Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.221 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.561 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.333 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.776 tópicos neste fórum
-
Ola maltinha Estou com este portatil na bancada e o mesmo não liga, apresenta consumo de 0.17A na linha de 19v e o pu601 RT6585 aquece mesmo muito ao ponto de não se conseguir tocar nele. De imediato encomendei o ci e assim que chegou substitui e continua igual, agora sei que devia ter procurado por algo mais :). PL601 cerca de 35kohm e PL602 CERCA DE 595ohm. LDO5 cerca de 290kohm e tem 5v ja o LDO3 cerca de 20ohms e tem 2.1v Entretanto injetei 3.3v na pl602 e tem consumo de 0.43a e sinto o super io e chipset a ficar um pouco morno mais no super io do que no chipset, injetei 5v na pl601 e tem consumo de cerca de 043a e aqueceu o pro…
-
-
- 7 respostas
- 1,6k visualizações
- 3 seguidores
-
-
estou com um asus g751jy as vezes liga as vezes não e o driver de video não intala quando liga ja rodei a placa não achei curto a bios da super IO esta sem voltagem 3v pode ser gpu ?
-
- 1 resposta
- 414 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Recebi esse notebook que não ligava, Regravando SIO e BIOS o mesmo voltou a funcionar, porém não reconhece HD nem mesmo na BIOS, analisando o esquema vi que as linha de comunicação levam ao processador. alguma dica? Testes feitos: Recebe +5VS_HDD NOS PINOS 1, 2 E 3 do JHDD1 Capacitores C4932 C4933 C4934 e C4935 Estão normais Troquei A FLAT e o HD Já regravei Vários Arquivos tanto no SIO quanto na BIOS
-
- 2 respostas
- 382 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Bom dia pessoal estou com essa placa na bancada que não liga nao tenho os +5VALWP e +3VALWP seque as tensoes do ci pu402 responsavel pelos +5VALWP.
-
-
- 9 respostas
- 541 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Boa tarde gente, estou com um notebook na bancada com o seguinte sintoma: ele liga, dá vídeo e depois de aproximadamente 1 min ele desliga, placa mãe V5WE2 LA-9532P rev 1.0 acer E1-572. Verifiquei que o cooler só é acionado quando é pressionar o botão power e após isso ele não liga novamente, chequei que que o U31 o controlador da fan recebe a alimentação no pino 1 +5VS porém a habilitação no pino 4 só aparece quando liga 1.94v e depois zera com isso o cooler para, no SIO pino 28 FAN_SPEED1 ao ligar aparece 1.86v e depois sobe para 3.3v já no pino 70 EN_DFAN1 aparece o valor 1.94v ao ligar e depois zera. Chequei as tensões: U11 recebe +3VALW , +5VALW, SUSP# e l…
-
-
- 10 respostas
- 618 visualizações
- 6 seguidores
-
-
NOTEBOOK: MARCA: SEMP TOSHIBA MODELO: IS-1522 DEFEITO: NÃO TEM DEFEITO. OBS: SOLICITO O ARQUIVO PARA ATUALIZAR A BIOS. NOTA: Notebook Semp Toshiba modelo iS1522, a última atualização foi em 2007, eu queria saber se alguém tem a BIOS mais atual do mesmo.
-
- 5 respostas
- 566 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Amigos, estou com um aparelkho Inspiron 15 5566 com placa mae BAL60 LA-D871p rev 1.0 com chip de video, o defeito e que liga e desliga, primeiramente foi detectado curto circuito no transistor PU603 que ocasionava que nem ligase, apos a troca ele liga mas desliga em segundos, o botao power funciona corretamente mas desliga 2 segundos apos, aparentemente o consumo e normal, as fontes com exceção da bobina pl605 todas tem voltagem corretas. se alguem puder ajudar agradeço.
-
-
- 7 respostas
- 851 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Ola a todos sou novo no forum e tenho uma dúvida técnica, estou com um notebook STI modelo NI 1401, que não esta acendendo a luz do LCD black ligth, ja troquei o flat fiz um teste com outro LCD e não acende, se colocar tipo uma lanterna atraz da tela percebe que ela esta ativa, não é problema de inicialização, alguém ja teve problema parecido?
-
- 2 respostas
- 425 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Olá! estou com o notebook positivo s2065 que está esquentando muito e tenho no CN17 as seguintes tensões: pino 6 e 28 3,3v, no bios as tensões estão normais. Há outro(s) que devo verificar?
-
- 9 respostas
- 1k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Tenho um notebook Semp Toshiba com Celeron M 440 e Bios FIC 1.0G-2309-8A20 Queria saber quais processadores ele reconhece e se tem uma atualização de BIOS para ele, que eu possa baixar. Por favor.
-
- 11 respostas
- 4,7k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Olá pessoal, estou com o notebook dell inspiron 15 5556-a50p com o seguinte problema, aliás a placa-mãe estava ligando e apenas com a tela escura, mas ao fundo eu percebia que o note tava funcionando, então após os primeiros testes verifiquei que eu tinha um problema de tela e de cabo flat. A tela, estava ruim e o cabo tinha fio partido. Do jeito que estava testei uma outra tela e funcionou! Então pensei, vou abrir o cabo e verificar. Ao abrir o cabo, verifiquei vários fios partidos, eram os da câmera. Bom, resolvi trocar o cabo por um novo mas ao testar o novo cabo notei que ao conectar a fonte, ela desligava, retirei o cabo novo e conectei o outro e percebi que a placa…
-
- 2 respostas
- 706 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Prezados bom dia, estou iniciando agora no mundo da eletronica, então antes de mais nada peço a compreensão de todos. Estou com este "notebook" para reparo, o mesmo não liga. Analisando a placa identifiquei dois capacitores com defeito, porem não possuo capacimetro para identificar a capacitancia de cada um. Venho pedir apoio quanto ao download do esquema a fim de identificar identificar, ou algum outro metodo para analise. Desde de já agradeço a atenção.
