Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.045 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.432 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.298 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.042 posts
Existem 41.725 tópicos neste fórum
-
Olá a todos, Este Note chegou com reclamação de não ler as duas memórias RAM de 2gb cada. Conectores das RAM estão OK, as RAM's também. Este Notebook Itautec W7650 não aceita mais de 3gb de RAM? Alguém sabe como conseguir que ele leia mais de 3gb de ram? Obrigadio Clamarc
-
-
- 17 respostas
- 3,7k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Por favor, preciso de ajuda. Ao tentar regravar a BIOS do Acer Aspire E1-421-0622 MB DA0ZQZMB6C1 REV:C baixada por aqui, mim aparece um erro dizendo "tamanho do arquivo além da gama do chip será perdido". Porém, fiz um backup da antiga, essa não da erro, todas têm 4MB, o chip é de 4MByte/32MBit. Ao selecionar um chip de capacidade 8MByte/64MBit., o erro não aparece.
-
-
- 32 respostas
- 2,7k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Olá bom dia a todos, gostaria que alguém me ajudasse com a bios desse acer, a placa dele é a da0zqzmb6c1 rev c, fiz o backup da bios dele, para por outra bios, e a bios que eu pus deu errado, quando fui colocar a bios do backup apareceu um erro dizendo que o tamanho da bios é maior já não sei mais oq faço.
-
-
- 3 respostas
- 334 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Notebook liga e fica em loop, em primeiro momento a tela fica preta e nas demais vezes apenas acende led power, possui tesões primarias 19v, 5v, 3.3, bios com 3.3v nos pinos 1,2,3,5,6,7 e 8, alguma sugestão para solução? Vale ressaltar que já troque memoria e resetei a cmos.
-
-
- 14 respostas
- 1,5k visualizações
- 3 seguidores
-
-
Amigos, recentemente fiz uma leve manutenção num notebook déveras antigo com um core 2 duo T5800 com ddr2 400mhz(Compaq presario cq50 113br) após tudo certo, fiz a troca da pasta térmica e limpei internamente, no Windows 10 em idle ele fica entre 44~53°C, com stress ele vai pra 80° cravado, isso é normal ou a pasta térmica que coloquei ruim?
-
-
- 16 respostas
- 1,2k visualizações
- 6 seguidores
-
-
essa maquina liga, tem todas as tensoes 3, 5, 1, 1.5, vcore 1.1 e uma das bobinas com 987 mv e nao gera video. Quando chegou ela ligou gerou video eu desliguei pra por o hd ela nao ligou mais. Fiz os testes basicos trocando memoria e processador ambos com peças q tenho certeza estarem boas. ja fiz a regravaçao da bios. ja tirei o nec tokin e pus os capacitores.
-
-
- 50 respostas
- 4,1k visualizações
- 8 seguidores
-
-
Essas placas são umas desgraças como todos sabem a sony foi comprada pela positivo e esta um lixo esses equipamentos esse aqui temos certesza do problema na memoria onboard e como podem ver esta sem os modulos e o problema continua pois não sabemos como pode desabilitar essa memoria esta ativa, mas agora sem os modulos. fica travado em 0,51A então pelo memos peguei as tensoes que consegui para poder ajudar os amigos em um outro possivel reparo
-
- 0 respostas
- 1,5k visualizações
- 1 seguidor
-
-
Boa noite pessoal… estou com esse notebook q estava totalmente morto, nao ligava nem carrega, desmontei e vi q a tensão do carregador só chegava até a entrada do mosfet de alta mas dali n passava … após uma longa análise encontrei um capacitor em curto e ao remover o notebook voltou a vida por 2 dias e enquanto carregava acabou morrendo novamente… entrou em curto total dnovo e só tinha tensão no mosfet de alta… novamente fiz a análise e próximo a região do capacitor estava com um pequeno aquecimento.. identifiquei o pq1001 em curto, referência qa3118… ao remover o notebook voltou a vida mas sem imagem dessa vez… creio q ser pela falta do mosfet mas fiz isso só p testar de…
-
-
- 22 respostas
- 1,6k visualizações
- 5 seguidores
-
-
boa tarde, estou com essa placa aqui que nao carrega a bateria, quando conecto a bateria o notebook desliga. medir o mosfet pu4412 e a bobina pl4401 e esta chagando uma tensao de 19 volts. alguem tem alguma ideai do que esta acontecendo
-
- 4 respostas
- 593 visualizações
- 2 seguidores
-
-
boa tarde amigos estou com este macbook pro que liga mais sem imagem, toca som de inicialização do IOS e tecla capslock acende o led ao pressionar fazendo analise percebi que eu não tenho tensão nos pinos 21 e 22 linha PPVOUT_SW_LCDBKLT onde deveria ter 20v a 24v, antes estava com 0v. percebi que no Q9706 tinha tensão de 12v nos pinos 3 e 4 e não passava para os pinos 1,2,5 e 6. entao fiz o jumper do pino 4 para 5 e começou passar os 12v, mais ele não sobe a tensão para 20v nos pinos 21 e 22, então queria saber com os amigos qual componente faz esta elevação de tensão desde ja obrigado. @Paulo Noce @Gilson Macedo @FábioJSilva86
-
-
- 36 respostas
- 1,9k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Boa noite amigos! Estou em minha bancada com um Samsung book X40 que não reconhece HD, SSD, nem sata tradicional, nem sata M.2 nem NVME. Cliente relatou bastante lentidão e travamentos antes de parar de reconhecer. Liguei um SSD de testes no USB e consegui iniciar o windows. Analizando a placa, verifiquei que o SSD e o HD estão recebendo energia e ligando. Pensei em atualizar a Bios dessa máquina, porém a samsung não ajuda e não tem nada no site. Alguém pode me dar uma luz neste caso? Já pegaram algo parecido? Se alguém puder ajudar com o esquema dele fico grato.
