Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 32.980 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.404 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.292 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.041 posts
Existem 41.705 tópicos neste fórum
-
ola amigos de bancada estou com um notebook Dell modelo 3421 que ao conectar o carregador ele liga e fica dando 3 bipes, ja verifiquei as tenções estão todas presentes porem ela não dar imagem . modelo da placa : PWB 5J8Y4 REV : A00
-
- 2 respostas
- 320 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Preciso bin bios para esta positivo con paca BIOS bin EM-H8316-256B V1.2W. soy nuevo en el foro, y espero poder colaborar subiendo algunos dumps de tv y noteboo que he logrado recopilar con el tiempo.
-
- 1 resposta
- 424 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Ola pessoal Bom dia ! Belo domingo para nos! Pessol estou com uma tendo um leve bug com esse notebook, ele liga tudo normal começa carregando a bateria normal e depois de um determinado tempo simplesmente para de carregar. Eu ja troquei a bateria por uma nova, fiz reset na bios, tire a bateria lindo ele somente no carregado, fiz isso de novo e conectando a bateria com ele ligado. As única coisa que não fiz, foi olhar as tenções na placa ( que acredito que esteja o problema na placa pelo fato dele reconhecer a bateria e iniciar carregando ). Sinceramente não sei ! eu gostaria de saber as opinião de vocês a respeito do que eu poderia fazer para resolver essa qu…
-
-
- 7 respostas
- 2k visualizações
- 3 seguidores
-
-
POSITIVO PREMIUM placa 6-71-M74SO-DO6A ⁹ que antes quando plugva o carregador acendia led laranja ,agora nem isso ... Obs. Os 3.v não está chegando no circuito de rtc ,só vai até esse Diodo da imagem .... e tbm nesse led de stand-by chega uma tensão de 0.11 e 1.98 e não tá chegando, nós 4 pinos tá dando 3.33v..... alguém me dar uma luz eu sou iniciante e quero aprender muito com vcs ....
-
-
- 12 respostas
- 676 visualizações
- 4 seguidores
-
-
bios .bin por favor lenovo ideapad 3-14ada05 tela preta sem acesso bios
-
- 1 resposta
- 206 visualizações
- 2 seguidores
-
-
pessoal boa noite, estou mexendo nesse notebook que é meu para conhecimento mesmo, e ele tinha parado de dar video. como comecei agora comprar minhas ferramentas, liguei direto pela fonte assimetrica e ele está tendo um consumo de 550/600 MA Fiz toda a verificação das bobinas, e até então tudo ok... 3.3/5.5/0.9.1.1... porém continua sem dar video e as vezes liga e desliga em seguida. decidi procurar por pontos quentes na placa, sendo que estava já tendo um consumo e observei que o componente u63 está fervendo e olhando no esquema, todos os capacitores dessa malha tbm. desliguei e verifiquei com o multimetro e a mesma coisa, continuidade com…
-
- 1 resposta
- 570 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Please help goals i need file download i hard to fix laptop
-
- 1 resposta
- 336 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa Noite pessoal estava muito tempo afastado da área da manutenção e estou voltando novamente, estou com o notebook mencionado no titulo, quando chegou em minhas mãos foi somente para trocar o cooler do mesmo, pois estava com problemas, então troquei o respectivo cooler, teste tudo normal usei o equipamento aproximadamente por uma meio hora tudo normal até ai, desliguei o note e depois de duas horas retornei a ligar o note e nada, ligava o power ligava o led do power e apagava pensei que era falta de bateria, então ao ligar o carregador no note o cooler liga e fica a 100% da velocidade, e fica nisso, não liga fica morto, com exceção do cooler funcionando, descobri que as…
-
-
- 2 respostas
- 436 visualizações
- 3 seguidores
-
-
boa tarde. hoje mais cedo(26/05/2022) liguei por acaso esse notebook com as polaridades invertidas na fonte de bancada(armou a proteção ). o problema é que logo após a maquina não ligou mais. Fiz uma checagem visual mas nada fora do padrão. e além disso conferir por calor se teria algum componente fechando curto. também não consegui *obs.: o serviço inicial era só pra adicionar um ssd nvme e foi aberto para poder ver qual seria o tamanho disponível. e eu estou meio que desesperado pois acabei de inaugurar a loja e já to vendo o prejuízo kkkk.
-
-
- 35 respostas
- 2,6k visualizações
- 7 seguidores
-
-
Boa noite, Estou com esse a1466 que pisca a tela e distorce a imagem. Já troquei a tela para verificar, nada mudou. Depois de muito procurar, desconfiei do U7701, até troquei, mas sem sucesso. Depois disso, fui pra internet e achei um vídeo de um cara com um problema bem parecido e ele descobriu que ativando no menu acessibilidade o "Filtro de cores", o problema parava. Na tela externa o problema não ocorre, então fiz a configuração pelo monitor externo e a imagem normalizou no interno! O problema é que se ficar alguns segundos sem movimentar o mouse a tela interna apaga e só volta a ligar quando movimento novamente. Pelo que li, isso tem alguma relação c…
-
- 1 resposta
- 355 visualizações
- 1 seguidor
-
-
-
-
Boa tarde, Preciso do manual eletrônico da placa. Alguém possui o arquivo bios para eu tentar regravar, agradeço....o chip é um número difícil de ler, está meio apagado parece ser o w25q64jw?q.
