Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.003 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.420 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.293 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.042 posts
Existem 41.718 tópicos neste fórum
-
Bom dia amigos! Estou com uma placa LA-7912 que ao apertar o botão power ele liga e em alguns segundos desliga e fica fazendo isso continuamente, sem imagem ,procedimentos que ja fiz, regravei as duas Bios ,ele tem as tensões secundarias de 3v e 5v , nas bobinas , também encontrei um curto no resistor R373 retirei o componente porem o curto permanece ao fazer teste de continuidade bipa de ambos os lados injetei tensao de ate 1,5v amp subiu para 0,38ma nao coloquei mais tensão pois fiquei com medo de danificar estive verificando no esquema essa linha SYSON se naõ estou enganado sai do pino 8 do PU6 com 1,5v mas peço ajuda dos colegas pois não consegui identificar …
-
-
- 23 respostas
- 888 visualizações
- 6 seguidores
-
-
Olá, preciso do arquivo para atualizar esta bios. Reparei que existe o download já no site, mas não consigo baixar ainda. Podem me ajudar? [INFO] MARCA: SAMSUNG MODELO: NP550XDA-KT1BR PLACA: ALLROUND3 NB2772_PCB_MB_V4.1 REV: 1.0 PROCESSADOR: INTEL CORE i3-1115G4 3.0GHz ME VERSION: 15.0.2.1377 VERSÃO BIOS: P08CFB RAM: 2 slots de memória DDR4 (PC4-2666)
-
- 1 resposta
- 856 visualizações
- 2 seguidores
-
-
-
Aparelho foi molhado com bebida alcoólica, na hora identifiquei componentes com oxidação e retirei eles pois estação em curto e fiz uma limpeza com álcool isopropílico em toda a placa. Eram alguns capacitores na linha 19V e alguns capacitores em linhas não descobri ainda. A placa sem esse componentes está dando start e gerando a tensão correta em todas as bobinas, porém tem consumo travado na fonte de bancada em 0.20V - 0.30V. Não chega a acender o backlight da tela. Já foi trocada a bios e não deu em nada. Infelizmente o esquema elétrico não passa os valores daqueles componentes e não tenho uma sucata parecida para retirada. Alguma dica para proceder essa análise?
-
- 0 respostas
- 337 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boa noite, amigos. Essa placa da descrição chegou em minha bancada com curto no TPS51125, ele esquentava a ponto de fritar, fiz a troca e num primeiro momento parecia ter resolvido, o LED azul passou a acender, só que o mosfet Z300 começou a esquentar e fumaçar, ou seja, também entrou em curto. Acredito eu que algum terminal do TPS não foi soldado corretamente e ocasionou curto nele. Então eu removi esse mosfet e troquei novamente o TPS, dessa vez soldando corretamente, fiz a medição no conector da bateria e os 3,3v apareceram. Acontece que quando eu injeto tensão diretamente com a assimétrica no PAD do Source desse mosfet, apresenta curto. Mas nada esquenta. Algum amigo …
-
-
- 17 respostas
- 833 visualizações
- 3 seguidores
-
-
- hp
- g42
- ax2
- não dá vídeo
-
Tags:
Olá a todos. Tenho aqui um HP G42 que está ligando sem dar vídeo as vezes. Esse note veio aqui na assistência em agosto desse ano e não dava vídeo de forma alguma. Foi testado memória, slots de memória, processador, teste com teclado pra ver se processava, teste com monitor externo e todas as tensões estavam OK. Então foi feita a regravação da bios com um C.I. novo porque o original estava dando falha de tempo limite de gravação. Ficou funcionando 100%. Agora o note voltou com o mesmo problema, porém as vezes ele liga e funciona normal. Eu conferi o arquivo atual da bios com o que gravei (no hexa editor) e esta batendo. Gravei novamente por desencargo, mas não resolveu. E…
-
- 11 respostas
- 650 visualizações
- 3 seguidores
-
Olá boa tarde! Gostaria de desativar as memórias onboard desta placa mas não consegui localizar a opção no esquema. Será que esse modelo não permite? Obrigada!
-
- 1 resposta
- 309 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Boas pessoal, estou com esse notebook que liga mas nao apresenta imagem / tenho as primarias de 3.3 e 5v CPU nao aquece GPU tb nao Ainda nao vi a E/c / nao compreendo muito bem esse CI bios nao tem alimentacao Alguem pode me dar uma luz de onde posso comecar pff um grande abraco
-
- 0 respostas
- 192 visualizações
- 1 seguidor
-
-
Boa tarde pessoal, estou com esse notebook na bancada com o seguinte defeito. Após alguns minutos de uso, o notebook desliga. Já foi feito a troca de pasta térmica e limpeza interna. O processador esquenta muito, logo de cara, assim que liga o equipamento. Já fiz a troca do mesmo por um i5-3210. O que tinha na placa mãe era o i3-3110. Porém a mesma coisa acontece, assim que ligo o notebook o processador esquenta demais, nos primeiros segundos e o cooler dispara. Não possui curto em nenhuma bobina. 19v, 3v, 5v e nas bobinas do Vcore. Gostaria de saber como prosseguir nesse caso. Lembrando que o modelo da PCH é o SLJ8F, portanto, aceita processadores de 2 e 3 ge…
-
- 9 respostas
- 848 visualizações
- 7 seguidores
-
-
-
Estou com esse meu notebook antigo HP Pavilion dm4-2065br que não da vídeo, responde pelo botão liga e desliga pelo botão normal porém sem vídeo, já testei com outra memória e processador , monitor externo também, a fonte também está ok, será bga ou bios corrompida? Esse modelo tem como regravar a bios pelo pendrive ou tem que remover ela? Alguem ja teve esse problema ?
