Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.035 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.432 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.298 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.042 posts
Existem 41.722 tópicos neste fórum
-
Olá amigos Antes de tudo aqui está o vídeo mostrando o problema, porém está com áudio ruim devido ao meu microfone: Comprei esse notebook recentemente com problema de superaquecimento, paguei 120 pila nele. Comparado a outros que eram apenas sucata por esse preço, acredito que fiz uma boa compra. Após eu abrir ele para efetuar a troca da pasta térmica, percebi que além do próprio notebook nunca ter sido aberto, nunca teve nenhum tipo de manutenção ou troca de pasta térmica(pq estava literalmente seca), após remontar o note certinho, estranhamente ele continuou desligando depois de um tempo ligado ao dar boot no HD, resolvi trocar o HD para ver se…
-
-
- 1 resposta
- 693 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Prezados, estou com um notebook na bancada Lenovo ideapad310/nm-a752 que não carrega, o led lateral indicativo da bateria permanece branco (como se estivesse 100%). No Windows aparece apenas CONECTADO. A bateria está boa, testada em outra placa carregando normal. Ao analisar a placa, o ci U13 apresentou algumas resistências mais baixas do que a placa que está ok. Fiz a troca do componente a fim de teste, problema persistiu. alimentação nos pinos da bateria estão corretamente tomando como base a placa funcionando. gostaria um norte, obrigado desde já!
-
-
- 9 respostas
- 1,3k visualizações
- 5 seguidores
-
-
-
Equipamento liga e fica na logo do fabricante, nao da boot externo, estou apostando na atualizacao da bios. grato
-
-
- 4 respostas
- 505 visualizações
- 4 seguidores
-
-
ola pessoal tenho este portatil que estou a tentar reparar, eu não consegui arranjar esquema eletrico e boardview para esta board. neste momento tenho na board 5.1v, 3.3v e 1.0v. encontrei uma resistencia estourada mas sem esquema ou boardview não sei valor para substituir. junto envio algumas fotos se alguem souber o valor da resistencia por favor digam. outra questão que quero colocar é se alguem sabe que ic são os que estão nas fotos, um deles vi que é um tps548 mas vi que existem varias versões e não sei qual é. em algumas linhas de alimentação vi que tem resistencias baixas nos mosfets o que me deixou em duvida, exemplo da fonte de alimenhtação …
-
- 0 respostas
- 633 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Buenas tardes, necesito con urgencia que me ayuden a conseguir el bin de bios lg14u36/Twins Main rev 1.5, lo eh visto por acá pero no tengo crédito para bajarlo,gracias
-
- 2 respostas
- 420 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Estou com essa placa que liga dá vídeo e em poucos segundos se desliga e volta a ligar sozinha ficando em loop. Tentei regravar pelo menos umas 4 bios daqui do fórum e nenhum deu vídeo. Retornei a bios original e está do mesmo jeito (dando vídeo mas desligando). Acredito ser a bios o problema, pois não dá tempo o processador aquecer muito pra desligar. Já testei desconectar tudo e também trocar memória. Alguém indicaria a bios correta pra essa placa, pois as que testei não deram certo.
-
-
- 22 respostas
- 1,8k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Notebook carrega a bateria intermitentemente, as vezes carrega por dias sem problema, as vezes só carrega se ligar o notebook com o carregador conectado e se tirar e colocar enquanto estiver ligado, não carrega mais. Como o problema é intermitente, não sei se ele funciona sem a bateria, todas as vezes que ele ligava com o carregador conectado, ele estava com a bateria. Quando ele não carrega, os 20V não passam nem pelo PQ311, testei os PQ311 e PQ312 na placa e parecem OK. Mesmo testando e estando chaveando corretamente, troquei o PQ314. PU301 tem os 20V na VCC, porém tem 0V na ACDET ( 36Ω com o carregador conectado e 144KΩ sem o ca…
-
-
- 25 respostas
- 2k visualizações
- 8 seguidores
-
-
Boa tarde a todos, essa maquina c hegou bem mexida, estava faltando muitos capacitores. Após recolocar todos e medir bobinas não encontrei curto. Alimentando a placa tenho 5V na PL 401. Medindo o PU401 tenho 3.3V no pino 3 e 5V no pino 13. Essa placa só aparece os 3v na PL 402 após o start? Pois ela não da sinal nenhum de vida, regravei a bios com o arquivo aqui do forum e não foi. Muito Obg.