-
-
- 1 resposta
- 610 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa tarde Srs. Tenho uma placa aqui G62 DA0AX1MB6H1 H, sem vídeo dedicado, ela tenta dar start ao pressionar o botão power, mas logo desliga, coisa de 1-2 segundos, chega a girar o cooler, led do carregador sempre em branco. A princípio, tenho as tensões de 5V PL5 e 3V PL9 sempre ativas com o carregador plugado. 1.5V na PL8, 1.05 na PL13 surge neste pequeno intervalo de 1 -2 segundos. Mesma coisa acontece sem o processador. O que já fiz; Regravação de bios = Duas vezes, sem sucesso, mesmo sintoma. Alguns sinais verificados: SUSB ==> 6 ==>3.3V SUSC ==> 16 ==>3.3V SUSON ==> 98 ==> 3.31V Alguém po…
-
-
- 6 respostas
- 425 visualizações
- 4 seguidores
-
-
Olá. Estou consertando um Notebook Positivo Sim +, Placa, Celeron, 2gb de RAM. Acontece que quando pressiono o botão de Power, a Ventoinha dispara por 10 segundos e depois o Notebook morre de vez. Já pensei que era mal contato, fiz o procedimento e não funcionou. Agora, chegou ao ponto que eu queria: Ao fazer as medições com a Fonte de Bancada e Multímetro, acusou-se 0,05 mA e Tensão 19v ( a nominal). Acontece que nenhum componente esquentou. Tenho certeza que algum componente está defeituoso, pois 0,05 mA é uma fuga de corrente tão baixa, que, quando encostei o dedo, o visor da Fonte Zerou. Mas como identificar quando a placa não esquent…
-
-
- 10 respostas
- 615 visualizações
- 5 seguidores
-
-
-
-
Necesito actualizar el bios de este equipo
-
- 1 resposta
- 265 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Olá amigos do EletronicaBR, estou com este notebook em minha bancada e a principio ele ligava normalmente porém só dava vídeo em monitor externo. Após testa-lo em outra tela e outro flat de outro g42 do mesmo modelo da placa, o mesmo entrou a super IO em curto. Realizei a troca da super IO, e o curto sumiu. Porém agora quando eu ligo o notebook ele chega a 1A por menos de um segundo, depois cai pra 0,011A e apos 5 segundos tem o mesmo pico de 1A e mantém esse loop infinitamente. Já fiz várias regravações de bios, utilizei arquivo aqui do proprio eletronicaBR. Já troquei processador e memória RAM, e tem o mesmo sintoma. Já verifiquei se a superIO está bem soldada pino a pi…
-
-
- 9 respostas
- 650 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Olá, preciso de uma bios para meu notebook Dell G5 5590 de 8mb, a minha BIOS original corrompeu e eu não achei em lugar nenhum da internet e nem consegui extrair a bios do site da Dell, se poderem me ajudar, agradeço. Service Tag: 9HF5423
-
- 1 resposta
- 280 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Ola a todos, peguei esse notebook, nao estava ligando a tela, nem backlight estava ligando e tambem testei imagem por hdmi em um monitor e nada. mas a placa em si acendia todos os leds. Analizando ela percebi o seguinte: 1: Na placa inverter da tela nao estava presente as tensoes: INV_PWM, BKOFF# e DAC_BRIG. 2: Na bobina PL402 estava passando 5V, e segundo o esquema eletrico que tenho aqui, o correto la e 1.8V fiz a troca do CI PU401 (tps 51117) por um identico, e entao a tensao na bobina PL402 passou a ser 1.72V, mas o notebook continua sem dar video e sem ligar o backlight da tela. Tambem foi feita a troca da eeprom, com uma bios nova gravada, testei…
-
-
- 4 respostas
- 396 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Bios update para esta notebook semp NI 1403
-
- 2 respostas
- 279 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Queria saber se alguém tem o diagrama do MacBook pro 2015 retina por gentileza
-
- 2 respostas
- 353 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Boa tarde! Tudo bem? Me encontro com essa máquina em minha bancada, ela funciona normalmente, mas os sintomas da mesma são parecidos com os sintomas de quando a Bateria CMOS está esgotada, ela liga e desliga diversas vezes antes de ligar, liga logo ao pluga-la na energia, sem apertar o botão power, já troquei a bateria CMOS e medi boa parte das funções, e tudo aparentemente está ok. Ela inclusive, quando liga, funciona normalmente por horas a fio, é possível reinicia-la também, o problema é quando a alimentação da mesma é removida. Gostaria de saber se vocês possuem o arquivo de BIOS da mesma para que eu possa realizar a gravação.
-
-
- 2 respostas
- 319 visualizações
- 3 seguidores
-