-
-
- 4 respostas
- 486 visualizações
- 3 seguidores
-
-
notebook sem imagem, sem alimentação na bobina debaixo do dissipador, desconfio da bios, preciso do arquivo para regravar, obrigado.
-
-
- 6 respostas
- 495 visualizações
- 4 seguidores
-
-
-
Boa tarde, preciso de ajuda para a analise dessa placa, sou iniciante e é a primeira vez que pego uma placa que não carrega a bateria. Ela aparece no Windows 10 como "255% disponível (conectado)", e fica 0% e fica calculando o tempo de carga no Ubuntu, mas ao desconectar o cabo desliga o note. Cliente tinha comprado outra bateria mas devolveu pois o problema de não carregar persistiu. Conector da bateria está com as seguintes voltagens: Batt1 (SEM bateria conectada) 1- 2V~ BT+ 2- 2V~ BT+ 3- 3,3V PBAT_SMBCLK1 4- 3,3V PBAT_SMBDAT1 5- 3,3V PBAT_PRES1# 6- 0V SYS_PRES1# …
-
-
- 3 respostas
- 526 visualizações
- 4 seguidores
-
-
-
-
essa maquina o cliente dizia q hora dava video e hora nao. comigo aqui nao deu video nenhuma vez. liguei umas 30 vezes e nada. fiz a regravaçao da bios e nada mudou. fui medir as tensoes nas bobinas. achei em todas menos nessa bobina grande e nessa pequena ao lado. a bobina grande esta ligada ao chipset. o processador nao esquenta. nao achei o esquema da placa
-
-
- 13 respostas
- 859 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Olá amigos, queria uma ajuda de vcs... Estou com um notebook Lenovo Ideapad 330, conforme descrição no título. O notebook estava funcionando normal, troquei o HD por um SSD, e do nada sem nenhum sinal de vida. Troquei o SSD td certinho, desconectei a bateria e td mais... Agora estou com essa bronca. Alguém poderia me ajudar a testar e descobrir o que aconteceu?? Cheguei a testar o DcJack e até fusível que próximo a ele o PF 101, está chegando os 20V. Agradeço desde já.
-
- 2 respostas
- 752 visualizações
- 3 seguidores
-
-
-
Boa tarde, pessoal. Estou com o positivo xs4205 que liga sem imagem. Regravei as duas bios. Limpei e inseri outra memória. Estou também com o diagrama. Não resolvi. Olhei aqui o circuito do panel e olhei também os transistores Q36 e Q40, Q31 e Q34 (BLON) e U8 e U7. Notei que não tenho a voltagem no pino 8 e injeitei os 3.3vs e percebi a telanpiscar entre preto claro e depois preto escuro.
-
-
- 1 resposta
- 248 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Estou com acer aspire E5-573 na bancada, ele liga por mais ou menos 3h depois desliga sozinho. quando liga com 19v a amperagem varia entre 393mA a 1.0 sem a bateria
-
- 1 resposta
- 275 visualizações
- 2 seguidores
-
-
Saudações a todos. Estou com uma placa que o cliente ligou com uma fonte universal A 24v. Nisso entrou em curto o PD1 Diodo Zener de 20v (SMAJ20A) que faz a proteção para sobretensão que após removido resolveu o curto. Agora tenho 19v antes do PQ3 e VIN flutua entre 15v e 18v após ele. Linhas de 3.3v e 5v apesar da flutuação parecem OK Alguma ideia?
-
- 6 respostas
- 425 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Pessoal, boa tarde. Estou com essa placa na bancada com um problema bem estranho, queria ver se alguém já passou por isso ou consegue me ajudar na análise. O que acontece é o seguinte, esse note chegou sem ligar, como sempre, se tratando de um notebook dell, fui logo tirando a bateria CR2032 e ele ligou normalmente, pra mim, resolvido, contando que isso acontece muito em notebooks dell, chega morto e assim que tiramos a CR2032 ele liga sozinho e funciona normalmente posteriormente. Só que nesse notebook em específico, estou enfrentando outro problema, após um tempo desligado, ele simplesmente não liga mais e aí preciso fazer esse mesmo processo para qu…
-
- 2 respostas
- 314 visualizações
- 3 seguidores
-
-
Olá pessoal, desde já obrigado a todos que poderem mim ajudar a resolver o problema dessa placa. O cliente trouxe com o seguinte defeito "liga e não gera vídeo". Pois bem, como dito no título, a placa liga inicia o sistema e após alguns minutos "30 minutos" a mesma desliga, ficando o led do power aceso. Testei memorias e até fiz regravação de bios, porém o problema era o processador "SR0HQ - Celeron® B820 cache de 2M, 1,70 GHz", coloquei outros, i3 e i5 2ºG dá vídeo mas depois de alguns minutos desliga. Já formatei com Win7 e 10 64 e 32bits, não é problema de aquecimento, coloquei o cooler para ficar girando direto. Não sei mas oque faço. …
-
-
- 16 respostas
- 1,5k visualizações
- 2 seguidores
-