-
-
- 9 respostas
- 1,1k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Boa tarde. Mesmo sendo o mesmo problema de outro post Acer E5-471 - Quanta ZQ0 DA0ZQ0MB6E0 Rev. E - Não liga com a BIOS original, estou abrindo esse, para melhor organização Esse note entrou sem ligar nada. Morto. Tensões primárias normais. Fiz backup da bios e regravei com vários arquivos. Com isso ela liga sem vídeo e desliga. Fica nesse loop. Na hora que aperta o botão power, ela da uma piscada na tela como se fosse acender o back-light. Apenas um dos arquivos que testei, é que liga sem vídeo mais não desliga Peço ajuda aos amigos, para de imediato tentar eliminar a possibilidade de ser bios, uma vez que esse defeito é bem comum nesse note …
-
-
- 13 respostas
- 3,8k visualizações
- 3 seguidores
-
-
Bom dia pessoal, estou com um notebook SAMSUNG MODELO NP350 PLACA BA41 02648A com problema na bios,
-
-
- 5 respostas
- 416 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Boa tarde pessoal, estou com esse notebook samsung que liga é após 5s desliga e fica com luz power ligada, após isso ele liga e já desliga no mesmo instante, notei que quando retiro o processador a placa liga normal e o cooler gira rápido, as tensões 19v, 5v e 3v estão presentes quando liga em 5s e sem o processador. Já troquei processador, memoria e fiz a regravação de bios, alguma dica?
-
- 1 resposta
- 359 visualizações
- 2 seguidores
-
-
amigos estou com esta placa que demora 4 min e 10 segundos para dar video ja regravei as duas bios e sem sucesso, alguem ja passou por isso
-
- 4 respostas
- 360 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Preciso da bios para essa máquina que ative a virtualização, desde já agradeço.
-
-
- 1 resposta
- 291 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Notebook pisca 12x e não liga, já regravei as duas bios e o problema persiste.
-
- 1 resposta
- 512 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Boa tarde amigos! Estou com esse notebook que já formatei, troquei o HD, regravei a bios e instalei todos os drives atualizados. Mesmo assim ele fica como desempenho muito lento e travando, até para navegar no próprio windows 10 64bits. Parece que ele tem algum bug, conflito ou defeito de fabricação. Alguém sabe que é e como resolver?
-
-
- 11 respostas
- 1,8k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Boa tarde, estou analisando o notebook acima, ele chegou em curto, identifiquei que o PQ44 que é um dos responsáveis pela tensão de VCC_GFX em curto. Troquei, o notebook ligou... mas depois de um tempo ele volta a queimar esse mesmo mosfet, não consigo instalar o drive de video, ao tentar instalar a tela do notebook fica preta. Ele não tem gráfico dedicado, o gráfico é integrado no processador (um core i3 de 2°). Percebi também que o mosfet aquece muito mesmo, porém não encontrei mais componentes danificados. Se algum dos colegas puder auxiliar.
-
- 4 respostas
- 589 visualizações
- 5 seguidores
-
-
Olá, não consigo encontra o esquema eletrico do notebook acer nitro an515-54
-
-
- 2 respostas
- 342 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Se trata de um (MacBook Air, early 2015) (820-00165-A) Core i5 1.6Ghz 128GB Galera eu tô com esse Mac há um tempo tentando resolver a questão da lentidão dele, dá até pra utilizar mas os engasgos são muito presentes e eu não consegui rodar bem nele nenhum sistema acima do (Macos El Captain) Vi as pessoas instalando um SSD NVME m.2 nele (com aquele adaptador de entrada) A minha dúvida é, a instalação de um NVME m.2 nesse Mac vai aumentar a velocidade dele ou apenas o armazenamento ?
-
-
- 34 respostas
- 2,9k visualizações
- 6 seguidores
-
-
Olá pessoal, estou com essa placa que chegou pra mim com o problema de não estar ligando. Ao efetuar uma análise visual da placa constatei um componente avariado conforme vou deixar em anexo a imagem. O componente é o U28, que conforme pesquisei é o responsável pelos 5VALW nessa placa ( L12 ). Para esse modelo de placa não existe esquema elétrico e nem boardview, então se algum colega souber me informar qual componente seria esse ficaria grato.
-
-
- 5 respostas
- 2,1k visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
samsung / np350xaa-xf3br / ba41-02648a gce/ tirem-me uma duvida, o arquivo de atualizacao da bios é so um .bin?
-
- 1 resposta
- 402 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Notebook parou de carregar, ao abrir e fazer alguns testes, a tensão não chega até o conector da bateria, seguindo as trilhas de carregamento notei um adesivo preto, ( próximo ao soquete do touchpad), ao retirar o adesivo as peças estavam apodrecidas. Estou precisando do esquema, para repor as peças que foram "esfareladas'.
-
- 1 resposta
- 854 visualizações
- 2 seguidores
-
-