-
-
- 17 respostas
- 3k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Colegas Bom Dia! Este notebook está ligando normal, tem vídeo externo e carrega o OS normal, mas não acende a tela. Ações: 1 - Primeiro procurar o CI responsável pelo backlight e medir tensões e sinais o U9701 e tudo certinho, menos o sinal LCD_BKLT_PWM que entra pelo resistor R9704 e tem origem no pino 106 do U9600 2 - Este sinal com certeza é modulado e tem uma forma de onda especifica pq mesmo alimentando este pino com tensão de fonte externa 3,2 v não acende a tela 3- Feito Reballing no Gmux U9600 e nada de sinal. Parece que o jeito é importar outro e vai demorar. Eu peço ajuda dos colegas (principalmente @Paulo Noce ) pa…
-
-
- 5 respostas
- 1,3k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Olá colegas, me perdoem se estiver postando errado novamente. Estou com um notebook cce info modelo rbe 232M, cujo não consigo achar o chipset. Ele possui um core 2 duo t5800 e gostaria de realizar um upgrade para o t9600. É possível? inclusive, gostaria de aumentar a memória ram, porém não achei nada a respeito da placa mãe. Grato
-
- 0 respostas
- 314 visualizações
- 1 seguidor
-
-
notbook rv415 defeito no rj45 alguem pode me ajudar a fazer os jumpers ? quebrou as soldas ai precisa fazer os jumpers,eu não entendi muito no diagrama. se alguem puder ajudar
-
- 1 resposta
- 496 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Oi, estou com um Lenovo G485, com AMD C-60 integrado, que não apresenta vídeo, fiz os testes em VCore, BIOS e ademais, esta passando todas as tensões, minha duvida seria, se fosse BIOS corrompida, ele apresentaria o 3,3v nela mesmo assim, ou a EPROM continua passando voltagem mesmo estando corrompida ?
-
- 4 respostas
- 337 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Boa Tarde Galera! sou novo no ramos de reparo de placas, chegou essa placa aqui na bancada, tenho tensão em todas as bobinas, tenho tensão 3,2vna bios e alimentação do EC, na fonte assimetrica ela tem uma um consumo variando de 300 ma a 600 ma, já regravei a bios ela mostra comunicação no osciloscopio mas não sobe imagem, o sinal RSMRST#_KBC esta em nivel logico alto, gostaria de saber se alguém pode me ajudar na analise. Obrigado @curtolo @FDONATO @joao lima RV
-
-
- 6 respostas
- 316 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Na minha analise inicial, constatei que a tensão 3/5V_B+ que deriva da linha de B+ para alimentar o integrado de 3 e 5v e o restante da placa está em 0,66mv. Encontro 19V passando pela bobina PL101 e terminando no dreno do moset de alta PQ105. Na PL102 que acredito ser a origem da linha de B+, também encontro 0,66mv. Para teste, fiz um jumper entre dreno e source do mosfet PQ105 e não teve consumo e conseguir chegar os 19V, injetado 19V na linha de B+, as tensões do S5 geradas pelo integrado TPS PU301 apareceram e ao pressionar o botão de power a placa ligou. Fiquei com algumas dúvidas! Uma é sobre a origem da tensão B+ e a outra é com a saturação dos mosfet …
-
-
- 41 respostas
- 2,2k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Boa noite pessoal, estou com esse note na bancada e só está carregando a bateria com ele desligado. Com ele desligado tenho 15.5v, quando ligo cai para 15v ou menos. Ele chegou com o PU4201 em curto e foi feito a substituição quando percebi o problema. Foi feito também a troca do PU4404 (BQ737), PU4202, super i/o. Também ja foi testada com outra bateria, carregador, regravação da bios e continuou exatamente na mesma. Alguém pra ajudar?
-
- 0 respostas
- 286 visualizações
- 1 seguidor
-
-
Ola estou com essa placa q nao estava ligando foi feito o reparo da mesma, Eu consigo entrar na bios mais nao consigo alterar nada na bios esta com uma senha eu sei q tem alguns dell q essa senha fica no super i/o ja q ele usa um kb9012 creio q esse seja o caso tbm, sera q teria outra forma o so gravando o super i/o mesmo. Agradeço a ajuda desde ja
-
- 4 respostas
- 611 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Boa tarde comunidade. Estou com um Mac A1466 / 820-00165 , que não carrega o sistema aparece a maça, a barra de progresso vai até + - 90% e para ali. sinceramente não tenho ideia o que fazer, gravei a bios mais ficou no mesmo problema. se alguem já pegou esse defeito e poder me ajudar agradeço. segue imagem para mostrar
-
- 0 respostas
- 427 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Esse note esta com imagem na conexão HDMI normal e sem imagem na tela principal. testei outra tela, não testei outro flat pois não tenho disponível. Tenho os 19V apenas no nos pinos 38,39 e 40 do conector da tela e uma tensão de 0,2 V nos demais, por isso acho que o problema não é o flat. Indo atrás do sinal LCDVDD, achei o U17 com os 3,3V normais nos pinos 5,6,7 e 8. O pino 2 out esta zerado e o pino 3 de habilitação tbm esta zerado. Alguma ajuda dos amigos aqui. Sem habilitação, sei que o CI não funciona. Seguindo o sinal o sinal LCDVDD_EN fiquei com duvidas. O esquema que estuo usando é esse.
-
- 2 respostas
- 349 visualizações
- 3 seguidores
-