olá pessoal! uso o notebook com a imagem no monitor externo(hdmi) a placa mae apresenta os 19v, 5v e 3v. quando ligada o cooler gira normalmente e o led do power tbm ja troquei as memorias, processador e ja testei ligando sem a plaquinha do power... porem o problema permanece. o procesador esquenta normalmente, mas o chipset esquenta mais quando ligado. nao tenho muit experienca ainda em relação a reparo de placa e toda ajuda é bem vinda. desde já agradeço!

11. Ele estava ligando, até que parou, ele oscila as tensões de entrada não tem consumo na fonte de bancada

12. Desejo o manual que descreve o diagrama da placa.

13. Criado por brunozuratti,

Estou com um notebook dell inspiron 14z 5423 que esta com defeito no teclado, as teclas "r t f g v b ?" não funcionam. Fiz a troca pro um teclado novo e continuou com o mesmo defeito, nas mesmas teclas. Alguém pode me ajudar por favor?

14. Bom dia amigos, estou com está placa com defeito cabuloso. Conforme as fotos abaixo Foto 1 placa alinhada, não liga Foto 2 placa inclinada liga e dar imagem normalmente. Teste fiz ressolda em alguns componentes Já isolei com papel higiênico fazendo com que a placa não encosta-se na carcaça e nada não liga Somente o Power conectado sem periférico nenhum Alguém já passou por isso nunca peguei este defeito aos amigos com mais experiência se tive alguma dica para me informar fico grato

15. Estou com esta placa ja uns 2 meses e ela esta com a linha PPBUS_G3H oscilando de 0v a 13v, macbook entrou como nao carrega então troquei o r7052 e r7051, funcionou um dia e parou. Troquei o U7000 retirado de um macbook ligando e carregando mas mesmo assim sem PPBUS_G3H. Verifiquei que tinha um curto no U9330 e troquei mas, ainda não tinha PPBUS_G3H. Refiz o SMC mas continuou na mesma então achei um curto no R7021 e R7022 troquei então a linha PPBUS_G3H voltou oscilando.

16. Prezados, a falha apresentada é: o teclado e mousepad não funciona, já limpei a placa, limpei o flat, desliguei a energia, formatei o computador, reinstalei os drivers e infelizmente não obtive sucesso. a última opção vejo é reescrever a bios, mas não tenho o arquivo, há um tópico no fórum com o arquivo porém não possuo créditos para baixar o mesmo.

17. Boa tarde preciso da ajuda de vocês, essa placa mãe liga mais não sobe tela. Já fiz a limpeza da placa com álcool isopropílico, já testei as memórias em outra placa mãe e estão ok, já fiz o reset da BIOS porém sem sucesso. A placa mãe liga e o processador esquenta mais não sobe tela, estou começando agora no ramo e não tenho muito conhecimento, fiz testes nas bobinas achei as de 5V e 1.8 porém a de 3V não encontrei por isso queria o esquema para conferir essa questão, alguém poderia me ajudar??

18. Criado por RAFÃO 333,

aguem sabe atualizar bios de placa mae positivo?

19. Criado por Getulio Bandeira,

boa noite preciso de uma Grande ajuda de vcs com esse componente. Preciso de um equivalente a ele.ja aviso q sou novo nessa área. Obrigado a todos

20. senhores, essa plaquinha funciona normalmente sem a bateria, com a maquina desligada ele carrega a bateria tb, porem ao ligar se a bateria estiver conectada ele desliga em 5 segundos, o mesmo ocorre se eu conectar a bateria com a placa ja ligada, troquei os fets da entrada, os fets da bateria e o PWM, ja testei outra bateria, porem o sintoma permanece, alguem tem alguma dica?

21. Pessoal, bom dia, boa tarde ou boa noite a todos, gostaria de uma ajuda com um notebook compac com a placa DA0ax3mb6c2 rev c, ele entrou aqui na assistencia, pq desligou sozinho e não ligou mais, fiz uns testes e nas bobinas eu tenho o 5v e 3v tbm, ja troquei a bios e os cristais de silicio com a numeração 32.768k, após isso ele liga o jack, fica aceso, porém toda vez que tento startar o notebook ele liga da uma girada na ventoinha e desliga, tem alguma coisa que possam me auxiliar para eu fazer? Eu ja nao sei mais oque fazer.

22. Hola amigos de ElectronicaBR, mi nombre es Hernán. Me encuentro con el siguiente equipo y su falla. Solicito si me pueden compartir el BIOS DUMP ya que no tengo credito para descargarlo. Muchas gracias. Equipo: Dell G3 P89F Modelo de motherboard: Selek N18E 19753 Falla: Sin video. Observaciones: Enciende led (2 ambar, 7 blanco) - Enciende led de teclado (retroiluminado) - Consumo voltaje OK - CPU trabajando (levanta temperatura normal) - GPU trabajando (levanta temperatura normal) - Enciende sin presionar boton power, tan solo enchufando la fuente de alimentacion. Equipo no emite imagen/video. Se probó otra memoria. Se probó otra pantalla. Se pro…

23. Bom dia, estou com este notebook Asus, ele veio com o defeito NÃO DÁ VÍDEO, eu regravei a Bios e o mesmo voltou a funcionar, porém o teclado não estava funcionando, foi colocado outro teclado, e mesmo assim não funciona, apenas algumas estão funcionando, por exemplo: quando eu aperto Backspace funciona o 2, quando aperto 6 funciona o G, acontece com os dois teclados a mesma coisa, alguém sabe o que pode ser?

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.