-
- 4 respostas
- 638 visualizações
- 5 seguidores
-
-
-
Bom dia, estou com esse equipamento e o mesmo não carrega bateria, nunca peguei esse modelo pra fazer... alguma dica... testei com outra fonte, bateria, todas as tensões presentes no conector da bateria... poderia ser charge... os resistores estão ok... luz verde do magsafe apagada...
-
-
- 43 respostas
- 2k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Placa apresenta 3 beeps de erro de memória; Ja troquei as memórias conferi os slot e os dois slot da o problema, testei outras memorais com outras frequências ja troquei o U7300 e o Q7330 e Q7335. verifiquei as tenções e estou achando estranho o pino 14 do U7300 dando 1.20V e o pino 4 do Q7330 startía com 1.47V e depois eleva para 2.20V e fica oscilando entre estas voltagens, isso com memória na placa, sem memórias as tenções ficam normais 1.47V.
-
-
- 16 respostas
- 1,3k visualizações
- 8 seguidores
-
-
-
Colegas, Esta liga no botão do power e acende os leds e carrega bateria normal, mas não sobe vídeo e o consumo é de 300 mA na fonte assimétrica 1 - Verifiquei todas as tensões primarias, secundarias e de transferência e tudo normal. Surgem todas as tensões, exceto vcore e vgcore PL18, PL20 e PL21 zeradas 2 - troquei as 2 bios por de uma placa igual e ligando normal. As bios dela funcionaram na outra placa normal. 3 - experimentei vários processadores e memorias, todos testados na outra placa. 4 - Troquei o PWM de vcore com da outra placa e funcionou normal. Não é PWM 5 - alimentei as bobinas de vcore com 1.0 v e consumo normal…
-
-
- 8 respostas
- 585 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Ola galera tentei baixar um arquivo de bios mais nao consegue alguém poderia me ajudar o modelo é o Compaq CQ 27 desde ja agradeço pela força
-
-
- 1 resposta
- 415 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Bom dia, esse é meu primeiro post e gostaria de pedir a ajuda de vocês, estou iniciando na área e estou com um defeita nessa placa, na realidade 2 placas dessa com sintomas identicos, itautec w7535 placa 6-71-w24h0-d02a, ela liga após uns 3 segundos ela desliga, tenho 3.3v na pl10 em standby e na pl9 tenho 5v quando ligo a placa, percebi que na outra placa tambem tenho os 3.3v na pl10 e na pl9 5v em standby, se alguem tiver alguma dica a seguir agradeço.
-
-
- 35 respostas
- 6,6k visualizações
- 2 seguidores
-
-
Sou um amador/entusiasta no reparo de notebooks, ou seja, não tenho quase nenhuma experiência. Fiz um curso técnico em eletrônica na Etec (que foi só por hobby) então vira e mexe algumas pessoas me pedem para consertar alguns aparelhos que na maioria das vezes são simples. Nunca gostei de pegar celulares/notebooks de outras pessoas para consertar por causa da responsabilidade porém algumas vezes acabo não resistindo. Eis que dois dias atrás uma tia minha pediu para que eu desse uma olhada no notebook dela porque o teclado não estava funcionando. Logo de cara percebi que o notebook já tinha sido mexido pois faltavam muitos parafusos mas enfim, abri o computado…
-
-
- 11 respostas
- 1,1k visualizações
- 5 seguidores
-
-
Alguém sabe me dizer que componente é este? Tentei pesquisar o datasheet deste componente e não encontrei nada relacionado. Creio que seja um diodo.
-
-
- 1 resposta
- 455 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Boa tarde , peguei esse aparelho com esse sintoma liga e nao da video consumo a 500ma , porém encontrei um transistor q32 esquentando , troquei e continuou esquentando , tenho as tensões 1.8vs,1,0v, 0.9 , tenho todas menos a vgfxcore , liguei sem o transisfor mesmo consumo e nada aquece , alguém teria uma luz , agradeço a todos
-
- 1 resposta
- 312 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa tarde! Estou com essa placa que não está ligando. Tenho as tensões primarias de 3,3v e 5V. Não apresenta consumo na fonte assimetrica; Botão power chega 3,3v e zera ao pressionar; Tem 19v no pino 1 do PU4404 ( ACN); Ci de bios com tensão 3,3v; Já regravei a bios, porém continua do mesmo jeito. Se algum amigo tiver uma dica, agradeço
-
-
- 3 respostas
- 397 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
ola meu amigos estou com este MacBook pro, que veio do faltando os 3v do lvds apos isso reparei e ficou legal, apos umas semana o cliente foi formatar o macbook e disse que ficou com tela preta, alguns dos amigos ja passaram por isso e tem alguma dica. ele liga, emiti um som inicial e a tecla capslock adiciona o led normalmente
-
- 3 respostas
- 393 visualizações
- 3 seguidores
-